sábado, 27 de junho de 2026
Dr. Tadeu reúne grupo político de Caicó e reafirma apoio à pré-candidatura de Samanda ao Senado
Aos 16 anos, jovem de Serra Caiada assina contrato de formação com o Flamengo
Contrato é fruto de uma parceria institucional entre Flamengo e QFC, onde o jovem atuava no RN | Foto: Divulgação/QFC SAF
Um talento potiguar de apenas
16 anos está de casa nova no futebol e vai atuar nas categorias de base do
Flamengo. Pedro Serra, natural de Serra Caiada, assinou contrato de formação
com o clube carioca nesta sexta-feira (26). A transferência, fruto de uma
parceria institucional com o QFC SAF, onde o jovem atuava.
Pedro Henrique, conhecido em campo como Pedro Serra, joga como meia que chamou a atenção do Flamengo após um período de testes no Ninho do Urubu. O jovem atleta havia disputado a última edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior Sub-20 e já vinha sendo monitorado pelo clube carioca.
Marcio Tavares, gerente das
categorias de base do QFC, acompanhou de perto todas as etapas dos treinamentos
no Rio de Janeiro, prestando suporte ao jovem jogador.
"Acompanhar Pedro durante
todo esse período de avaliação no Rio de Janeiro e ver a sua evolução foi
motivo de muito orgulho. Ele demonstrou em campo a qualidade e a mentalidade
que desenvolvemos no dia a dia do QFC SAF", destacou Marcio Tavares.
O gerente ressaltou ainda a
importância estratégica da parceria. "Essa parceria com o Flamengo é um
momento histórico, pois consolida o primeiro elo oficial de revelação e
transição de atletas entre os nossos clubes. É o resultado prático de uma parceria
muito forte que estamos construindo e que certamente abrirá portas para outros
talentos do Nordeste no cenário nacional", concluiu.
Tribuna do Norte
Inmet mantém todo o RN sob alerta de chuva; 70 municípios estão em aviso laranja
Foto: Arquivo/TN
O Instituto Nacional de
Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de perigo para chuvas intensas em
70 municípios do Rio Grande do Norte e manteve um alerta amarelo para as demais
cidades do estado. Os avisos, válidos neste sábado (27), preveem chuva forte,
ventos intensos e risco de transtornos como alagamentos, queda de galhos de
árvores e interrupções no fornecimento de energia elétrica.
O alerta laranja, válido das 9h às 23h59, abrange municípios das regiões Leste, Agreste e Central do estado. Nestas localidades, a previsão é de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou de 50 a 100 milímetros ao longo do dia, acompanhadas de ventos de 60 a 100 km/h.
Para os demais municípios
potiguares, o Inmet mantém um alerta amarelo de perigo potencial, com previsão
de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou de até 50 milímetros por dia,
além de ventos entre 40 e 60 km/h. Nesses locais, o risco de ocorrências é
considerado menor.
Os alertas também abrangem
áreas dos estados de Pernambuco, Paraíba e Alagoas.
Inmet publica
alerta de chuvas intensas para todas as cidades do RN
Confira os 70 municípios do RN
sob alerta laranja:
No Rio Grande do Norte, o
alerta laranja contempla os municípios: Arês, Baía Formosa, Barcelona, Bento
Fernandes, Bom Jesus, Brejinho, Caiçara do Norte, Caiçara do Rio do Vento,
Canguaretama, Ceará-Mirim, Espírito Santo, Extremoz, Galinhos, Goianinha, Guamaré,
Ielmo Marinho, Jandaíra, Januário Cicco, Jardim de Angicos, João Câmara,
Jundiá, Lagoa d'Anta, Lagoa de Pedras, Lagoa de Velhos, Lagoa Salgada, Lajes,
Macaíba, Maxaranguape, Montanhas, Monte Alegre, Monte das Gameleiras, Natal,
Nísia Floresta, Nova Cruz, Parazinho, Parnamirim, Passa e Fica, Passagem, Pedra
Grande, Pedra Preta, Pedro Avelino, Pedro Velho, Poço Branco, Pureza,
Riachuelo, Rio do Fogo, Ruy Barbosa, Santa Maria, Santo Antônio, São Bento do
Norte, São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu, São José do Campestre, São
Miguel do Gostoso, São Paulo do Potengi, São Pedro, São Tomé, Senador Elói de
Souza, Senador Georgino Avelino, Serra Caiada, Serra de São Bento, Serrinha,
Sítio Novo, Taipu, Tangará, Tibau do Sul, Touros, Várzea, Vera Cruz e Vila
Flor.
