sábado, 27 de junho de 2026

Dr. Tadeu reúne grupo político de Caicó e reafirma apoio à pré-candidatura de Samanda ao Senado

A pré-candidata ao Senado Samanda Alves (PT) cumpriu agenda neste sábado (27) em Caicó, onde esteve com o prefeito Dr. Tadeu e seu grupo político. Na ocasião, o prefeito fez questão de reafirmar publicamente seu apoio à pré-candidatura de Samanda ao Senado e destacou que a decisão é um gesto de coerência com o trabalho realizado pela governadora Fátima Bezerra em favor do Seridó.

“Meu apoio a Samanda é um gesto de coerência com o trabalho que a governadora Fátima Bezerra vem realizando pelo Seridó. Tenho convicção de que ela será uma senadora comprometida com nossa região e com a continuidade desse desenvolvimento”, afirmou Dr. Tadeu.

O encontro contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Ivanildo do Hospital, dos vereadores Rutênio da Palma e Thales Rangel, além de secretários municipais, da suplente de vereadora Dany Guedes e do presidente municipal do PCdoB, Joseilson Ferreira. Também integram o grupo político os vereadores Andinho e Ana Aline.

Ao lado de Dr. Tadeu, Samanda tomou café e percorreu a tradicional Feira de Caicó, um dos principais espaços de comércio, cultura e convivência do Seridó. Durante a caminhada, conversou com feirantes, comerciantes e moradores e recebeu manifestações de carinho e apoio. Muitos lembraram a agenda realizada no município com a governadora Fátima Bezerra no início da semana e destacaram os investimentos que vêm sendo realizados na região, reafirmando a importância da continuidade desse trabalho.

A agenda com Fátima foi marcada pela entrega e pelo anúncio de investimentos estruturantes para Caicó e o Seridó. Entre as ações estão a recuperação de rodovias, a reforma da Escola Estadual Professora Calpúrnia Caldas de Amorim (EECCAM), a construção de 100 moradias pelo programa Minha Casa, Minha Vida, a implantação do curso de Medicina da UFRN em Caicó e os recursos já assegurados para a elaboração do projeto executivo do futuro Hospital Universitário.

“Voltar a Caicó poucos dias depois e ser recebida com tanto carinho só aumenta a minha responsabilidade. É muito gratificante perceber que as pessoas reconhecem os investimentos que vêm chegando ao Seridó e querem que esse trabalho continue. A abertura do curso de Medicina em Caicó foi uma luta da governadora Fátima Bezerra, e quero dar continuidade a esse trabalho, lutando pela construção do Hospital Universitário. Os recursos para o projeto executivo já estão assegurados na conta da UFRN. O Seridó merece seguir avançando”, afirmou Samanda.

Aos 16 anos, jovem de Serra Caiada assina contrato de formação com o Flamengo

Contrato é fruto de uma parceria institucional entre Flamengo e QFC, onde o jovem atuava no RN | Foto: Divulgação/QFC SAF

Um talento potiguar de apenas 16 anos está de casa nova no futebol e vai atuar nas categorias de base do Flamengo. Pedro Serra, natural de Serra Caiada, assinou contrato de formação com o clube carioca nesta sexta-feira (26). A transferência, fruto de uma parceria institucional com o QFC SAF, onde o jovem atuava.

Pedro Henrique, conhecido em campo como Pedro Serra, joga como meia que chamou a atenção do Flamengo após um período de testes no Ninho do Urubu. O jovem atleta havia disputado a última edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior Sub-20 e já vinha sendo monitorado pelo clube carioca.

Marcio Tavares, gerente das categorias de base do QFC, acompanhou de perto todas as etapas dos treinamentos no Rio de Janeiro, prestando suporte ao jovem jogador.

"Acompanhar Pedro durante todo esse período de avaliação no Rio de Janeiro e ver a sua evolução foi motivo de muito orgulho. Ele demonstrou em campo a qualidade e a mentalidade que desenvolvemos no dia a dia do QFC SAF", destacou Marcio Tavares.

