sexta-feira, 26 de junho de 2026
Janja reúne mulheres em Natal e defende mobilização feminina contra a violência e em defesa da democracia
Lula escolhe Teresa Leitão como nova líder do governo no Senado Federal
Senadora Teresa Leitão (PT-PE) escolhida como nova líder do governo no Senado Federal. Foto: AGÊNCIA SENADO
O presidente Luiz Inácio Lula
da Silva (PT) anunciou nesta quinta-feira (25) a senadora Teresa Leitão (PT-PE)
como nova líder do governo no Senado. A escolha ocorre após a saída de Jaques
Wagner (PT-BA), que foi alvo de operação da PF (Polícia Federal) relacionada ao
caso do Banco Master, na semana passada.
A senadora assumirá o cargo com a missão, segundo Lula, de articular a
aprovação de duas PECs (Propostas de Emenda à Constituição) que são
prioritárias para o governo sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a chamada
PEC da Segurança Pública.
“Designei a senadora Teresa Leitão (PT-PE) para assumir a liderança do governo
no Senado com a missão de articular o debate e a aprovação de projetos de
interesse da população brasileira que estão em tramitação, como o fim da escala
6 por 1 e a PEC da Segurança, entre outros”, disse Lula no X (antigo Twitter).
Teresa é vista como uma congressista com boas relações com oposição e
governistas. Ela também está na metade do seu mandato de oito anos no Senado e
não será candidata nas eleições deste ano, o que garante maior tempo para se
dedicar à função de liderança na Casa.
“Agradeço ao presidente Lula pela confiança ao me convidar para assumir a
Liderança do Governo no Senado. Conversamos nesta manhã, quando afirmei que
assumo essa missão com os princípios que sempre orientaram minha trajetória
pública: lealdade, diálogo, disciplina e trabalho”, afirmou a senadora em suas
redes sociais.
A escolha foi tratada diretamente por Lula e a senadora. A expectativa de
integrantes do governo é que o ministro José Guimarães, da Secretaria de
Relações Institucionais, intensifique sua atuação junto ao Senado.
Sob Jaques, a liderança do governo na Casa tinha atuação mais independente.
Agora, com Teresa como líder, a avaliação interna é de que o ministro da SRI
deve se envolver mais nas negociações das pautas prioritárias para o Executivo.
Jaques anunciou a saída da função depois de se reunir com Lula no Palácio da
Alvorada, na quarta-feira (24). De acordo com o senador, a decisão foi tomada
em “comum acordo” e após uma “conversa entre amigos”. O afastamento de Jaques
passou a ser defendido por aliados do governo para evitar maior desgaste na
campanha do chefe do Executivo, que é pré-candidato à reeleição.
Na semana passada, o senador foi alvo de nova fase da operação Compliance Zero
que mira o esquema de fraudes do Banco Master. As investigações da PF indicaram
que Jaques teria recebido benefícios econômicos, de forma direta ou indireta,
em troca de sua atuação em prol do Master no Senado. O senador nega as
acusações e afirma que irá colaborar com as investigações.
Tribuna do Norte
Arrecadação federal bate recorde de R$ 266,8 bilhões
A União arrecadou R$ 1,32 trilhão de janeiro a maio. Foto: JOSÉ CRUZ/AGÊNCIA BRASIL
A arrecadação federal atingiu
R$ 266,8 bilhões em maio de 2026, o maior resultado para o mês desde o início
da série histórica da Receita Federal, em 1995. O desempenho foi impulsionado
principalmente pelo aumento das receitas ligadas ao petróleo, pela atividade
econômica e por mudanças na tributação adotadas nos últimos anos.
O valor representa alta real (acima da inflação) de 10,69% em relação a maio de
2025, já descontada a inflação. No acumulado de janeiro a maio, a União
arrecadou R$ 1,32 trilhão, também recorde para o período. A alta na arrecadação
registrou crescimento real de 6,42% nos cinco primeiros meses do ano.
As receitas provenientes da exploração de petróleo e gás somaram R$ 50,6
bilhões no acumulado do ano, enquanto o Imposto sobre Operações Financeiras
(IOF) arrecadou R$ 41,8 bilhões. Em maio, a arrecadação com o Imposto de Renda
da Pessoa Jurídica (IRPJ) e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL)
alcançou R$ 36,7 bilhões.