O Inmet orienta que, em caso
de rajadas de vento, a população evite se abrigar debaixo de árvores devido ao
risco de queda e de descargas elétricas. Também é recomendado não estacionar
veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Nas áreas sob alerta amarelo,
a recomendação é evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante
as instabilidades.
Em situações de emergência, a
população deve acionar a Defesa Civil, pelo telefone 199, ou o Corpo de
Bombeiros, pelo telefone 193.
Tribuna do Norte
Prefeito Bibi de Nenca e grupo político de Campo Grande declaram apoio a Samanda para o Senado
Bandeira tarifária das contas de luz segue amarela em julho
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
A bandeira tarifária
permanecerá amarela em julho, informou hoje (26) a Agência Nacional de Energia
Elétrica (Aneel). Com isso, será mantido o acréscimo de R$ 1,885 a
cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos nas contas de luz, no próximo mês, para
todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN).
Segundo a Aneel, a decisão foi tomada devido ao período seco no Brasil, o que leva a uma geração hidrelétrica menor e ao acionamento de usinas termelétricas, com custo mais elevado.
“A manutenção da bandeira
amarela, ativa desde abril, reflete condições menos favoráveis de geração no
País, típicas do período seco, quando há redução nos níveis dos reservatórios
das hidrelétricas e necessidade de acionamento de usinas termelétricas, que
possuem custo mais elevado", explicou a agência.
Bandeiras
Criado em 2015 pela Aneel, o
sistema de bandeiras tarifárias reflete os custos variáveis da geração de
energia elétrica. Divididas em cores, as bandeiras indicam quanto está
custando para o Sistema Interligado Nacional (SIN) gerar a energia usada nas
residências, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias.
A cada mês, as condições de
operação do sistema de geração de energia elétrica são reavaliadas pelo
Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que define a melhor estratégia de
geração de energia para atendimento da demanda e traça uma previsão de custos a
serem cobertos pelas bandeiras.
Portanto, as cores são
definidas a partir da previsão de variação do custo da energia em cada
mês. Quando a conta de luz é calculada pela bandeira verde, não há nenhum
acréscimo. Quando são aplicadas as bandeiras vermelha ou amarela, a conta
sofre acréscimo a cada 100 kWh consumidos.
Os valores cobrados são os
seguintes: na bandeira amarela, a tarifa sofre acréscimo de R$ 1,88 por
100 kWh; na bandeira vermelha, no Patamar 1, a tarifa aumenta R$ 4,46 / 100
kWh.
Já na bandeira vermelha, no
Patamar 2, as condições de geração são ainda mais caras e a tarifa sofre
acréscimo de R$ 7,87 para cada 100 quilowatt-hora kWh consumido.
Tribuna do Norte
Prefeita de Pau dos Ferros sofre acidente na BR-101; todos os ocupantes do veículo passam bem
Foto: Divulgação
A prefeita de Pau dos Ferros,
Marianna Almeida (PSD), sofreu um acidente de trânsito na noite desta
sexta-feira (26), na BR-101, na altura do município de Rio do Fogo, durante o
retorno de um evento realizado em Touros. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.
Segundo informações divulgadas pela equipe da prefeita, o veículo em que ela estava colidiu com uma vaca que estava na pista, causando danos materiais.
Além de Marianna Almeida,
estavam no carro o motorista; o amigo e advogado da prefeita, Victor; a
secretária municipal da Mulher, Lunária; e a assessora de comunicação, Nadja.
O grupo retornava do evento
"Todos por Elas", promovido pelo PSD Mulher, em Touros. Após o
acidente, os ocupantes seguiram para avaliação médica e, posteriormente, foram
para o hotel onde estavam hospedados. De acordo com a assessoria, todos passam
bem.