O gerente ressaltou ainda a importância estratégica da parceria. "Essa parceria com o Flamengo é um momento histórico, pois consolida o primeiro elo oficial de revelação e transição de atletas entre os nossos clubes. É o resultado prático de uma parceria muito forte que estamos construindo e que certamente abrirá portas para outros talentos do Nordeste no cenário nacional", concluiu.

Tribuna do Norte

Inmet mantém todo o RN sob alerta de chuva; 70 municípios estão em aviso laranja

Foto: Arquivo/TN

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de perigo para chuvas intensas em 70 municípios do Rio Grande do Norte e manteve um alerta amarelo para as demais cidades do estado. Os avisos, válidos neste sábado (27), preveem chuva forte, ventos intensos e risco de transtornos como alagamentos, queda de galhos de árvores e interrupções no fornecimento de energia elétrica.

O alerta laranja, válido das 9h às 23h59, abrange municípios das regiões Leste, Agreste e Central do estado. Nestas localidades, a previsão é de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou de 50 a 100 milímetros ao longo do dia, acompanhadas de ventos de 60 a 100 km/h.

Para os demais municípios potiguares, o Inmet mantém um alerta amarelo de perigo potencial, com previsão de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou de até 50 milímetros por dia, além de ventos entre 40 e 60 km/h. Nesses locais, o risco de ocorrências é considerado menor.

Os alertas também abrangem áreas dos estados de Pernambuco, Paraíba e Alagoas.

Inmet publica alerta de chuvas intensas para todas as cidades do RN

Confira os 70 municípios do RN sob alerta laranja:

No Rio Grande do Norte, o alerta laranja contempla os municípios: Arês, Baía Formosa, Barcelona, Bento Fernandes, Bom Jesus, Brejinho, Caiçara do Norte, Caiçara do Rio do Vento, Canguaretama, Ceará-Mirim, Espírito Santo, Extremoz, Galinhos, Goianinha, Guamaré, Ielmo Marinho, Jandaíra, Januário Cicco, Jardim de Angicos, João Câmara, Jundiá, Lagoa d'Anta, Lagoa de Pedras, Lagoa de Velhos, Lagoa Salgada, Lajes, Macaíba, Maxaranguape, Montanhas, Monte Alegre, Monte das Gameleiras, Natal, Nísia Floresta, Nova Cruz, Parazinho, Parnamirim, Passa e Fica, Passagem, Pedra Grande, Pedra Preta, Pedro Avelino, Pedro Velho, Poço Branco, Pureza, Riachuelo, Rio do Fogo, Ruy Barbosa, Santa Maria, Santo Antônio, São Bento do Norte, São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu, São José do Campestre, São Miguel do Gostoso, São Paulo do Potengi, São Pedro, São Tomé, Senador Elói de Souza, Senador Georgino Avelino, Serra Caiada, Serra de São Bento, Serrinha, Sítio Novo, Taipu, Tangará, Tibau do Sul, Touros, Várzea, Vera Cruz e Vila Flor.

O Inmet orienta que, em caso de rajadas de vento, a população evite se abrigar debaixo de árvores devido ao risco de queda e de descargas elétricas. Também é recomendado não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Nas áreas sob alerta amarelo, a recomendação é evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante as instabilidades.

Em situações de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil, pelo telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193.

Tribuna do Norte

Prefeito Bibi de Nenca e grupo político de Campo Grande declaram apoio a Samanda para o Senado

A pré-candidatura de Samanda Alves (PT) ao Senado ganhou mais um importante reforço nesta sexta-feira (26). O prefeito de Campo Grande, Bibi de Nenca, o vice-prefeito Grimaldo Gondim e o grupo político que lideram no município declararam apoio ao projeto político da presidenta estadual do PT rumo às eleições de 2026.

