Crédito da(s) Foto(s): João Gilberto A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realizou, na tarde desta quarta-feira (27), sessão solene em homenagem ao Dia do Psicólogo. A iniciativa foi da deputada estadual Cristiane Dantas (Solidariedade), que, junto à deputada Terezinha Maia (PL), presidiu a solenidade e destacou a importância da profissão para a sociedade contemporânea.
Comemorado no dia 27 de agosto, o Dia do Psicólogo foi instituído uma forma de se comemorar e reconhecer a importância desses profissionais na construção de uma sociedade mais empática, justa e saudável, atuando na saúde, educação, assistência social, justiça, trabalho, esporte, emergências e desastres, entre outras áreas. Em todos esses campos, os psicólogos contribuem de forma decisiva para o bem-estar das pessoas, enfrentando desafios complexos com sensibilidade, técnica e ética.
Em seu discurso, Cristiane Dantas ressaltou que a psicologia é uma ciência essencial, capaz de compreender e acolher as complexidades da alma humana. Para ela, os desafios emocionais do mundo atual, agravados pela pandemia e pelo excesso de exposição nas redes sociais, têm afetado especialmente crianças, adolescentes e jovens.
“Vivemos tempos de urgência emocional. Muitos desses jovens enfrentam sofrimentos silenciosos, crises de identidade, baixa autoestima e isolamento, mesmo cercados por milhares de conexões virtuais. É nesse cenário que os psicólogos se tornam verdadeiros guardiões da saúde emocional, profissionais que ouvem sem julgar e que conduzem, com técnica e empatia, o processo de autoconhecimento e fortalecimento interior”, declarou.
A deputada também destacou o papel da psicologia no apoio às famílias. Citando o psicólogo Rossandro Klinjey, ela lembrou que “é preciso que os filhos tenham pais emocionalmente disponíveis”, enfatizando que o trabalho dos psicólogos auxilia pais e mães a se adaptarem às necessidades emocionais das novas gerações.
No pronunciamento, Cristiane mencionou ainda reflexões de especialistas como Augusto Cury e Mário Sérgio Cortella para reforçar a relevância do cuidado psicológico. Ela defendeu a ampliação de políticas públicas que garantam o acesso da população aos serviços de saúde mental.
“É nossa responsabilidade, enquanto representantes públicos, fortalecer políticas voltadas à escuta, ao acolhimento e à prevenção. A sociedade será verdadeiramente justa quando não negligenciar o sofrimento mental de seus cidadãos”, afirmou a parlamentar, que preside a Comissão de Saúde da Assembleia.
Na solenidade, psicólogas que têm atuado de maneira destacada no Rio Grande do Norte foram homenageadas com placas pela Assembleia Legislativa. As profissionais atuam em diferentes frentes da psicologia, desde o cuidado com crianças, adolescentes, casais e famílias, até o acompanhamento de pacientes com câncer, pessoas em luto, mulheres vítimas de violência e pessoas em processo de reprodução assistida.
Falando em nome do grupo, a psicóloga Débora Sampaio enalteceu a iniciativa da Assembleia Legislativa e comentou o momento da Psicologia no estado. A homenageada, inclusive, parabenizou o Parlamento pela campanha "Adolescência: acompanhe, compreenda e acolha", desenvolvida pela Casa através da Diretoria de Comunicação, que trata sobre um tema cada vez mais relevante para a sociedade.
"Afirmo, com toda emoção do meu coração: o mundo precisa de psicólogos. Onde há escuta, acolhimento e compromisso humano, há também a possibilidade de um mundo mais justo, sensível e esperançoso. Obrigado, deputada Cristiane Dantas, por dar espaço para render homenagens à nossa profissão, que faz a diferença na vida das pessoas. Obrigado por valorizar nossa profissão", disse Débora Sampaio.
Cristiane finalizou seu discurso reafirmando respeito e compromisso com a valorização da profissão. “Ao celebrarmos o Dia da Psicologia, homenageamos cada profissional que se dedica a cuidar da psique humana, a restaurar sonhos e a curar almas. Vocês são instrumentos de libertação das dores mentais neste mundo tão adoecido”, concluiu. |
0 comentários:
Postar um comentário