Tribuna do Norte
Modelo brasileira está entre as vítimas dos terremotos na Venezuela
A brasiliense Vanessa
Zacarias, de 44 anos, está entre as vítimas do terremoto na Venezuela. Ela
morava há dois meses em La Guaira.
Vanessa da Silva havia se mudado há 2 meses para La Guaira | Foto: thiagobynaeuropa/Instagram
A brasiliense Vanessa Zacarias
da Silva, de 44 anos, é uma das vítimas do terremoto que atingiu a Venezuela na
noite da última quarta-feira (24). A informação foi divulgada por familiares
por meio de redes sociais nesta sexta-feira (26).
Segundo o irmão de Vanessa,
Thiago Nogueira, a modelo estava na cidade costeira de La Guaira, uma das áreas
mais atingidas pelos terremotos, no momento da tragédia.
A modelo morava com o namorado
venezuelano há dois meses em La Guaira, a cerca de 25 km da capital Caracas.
"Foi viver a sua vida,
como sempre fez, mas infelizmente uma fatalidade ocasionada pelos terremotos na
Venezuela, tirou essa pessoa maravilhosa do nosso meio", escreveu seu
irmão.
O Itamaraty confirmou a morte
de uma cidadã e um cidadão brasileiros na quarta-feira (24), mas a identidade
das vítimas não foi informada. Ainda não há informações oficiais de que Vanessa
é uma das vítimas confirmadas pelo Itamaraty.
O Ministério das Relações
Exteriores disse que segue acompanhando a situação e que está prestando
assistência consular às famílias das vítimas.
Até o momento, as informações
apontam que 920 pessoas morreram. Os feridos chegam a 3.360, 172 pessoas
continuam presas sob os escombros e mais de 4.000 estão desalojadas.
Bebê nasce em
meio aos escombros após terremotos na Venezuela
Sobe para 920
o número de mortos em terremoto na Venezuela
Avião da FAB
decola para Venezuela com ajuda humanitária após terremoto
O governo brasileiro mandou um
avião com uma equipe de busca e resgate para auxiliar na ajuda às vítimas. A
missão é composta por 44 pessoas e 12 toneladas de equipamentos.
Um segundo voo sairá na manhã
deste sábado (27) para reforçar o atendimento às vítimas dos terremotos. A
aeronave levará uma Unidade Avançada de Trauma do Hospital de Campanha da
Marinha do Brasil, militares para operar o hospital e purificadores de água.
A operação, autorizada pelo
presidente Luiz Inácio Lula da Silva, integra o esforço internacional de
assistência humanitária às populações afetadas pelos tremores e atende a pedido
do governo venezuelano.
O voo transportará 48
militares da Marinha do Brasil, que operarão o hospital de campanha. Levará
também 100 purificadores de água com painel solar (capacidade de tratamento
5.000 litros/dia cada), que serão doados à defesa civil venezuelana.
Agência Brasil
Avião da FAB decola para Venezuela com ajuda humanitária após terremoto
Equipes embarcando na aeronave KC-390 Millennium da FAB | Foto: Cel Garcez/CECOMSAER
Uma aeronave KC-390 Millennium
da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou nesta sexta-feira (26) da Base Aérea de
São Paulo, em Guarulhos (SP), com destino à Venezuela. O avião transporta uma
equipe de 36 bombeiros, incluindo militares de São Paulo, Minas Gerais e
Paraná, seis cães de busca e resgate, além de 12 toneladas de material de
apoio. A missão integra o esforço humanitário brasileiro em auxílio ao país
vizinho, que foi atingido por terremotos na última terça-feira (23).
A bordo do KC-390 Millennium,
também embarcaram quatro integrantes da Defesa Civil e quatro da Agência
Nacional de Telecomunicações (Anatel). A mobilização brasileira é coordenada
pela Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores
(ABC/MRE) e faz parte de uma resposta internacional à emergência humanitária na
Venezuela.