O anúncio amplia a presença de Samanda na região Oeste e fortalece a construção de uma candidatura que vem reunindo lideranças de diferentes municípios do Rio Grande do Norte em torno de um projeto voltado ao desenvolvimento do estado e à ampliação da representação progressista na base de apoio do presidente Lula.

Para Samanda, o apoio representa o compromisso com um Rio Grande do Norte mais forte e integrado. "Cada município que caminha conosco reforça a certeza de que estamos construindo um projeto que nasce do diálogo, da confiança e da vontade de fazer o estado avançar ainda mais. Recebo o apoio do prefeito Bibi, do vice-prefeito Grimaldo e de todo esse grupo político com muita gratidão e responsabilidade", afirmou.

Nos últimos dias, Samanda tem ampliado sua agenda pelo interior do estado, consolidando apoios de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças políticas em diversas regiões do Rio Grande do Norte, fortalecendo nosso projeto  para as eleições de 2026. "Tenho percorrido o estado ouvindo as pessoas. É assim que quero representar o Rio Grande do Norte no Senado: com diálogo, compromisso e muito trabalho para que todas as regiões tenham voz e oportunidades", destacou.

Bandeira tarifária das contas de luz segue amarela em julho

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A bandeira tarifária permanecerá amarela em julho, informou hoje (26) a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com isso, será mantido o acréscimo de R$ 1,885 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos nas contas de luz, no próximo mês, para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN). 

Segundo a Aneel, a decisão foi tomada devido ao período seco no Brasil, o que leva a uma geração hidrelétrica menor e ao acionamento de usinas termelétricas, com custo mais elevado.

“A manutenção da bandeira amarela, ativa desde abril, reflete condições menos favoráveis de geração no País, típicas do período seco, quando há redução nos níveis dos reservatórios das hidrelétricas e necessidade de acionamento de usinas termelétricas, que possuem custo mais elevado", explicou a agência.

Bandeiras

Criado em 2015 pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias reflete os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em cores, as bandeiras indicam quanto está custando para o Sistema Interligado Nacional (SIN) gerar a energia usada nas residências, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias.

A cada mês, as condições de operação do sistema de geração de energia elétrica são reavaliadas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que define a melhor estratégia de geração de energia para atendimento da demanda e traça uma previsão de custos a serem cobertos pelas bandeiras. 

Portanto, as cores são definidas a partir da previsão de variação do custo da energia em cada mês. Quando a conta de luz é calculada pela bandeira verde, não há nenhum acréscimo. Quando são aplicadas as bandeiras vermelha ou amarela, a conta sofre acréscimo a cada 100 kWh consumidos.

Os valores cobrados são os seguintes: na bandeira amarela, a tarifa sofre acréscimo de R$ 1,88 por 100 kWh; na bandeira vermelha, no Patamar 1, a tarifa aumenta R$ 4,46 / 100 kWh. 

Já na bandeira vermelha, no Patamar 2, as condições de geração são ainda mais caras e a tarifa sofre acréscimo de R$ 7,87 para cada 100 quilowatt-hora kWh consumido. 

Tribuna do Norte

Prefeita de Pau dos Ferros sofre acidente na BR-101; todos os ocupantes do veículo passam bem

Foto: Divulgação

A prefeita de Pau dos Ferros, Marianna Almeida (PSD), sofreu um acidente de trânsito na noite desta sexta-feira (26), na BR-101, na altura do município de Rio do Fogo, durante o retorno de um evento realizado em Touros. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.

Segundo informações divulgadas pela equipe da prefeita, o veículo em que ela estava colidiu com uma vaca que estava na pista, causando danos materiais.

Além de Marianna Almeida, estavam no carro o motorista; o amigo e advogado da prefeita, Victor; a secretária municipal da Mulher, Lunária; e a assessora de comunicação, Nadja.