Segundo a Receita Federal, a valorização do petróleo no mercado internacional
teve impacto direto sobre as contas públicas. A alta dos preços da commodity,
associada ao cenário de tensão no Oriente Médio, elevou receitas com royalties,
exploração e tributação sobre exportações.
Somente em maio, o imposto de exportação sobre petróleo arrecadou R$ 1,05
bilhão. As receitas não administradas pela Receita, que incluem royalties e
compensações financeiras pela exploração de recursos naturais, cresceram R$ 4,1
bilhões.
A arrecadação relacionada à extração de petróleo e gás natural chegou a R$ 50,6
bilhões nos cinco primeiros meses do ano, contra R$ 13,2 bilhões no mesmo
período de 2025.
Além do setor de petróleo, a Receita destacou o desempenho de outros tributos.
O resultado foi influenciado pelo aumento da contribuição previdenciária, do
Programa de Integração Social (PIS) da Contribuição para o Financiamento da
Seguridade Social (Cofins), do IOF, do IRPJ e da CSLL.
Em maio, IRPJ e CSLL somaram R$ 36,7 bilhões, com crescimento real de 33,11% em
relação ao mesmo mês do ano passado. Segundo o órgão, cerca de R$ 7 bilhões
desse montante vieram de recolhimentos considerados atípicos, relacionados a
mudanças na legislação.
O IOF também teve avanço expressivo, alcançando R$ 8,1 bilhões no mês, alta
real de 31,11% em relação a maio do ano passado. Em 2026, a arrecadação do
imposto soma R$ 41,8 bilhões, alta real de 38,77% na comparação com os cinco
primeiros meses de 2025.
A arrecadação também reflete medidas adotadas pelo governo nos últimos anos,
como alterações na tributação de fundos exclusivos, offshores (empresas de
investimento no exterior), redução de incentivos fiscais estaduais,
combustíveis, encomendas internacionais, folha de pagamentos, apostas
eletrônicas e juros sobre capital próprio.
Apesar dessas medidas, a Receita afirma que o resultado está relacionado
principalmente ao crescimento econômico e ao desempenho dos setores produtivos.
O aumento das receitas ocorre em meio ao esforço do governo para cumprir a meta
fiscal de 2026, que prevê superávit primário de cerca de R$ 34,3 bilhões,
equivalente a 0,25% do PIB.
Pelas regras do arcabouço fiscal, há uma margem de tolerância que permite o
cumprimento da meta com resultado entre zero e um superávit de aproximadamente
R$ 68,6 bilhões.
A legislação também permite que o governo retire determinadas despesas do
cálculo oficial, incluindo valores destinados ao pagamento de precatórios.
Tribuna do Norte
Cai a confiança da indústria do RN em junho, aponta Fiern
Apesar do recuo em junho, o índice acima de 50 pontos significa que os empresários potiguares seguem confiantes. Foto: MIGUEL ÂNGELO/CNI
O Índice de Confiança do
Empresário Industrial (ICEI) no Rio Grande do Norte registrou uma queda de 2,6
pontos em junho, em comparação ao mês anterior, passando de 55,6 para 53,0
pontos. No comparativo ao mesmo período de 2025, quando o indicador atingiu
53,8, a queda foi de 0,8 ponto. Mesmo com o recuo, o índice acima de 50 pontos
significa que os empresários potiguares seguem confiantes.
Os dados foram calculados com base em sondagem realizada entre os dias 1º e 12
de junho e publicada pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte
(Fiern). No levantamento, a entidade aponta que o ICEI revela que a retração no
índice reflete tanto as condições correntes de negócios, mais desfavoráveis,
quanto expectativas menos otimistas para os próximos seis meses.
O economista Helder Cavalcanti explica que a redução da confiança dos
empresários demonstra que o setor ainda enxerga um cenário de juros elevados,
crédito caro, alto custo financeiro e um consumo comprometido pela dívida. Ele
destaca, no entanto, que a baixa no otimismo não representa necessariamente uma
mudança para um cenário pessimista.
“Quando o empresário reduz suas expectativas, ele normalmente passa a analisar
com mais cautela novos investimentos, ampliações da capacidade produtiva e
contratações. Isso não significa necessariamente retração da atividade
econômica, mas um ritmo menor de expansão. Projetos podem ser adiados até que
exista maior previsibilidade sobre juros, demanda e ambiente econômico”, Helder
Cavalcanti.