Esta não é a primeira missão
recente do KC-390 Millennium do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT)
– Esquadrão Zeus. A mesma aeronave havia sido empregada, por uma semana, em uma
missão de ajuda humanitária na Bolívia antes de ser acionada para apoiar a
Venezuela, evidenciando a elevada capacidade de mobilização e resposta da FAB
em cenários de emergência.
O major aviador Anderson Dias
Santiago, comandante da missão, destacou a prontidão da equipe. “É um
sentimento de orgulho muito grande e um forte senso de dever saber que
estávamos engajados em uma missão na Bolívia e estamos sendo reposicionados
para auxiliar, agora, na mobilização de equipes para a Venezuela. Esse é o foco
do nosso trabalho: manter a prontidão e cumprir aquilo que nos foi atribuído,
seja no Brasil ou em qualquer lugar onde nossa atuação seja necessária”,
ressaltou o major Santiago.
Projetada para operar em
diferentes ambientes, a aeronave KC-390 Millennium tem sido empregada com
frequência em missões de ajuda humanitária, transporte logístico e apoio à
Defesa Civil, tanto no Brasil quanto no exterior, consolidando sua importância
estratégica.
A equipe de Busca e Resgate
Urbano de nível pesado que segue para a Venezuela é composta por profissionais
da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC/MIDR), militares dos
Corpos de Bombeiros Militares de Minas Gerais, São Paulo e Paraná, e especialistas
da Anatel, garantindo uma atuação especializada no local afetado.
Tribuna do Norte
Com três gols de Dembélé, França aplica 4 a 1 na Noruega e termina em 1º no Grupo I
Dembélé marcou três gols no jogo | Foto: Reprodução/Instagram @equipedefrance
Um dos duelos mais esperados
da primeira fase da Copa do Mundo de 2026 foi esvaziado antes mesmo de começar.
Nesta sexta-feira (26), em Boston (Estados Unidos), a Noruega entrou em campo
contra a França com 10 reservas. Os franceses venceram com facilidade por 4 a
1, com três gols de Dembélé e um de Doué (Aasgaard descontou), em uma partida
que mais pareceu um amistoso.
A equipe Les Blues - apelido da seleção francesa - ficou com o primeiro lugar do grupo I, com nove pontos e 100% de aproveitamento. Os atuais vice-campeões mundiais ainda aguardam pelo adversário na próxima fase (16 avos de final). A Noruega, que terminou em segundo lugar na chave, com seis pontos, vai encarar a Costa do Marfim, na terça (30), em Dallas. No outro jogo do grupo, o Senegal goleou o Iraque por 5 a 0 em Toronto e ficou em terceiro na chave. Os iraquianos não pontuaram.
Quatro dos cinco gols da
partida em Boston foram marcados na primeira etapa. Dembélé fez estrago pelo
lado direito do ataque francês. No primeiro gol, aos sete minutos, recebeu e
chutou de perna direita, forte, para vencer o goleiro Selvik. Aos 20, ele ampliou
recebendo novamente pelo lado preferido e ajeitando para a perna esquerda para
chutar cruzado.
A Noruega descontou
imediatamente, com Aasgaard, que recebeu na entrada da área, cortou para o meio
e chutou no canto direito de Maignan. No entanto, aos 32 minutos, em jogada
bastante parecida com a do segundo gol francês, Dembélé recebeu pela direita e
ajeitou para a perna esquerda, desta vez chutando mais colocado do que forte,
marcando o terceiro dele na partida e se igualando a Mbappé na artilharia
francesa na Copa. Cada um tem quatro gols na competição até agora.
Na volta do intervalo, a
Noruega teve a chance de colocar mais emoção na partida novamente, com um
pênalti marcado logo no primeiro minuto. No entanto, Larsen desperdiçou a
oportunidade cobrando fraco para a defesa de Maignan.
Dali em diante, o jogo ficou
morno e o placar só voltou a ser alterado praticamente no último lance da
partida.
Doué recebeu cruzamento e
tocou de cabeça para bater Selvik mais uma vez, aos 48 minutos.