O grupo retornava do evento "Todos por Elas", promovido pelo PSD Mulher, em Touros. Após o acidente, os ocupantes seguiram para avaliação médica e, posteriormente, foram para o hotel onde estavam hospedados. De acordo com a assessoria, todos passam bem.

Tribuna do Norte

Modelo brasileira está entre as vítimas dos terremotos na Venezuela

A brasiliense Vanessa Zacarias, de 44 anos, está entre as vítimas do terremoto na Venezuela. Ela morava há dois meses em La Guaira.

Vanessa da Silva havia se mudado há 2 meses para La Guaira | Foto: thiagobynaeuropa/Instagram

A brasiliense Vanessa Zacarias da Silva, de 44 anos, é uma das vítimas do terremoto que atingiu a Venezuela na noite da última quarta-feira (24). A informação foi divulgada por familiares por meio de redes sociais nesta sexta-feira (26).

Segundo o irmão de Vanessa, Thiago Nogueira, a modelo estava na cidade costeira de La Guaira, uma das áreas mais atingidas pelos terremotos, no momento da tragédia.

A modelo morava com o namorado venezuelano há dois meses em La Guaira, a cerca de 25 km da capital Caracas.

"Foi viver a sua vida, como sempre fez, mas infelizmente uma fatalidade ocasionada pelos terremotos na Venezuela, tirou essa pessoa maravilhosa do nosso meio", escreveu seu irmão.

O Itamaraty confirmou a morte de uma cidadã e um cidadão brasileiros na quarta-feira (24), mas a identidade das vítimas não foi informada. Ainda não há informações oficiais de que Vanessa é uma das vítimas confirmadas pelo Itamaraty.

O Ministério das Relações Exteriores disse que segue acompanhando a situação e que está prestando assistência consular às famílias das vítimas.

Até o momento, as informações apontam que 920 pessoas morreram. Os feridos chegam a 3.360, 172 pessoas continuam presas sob os escombros e mais de 4.000 estão desalojadas.

Bebê nasce em meio aos escombros após terremotos na Venezuela

Sobe para 920 o número de mortos em terremoto na Venezuela

Avião da FAB decola para Venezuela com ajuda humanitária após terremoto

O governo brasileiro mandou um avião com uma equipe de busca e resgate para auxiliar na ajuda às vítimas. A missão é composta por 44 pessoas e 12 toneladas de equipamentos.

Um segundo voo sairá na manhã deste sábado (27) para reforçar o atendimento às vítimas dos terremotos. A aeronave levará uma Unidade Avançada de Trauma do Hospital de Campanha da Marinha do Brasil, militares para operar o hospital e purificadores de água.

A operação, autorizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, integra o esforço internacional de assistência humanitária às populações afetadas pelos tremores e atende a pedido do governo venezuelano.

O voo transportará 48 militares da Marinha do Brasil, que operarão o hospital de campanha. Levará também 100 purificadores de água com painel solar (capacidade de tratamento 5.000 litros/dia cada), que serão doados à defesa civil venezuelana.

Agência Brasil

Avião da FAB decola para Venezuela com ajuda humanitária após terremoto

Equipes embarcando na aeronave KC-390 Millennium da FAB | Foto: Cel Garcez/CECOMSAER

Uma aeronave KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou nesta sexta-feira (26) da Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos (SP), com destino à Venezuela. O avião transporta uma equipe de 36 bombeiros, incluindo militares de São Paulo, Minas Gerais e Paraná, seis cães de busca e resgate, além de 12 toneladas de material de apoio. A missão integra o esforço humanitário brasileiro em auxílio ao país vizinho, que foi atingido por terremotos na última terça-feira (23).

A bordo do KC-390 Millennium, também embarcaram quatro integrantes da Defesa Civil e quatro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A mobilização brasileira é coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE) e faz parte de uma resposta internacional à emergência humanitária na Venezuela.

