quinta-feira, 28 de agosto de 2025

RN avança oito posições no ranking da competitividade e alcança sua melhor marca desde 2019


O Rio Grande do Norte registrou um dos maiores avanços do país no Ranking de Competitividade dos Estados 2025, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) em parceria com a Tendências Consultoria. O estado subiu oito posições e alcançou a 16ª colocação, sua melhor marca desde 2019. Entre os dez pilares avaliados, o estado melhorou em sete, com maior avanço em Sustentabilidade Ambiental (+10, em 17º), seguido por Eficiência da Máquina Pública (+6, em 16º) e Segurança Pública, no qual ganhou cinco posições, sendo o 4º lugar no país e 1º no Nordeste. 

A governadora Fátima Bezerra (PT) comemorou o resultado. “O Rio Grande do Norte acaba de conquistar o maior salto do Brasil: subimos 8 posições e agora estamos em 16º lugar! Esse avanço é fruto de muito trabalho e de políticas públicas que priorizam segurança, desenvolvimento e qualidade de vida para o povo potiguar”, afirmou.

Apesar do destaque, o levantamento mostra que ainda há gargalos. O RN lidera nacionalmente o indicador de déficit de vagas penitenciárias e está em 5º lugar em feminicídios, índice atestado pela primeira vez no levantamento. O estado também figura em 19º no pilar Educação e em 26º em Solidez Fiscal.

A capital potiguar também registrou evolução significativa no Ranking de Competitividade dos Municípios 2025. Natal ganhou 46 posições, alcançando a 180ª colocação nacional, a melhor desde a criação do levantamento, em 2020. Entre as capitais do Nordeste, ficou em 7º lugar. O destaque veio nos pilares de Acesso à Saúde (+92 posições, em 244º), Segurança (+90, em 217º) e Sustentabilidade Fiscal (+67, em 165º). Ao todo, a cidade melhorou em nove dos 13 pilares avaliados.

Para a secretária municipal de Segurança Pública e Defesa Social de Natal, Samara Trigueiro, os avanços refletem o trabalho integrado entre as forças de segurança. “Temos feito planejamento conjunto com a Polícia Militar, Civil e outras secretarias, o que permitiu reduzir ocorrências até em grandes eventos”, disse.

Apesar disso, ela apontou limitações: o baixo efetivo da Guarda Municipal e a necessidade de ampliar investimentos em tecnologia. A Prefeitura prepara concurso público para novos agentes e elabora o projeto do Centro de Operações Integradas em Segurança Pública (COISP), que prevê monitoramento por câmeras, drones e totens, em modelo semelhante ao adotado em São Paulo. “O objetivo é único: enfrentar a criminalidade e garantir qualidade de vida. Isso também impacta o turismo, já que pessoas buscam viver e visitar cidades seguras”, acrescentou a secretária.

Outras cidades do RN também foram analisadas: Mossoró subiu 49 posições (200º lugar), Parnamirim ganhou 15 (290º), São Gonçalo do Amarante avançou 6 (327º). Já Macaíba caiu 13 (395º) e Ceará-Mirim estreou no ranking em 402º.

0 comentários:

Postar um comentário