A França aguarda para ver quem
será o melhor terceiro colocado entre os grupos C,D,F,G e H. Este compromisso
acontecerá na próxima terça (30), em Nova Jersey. Já o encontro da Noruega com
a Costa do Marfim já está marcado. O vencedor deste duelo, aliás, encara quem
vencer entre Brasil e Japão.
Senegal goleia Iraque e avança
com 3º lugar
No outro jogo da última rodada
do Grupo I, em Toronto, o Senegal goleou o Iraque por 5 a 0, conquistando seus
primeiros pontos na Copa do Mundo de 2026.
A partida teve seu destino
selado logo nos primeiros minutos. Logo aos três, os senegaleses abriram o
placar com um gol de cabeça de Seck após cobrança de escanteio. Aos doze,
Sulaka, zagueiro do Iraque, acabou expulso após cometer erro na saída de bola e
fazer falta para evitar um gol quase certo do adversário.
Perdendo e com um jogador a
menos, o Iraque não ofereceu resistência por muito mais tempo.
Os outros gols senegaleses
vieram todos no segundo tempo. Sarr, Gueye (duas vezes) e Ndiaye transformaram
o triunfo em goleada.
A vitória de Senegal
automaticamente tirou qualquer possibilidade de a Escócia se classificar como
um dos oito melhores terceiros colocados. No momento, a seleção africana tem a
quinta melhor campanha entre os times que terminaram em terceiro, com outros
cinco grupos ainda para serem definidos.
Agência Brasil
Taxa de abandono no 1º ano do ensino médio cai pela metade no RN, mas ainda é a quarta pior do país
Considerando os índices
gerais, o Rio Grande do Norte apresenta a pior taxa do Nordeste.
Foto: Alex Régis/Tribuna do Norte
A taxa de abandono escolar no
primeiro ano do ensino médio caiu de 9,3%, em 2024, para 4,8%, em 2025, no Rio
Grande do Norte, representando uma redução de 48,4% de um ano para o outro. Os
dados constam na 2ª etapa do Censo Escolar, divulgados nesta sexta-feira (26)
pelo Inep. Apesar da melhora no índice, o resultado ficou acima da média
nacional (2,6%), que também apresentou redução.
Na rede estadual de ensino, 6%
dos alunos do 1º ano não voltaram às salas de aula em 2025. Já no ano anterior
esse percentual era de 11,3%. Os dados gerais, considerando todas as séries,
também apresentaram melhora, com a taxa saindo de 8,6% em 2024 para 3,6% no ano
seguinte.
Taxa
de aprovação na rede estadual sobe para 93%, após regra de seis dependências
RN
perde R$ 230 milhões em recursos para a educação por falhas no Censo Escolar
De
“Carandiru” a modelo de transformação: escola supera estigma e vira exemplo
De acordo com o Ministério da
Educação (MEC), a evolução dos indicadores educacionais no Brasil se deve à
implementação, desde 2023, de diversos programas estruturantes como o
Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, o Escola em Tempo Integral, a Estratégia
Nacional de Escolas Conectadas, além da a criação do programa Pé-de-Meia, em
2024, e de avanços no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
“O cenário reflete uma
combinação de políticas públicas voltadas à permanência, à aprendizagem e ao
aprimoramento das condições de oferta da educação básica. Observamos, ainda,
melhoria simultânea nos indicadores de abandono, repetência e atraso escolar no
Brasil”, disse o ministro da Educação, Leonardo Barchini.
Pior taxa do Nordeste
Considerando os índices gerais
do 1º ano do ensino médio, o Rio Grande do Norte apresenta a pior taxa do
Nordeste e a quarta pior posição entre os estados brasileiros.
Os três primeiros na lista de
taxa de abandono escolar são estados do Norte: Acre (6%), Amapá (5,5%) e
Rondônia (5,1%). Depois do Rio Grande do Norte, na quinta posição, aparece a
Paraíba, com 4,7%.
Abandono escolar
Abandono escolar é quando um
aluno está matriculado, mas deixa de frequentar as aulas ao longo do ano
letivo. É o primeiro degrau em direção à evasão, fenômeno em que a criança ou o
jovem nem chega a se matricular no ano seguinte.
Tribuna do Norte