Esta não é a primeira missão recente do KC-390 Millennium do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus. A mesma aeronave havia sido empregada, por uma semana, em uma missão de ajuda humanitária na Bolívia antes de ser acionada para apoiar a Venezuela, evidenciando a elevada capacidade de mobilização e resposta da FAB em cenários de emergência.

O major aviador Anderson Dias Santiago, comandante da missão, destacou a prontidão da equipe. “É um sentimento de orgulho muito grande e um forte senso de dever saber que estávamos engajados em uma missão na Bolívia e estamos sendo reposicionados para auxiliar, agora, na mobilização de equipes para a Venezuela. Esse é o foco do nosso trabalho: manter a prontidão e cumprir aquilo que nos foi atribuído, seja no Brasil ou em qualquer lugar onde nossa atuação seja necessária”, ressaltou o major Santiago.

Projetada para operar em diferentes ambientes, a aeronave KC-390 Millennium tem sido empregada com frequência em missões de ajuda humanitária, transporte logístico e apoio à Defesa Civil, tanto no Brasil quanto no exterior, consolidando sua importância estratégica.

A equipe de Busca e Resgate Urbano de nível pesado que segue para a Venezuela é composta por profissionais da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC/MIDR), militares dos Corpos de Bombeiros Militares de Minas Gerais, São Paulo e Paraná, e especialistas da Anatel, garantindo uma atuação especializada no local afetado.

Tribuna do Norte

Com três gols de Dembélé, França aplica 4 a 1 na Noruega e termina em 1º no Grupo I

Dembélé marcou três gols no jogo | Foto: Reprodução/Instagram @equipedefrance

Um dos duelos mais esperados da primeira fase da Copa do Mundo de 2026 foi esvaziado antes mesmo de começar. Nesta sexta-feira (26), em Boston (Estados Unidos), a Noruega entrou em campo contra a França com 10 reservas. Os franceses venceram com facilidade por 4 a 1, com três gols de Dembélé e um de Doué (Aasgaard descontou), em uma partida que mais pareceu um amistoso.

A equipe Les Blues - apelido da seleção francesa - ficou com o primeiro lugar do grupo I, com nove pontos e 100% de aproveitamento. Os atuais vice-campeões mundiais ainda aguardam pelo adversário na próxima fase (16 avos de final). A Noruega, que terminou em segundo lugar na chave, com seis pontos, vai encarar a Costa do Marfim, na terça (30), em Dallas. No outro jogo do grupo, o Senegal goleou o Iraque por 5 a 0 em Toronto e ficou em terceiro na chave. Os iraquianos não pontuaram.

Quatro dos cinco gols da partida em Boston foram marcados na primeira etapa. Dembélé fez estrago pelo lado direito do ataque francês. No primeiro gol, aos sete minutos, recebeu e chutou de perna direita, forte, para vencer o goleiro Selvik. Aos 20, ele ampliou recebendo novamente pelo lado preferido e ajeitando para a perna esquerda para chutar cruzado.

A Noruega descontou imediatamente, com Aasgaard, que recebeu na entrada da área, cortou para o meio e chutou no canto direito de Maignan. No entanto, aos 32 minutos, em jogada bastante parecida com a do segundo gol francês, Dembélé recebeu pela direita e ajeitou para a perna esquerda, desta vez chutando mais colocado do que forte, marcando o terceiro dele na partida e se igualando a Mbappé na artilharia francesa na Copa. Cada um tem quatro gols na competição até agora.

Na volta do intervalo, a Noruega teve a chance de colocar mais emoção na partida novamente, com um pênalti marcado logo no primeiro minuto. No entanto, Larsen desperdiçou a oportunidade cobrando fraco para a defesa de Maignan.

Dali em diante, o jogo ficou morno e o placar só voltou a ser alterado praticamente no último lance da partida.

Doué recebeu cruzamento e tocou de cabeça para bater Selvik mais uma vez, aos 48 minutos.