Para o economista Robespierre do Ó, além das incertezas com a economia
nacional, o recuo no ICEI do Estado pode ser explicado pelo aumento das tensões
comerciais externas. É o caso, especialmente, da insegurança com a
possibilidade de novas tarifas pelos Estados Unidos.
“Outro aspecto importante é que a queda foi mais intensa nas expectativas do
que nas condições atuais, indicando que os empresários não estão apenas
avaliando um cenário presente mais difícil, mas também revisando suas
perspectivas para os próximos meses. Como a confiança empresarial é um
indicador antecedente da atividade econômica, esse movimento tende a refletir
maior cautela nas decisões de investimento, contratação de mão de obra e
expansão da produção”, destaca o economista.
Na divisão por portes de empresas, o ICEI de junho apontou impactos diferentes
na confiança dos empresários. Enquanto o indicador das pequenas empresas
declinou 9,9 pontos, passando de 53,2 para 43,3 pontos, entre as médias e
grandes o índice permaneceu inalterado em 56,3 pontos, apontando que os
empresários seguem confiantes.
Na avaliação de Robespierre do Ó, o cenário indica que o ambiente econômico tem
afetado de forma mais intensa os pequenos negócios. “Como essas empresas
possuem menor capacidade de financiar investimentos com recursos próprios e
dependem mais do crédito bancário, tendem a reagir de forma mais intensa ao
aumento do custo financeiro e às incertezas econômicas”, destaca.
O economista avalia que o cenário nos pequenos negócios pode refletir em uma
menor geração de empregos, redução dos investimentos e expansão mais lenta da
produção industrial nos próximos meses. “Como essas empresas possuem menor
capacidade de financiar investimentos com recursos próprios e dependem mais do
crédito bancário, tendem a reagir de forma mais intensa ao aumento do custo
financeiro e às incertezas econômicas”, destaca.
O levantamento da Fiern aponta que índice de Expectativas de junho registrou
queda de 3,0 pontos, saindo de 58,7 para 55,7 pontos, mas segue acima da linha
divisória de 50 pontos, mostrando perspectivas mais moderadas para os próximos
seis meses. Na comparação com junho de 2025, o índice de Condições Atuais caiu
0,7 ponto, enquanto o de Expectativas decresceu 0,9 ponto.
Apesar da queda no otimismo dos empresários, Helder Cavalcanti destaca que a
recuperação é possível nos próximos seis meses, o que depende, no entanto, da
redução gradual dos juros, melhoria do acesso ao crédito, controle da inflação
e fortalecimento da demanda das famílias.
“No caso do Rio Grande do Norte, também será importante acompanhar o desempenho
de setores estratégicos, como construção civil, comércio, serviços, energia e
turismo, que possuem forte capacidade de gerar demanda para a indústria local”,
aponta o economista.
Segundo Helder Cavalcanti, o esperado é que a retomada da confiança ocorra de
forma gradual, com o pequeno empresário voltando a investir com maior
intensidade quando observar melhora na economia. “A confiança não é construída
apenas pelos indicadores econômicos, mas também pela expectativa de
estabilidade e previsibilidade para o ambiente de negócios”, ressalta.
Tribuna do Norte
Líderes de todo o mundo se solidarizam com Venezuela após terremoto
Plataforma foi criada pelos próprios venezuelanos, de maneira voluntária, para ajudar nas buscas. Foto: REPRODUÇÃO INSTRAGRAM VICE-PRESIDÊNCIA
Os fortes terremotos, de 7.2 e
7.5 graus na escala Richter, que afetaram a Venezuela nessa quarta-feira (24),
levou chefes de Estado de todo o mundo a se solidarizarem com o país
sul-americano. Expressaram solidariedade ao povo e ao governo venezuelano, além
da intenção de enviar ajuda, os líderes da França, do Brasil, Irã, da Arábia
Saudita, de Cuba, da Turquia, China, Índia, Rússia, do Paquistão, da União
Africana, Itália, União Europeia, Espanha, Bolívia, do Chile, da Colômbia,
Argentina, do Peru, México, Panamá e dos Estados Unidos (EUA), entre outras
nações.
Até o momento, dados oficiais registram 188 mortos e 1.500 feridos. Porém,
projeções do Serviço Geológico dos EUA (USGS) apontam a probabilidade de
dezenas de milhares de vítimas, com perda econômica de 1% a 7% do Produto
Interno Bruto (PIB).
Desaparecidos
Quase 40 mil pessoas estão desaparecidas na Venezuela após os terremotos que
abalaram o país, na noite de quarta-feira (24). A informação consta em uma
plataforma criada pelos próprios venezuelanos, de maneira voluntária, para
apoiar as buscas.