A França aguarda para ver quem será o melhor terceiro colocado entre os grupos C,D,F,G e H. Este compromisso acontecerá na próxima terça (30), em Nova Jersey. Já o encontro da Noruega com a Costa do Marfim já está marcado. O vencedor deste duelo, aliás, encara quem vencer entre Brasil e Japão.

Senegal goleia Iraque e avança com 3º lugar

No outro jogo da última rodada do Grupo I, em Toronto, o Senegal goleou o Iraque por 5 a 0, conquistando seus primeiros pontos na Copa do Mundo de 2026.

A partida teve seu destino selado logo nos primeiros minutos. Logo aos três, os senegaleses abriram o placar com um gol de cabeça de Seck após cobrança de escanteio. Aos doze, Sulaka, zagueiro do Iraque, acabou expulso após cometer erro na saída de bola e fazer falta para evitar um gol quase certo do adversário.

Perdendo e com um jogador a menos, o Iraque não ofereceu resistência por muito mais tempo.

Os outros gols senegaleses vieram todos no segundo tempo. Sarr, Gueye (duas vezes) e Ndiaye transformaram o triunfo em goleada.

A vitória de Senegal automaticamente tirou qualquer possibilidade de a Escócia se classificar como um dos oito melhores terceiros colocados. No momento, a seleção africana tem a quinta melhor campanha entre os times que terminaram em terceiro, com outros cinco grupos ainda para serem definidos.

Agência Brasil

Taxa de abandono no 1º ano do ensino médio cai pela metade no RN, mas ainda é a quarta pior do país

Considerando os índices gerais, o Rio Grande do Norte apresenta a pior taxa do Nordeste.

Foto: Alex Régis/Tribuna do Norte

A taxa de abandono escolar no primeiro ano do ensino médio caiu de 9,3%, em 2024, para 4,8%, em 2025, no Rio Grande do Norte, representando uma redução de 48,4% de um ano para o outro. Os dados constam na 2ª etapa do Censo Escolar, divulgados nesta sexta-feira (26) pelo Inep. Apesar da melhora no índice, o resultado ficou acima da média nacional (2,6%), que também apresentou redução.

Na rede estadual de ensino, 6% dos alunos do 1º ano não voltaram às salas de aula em 2025. Já no ano anterior esse percentual era de 11,3%. Os dados gerais, considerando todas as séries, também apresentaram melhora, com a taxa saindo de 8,6% em 2024 para 3,6% no ano seguinte.

Taxa de aprovação na rede estadual sobe para 93%, após regra de seis dependências

RN perde R$ 230 milhões em recursos para a educação por falhas no Censo Escolar

De “Carandiru” a modelo de transformação: escola supera estigma e vira exemplo

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a evolução dos indicadores educacionais no Brasil se deve à implementação, desde 2023, de diversos programas estruturantes como o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, o Escola em Tempo Integral, a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas, além da a criação do programa Pé-de-Meia, em 2024, e de avanços no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

“O cenário reflete uma combinação de políticas públicas voltadas à permanência, à aprendizagem e ao aprimoramento das condições de oferta da educação básica. Observamos, ainda, melhoria simultânea nos indicadores de abandono, repetência e atraso escolar no Brasil”, disse o ministro da Educação, Leonardo Barchini.

Pior taxa do Nordeste

Considerando os índices gerais do 1º ano do ensino médio, o Rio Grande do Norte apresenta a pior taxa do Nordeste e a quarta pior posição entre os estados brasileiros.

Os três primeiros na lista de taxa de abandono escolar são estados do Norte: Acre (6%), Amapá (5,5%) e Rondônia (5,1%). Depois do Rio Grande do Norte, na quinta posição, aparece a Paraíba, com 4,7%.

Abandono escolar

Abandono escolar é quando um aluno está matriculado, mas deixa de frequentar as aulas ao longo do ano letivo. É o primeiro degrau em direção à evasão, fenômeno em que a criança ou o jovem nem chega a se matricular no ano seguinte.

Tribuna do Norte