No Desaparecidos Terremoto Venezuela, pessoas podem registrar familiares
desaparecidos por meio de um formulário com dados, como nome, idade, última
localização em que foi visto, descrição física e foto.
Ao todo, o Desaparecidos Terremoto Venezuela recebeu 43.308 mil registros de
desaparecidos. Desse número, 39.989 seguem sem contato, e outras 3.319 foram
localizadas.
O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, manifestou “grande
preocupação e consternação” com o desastre natural, prometendo enviar ajuda e
assistência ao país. A presidente encarregada da Venezuela, Delcy Rodriguez,
agradeceu o apoio do líder brasileiro.
“Valorizamos sinceramente esse gesto de solidariedade e fraternidade entre os
nossos povos, reafirmando os laços históricos de cooperação e amizade que nos
unem”, respondeu Delcy a Lula.
A presidente do México, Claudia Sheinbaum, disse que entrou em contato com o
governo “do país irmão” e instruiu seu governo a preparar o envio de ajuda
necessária.
“Nos foi solicitado que prestássemos apoio com pessoal especializado em resgate
e assistência médica. O México sempre se solidariza — e continuará a se
solidarizar — com os outros”, afirmou a presidente.
Por sua vez, o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, informou que
“profissionais de saúde cubanos estão cooperando ativamente na prestação de
assistência aos afetados”.
Estados Unidos
O governo dos EUA se manifestou por meio das redes sociais tanto do presidente Donald Trump, quanto do secretário de Estado, Marco Rubio. Trump destacou que o país está disposto a ajudar e Rubio informou que seriam enviadas equipes de busca e resgate ao país, além de recursos médicos e de assistência humanitária.
“Instruí todas as agências do nosso governo a se prepararem para agir
rapidamente. Estaremos lá para nossos novos e queridos amigos. Os primeiros
relatos não são bons”, disse o chefe da Casa Branca.
Guiana
Os terremotos que afetaram a Venezuela fizeram a rivalidade com a vizinha Guiana, envolvida na disputa pelo território de Essequiba, ser deixada de lado. O presidente da Guiana, Irfaan Ali, manifestou solidariedade.
“Como vizinhos, estamos prontos para oferecer assistência dentro de nossa
capacidade. Nosso amor, nossas orações e nossos pensamentos estão com as
famílias dos afetados e o povo da Venezuela”, afirmou Ali em uma rede social.
A mensagem foi respondida pela presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, que
agradeceu o gesto do chefe de Estado do país vizinho.
“A sua mensagem transmite solidariedade, respeito e um sentido de vizinhança em
relação aos venezuelanos”, disse a chefe de Estado, em Caracas.
China
O governo chinês também disse que está pronto para enviar a ajuda que puder à
Venezuela. “Estamos confiantes de que, sob a liderança do governo, o povo da
Venezuela se recuperará e reconstruirá em breve”, disse Lin Jian, porta-voz do
Ministério das Relações Exteriores da China.
FMI
O FMI (Fundo Monetário Internacional) informou que está acompanhando os
desdobramentos na Venezuela após dois fortes terremotos terem atingido o país —
com receio de que milhares de pessoas tenham morrido — e que continuará em
contato com as autoridades venezuelanas enquanto elas avaliam suas
necessidades.
A porta-voz do FMI, Julie Kozack, disse aos repórteres que o organismo
financeiro internacional não está envolvido na reestruturação da dívida
anunciada pela Venezuela, mas permanece em contato com as autoridades locais
sobre as perspectivas macroeconômicas do país.
Ela afirmou que o FMI está pronto para ajudar na reestruturação da dívida,
conforme necessário.
Terremoto é o mais forte na
Venezuela
O terremoto de magnitude 7,5
que atingiu a Venezuela na quarta-feira, deixando ao menos 188 mortos e 1.520
feridos, é o mais forte registrado no país em mais de um século, segundo dados
históricos do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). Os tremores
provocaram o desabamento de dezenas de prédios, deixaram cidades sem energia
elétrica e mobilizaram operações de resgate em diversas regiões do país.
De acordo com o instituto americano, o último tremor de intensidade superior
ocorreu em 29 de outubro de 1900, quando um terremoto de magnitude estimada em
7,7 atingiu a costa venezuelana, a nordeste de Caracas, provocando “danos
consideráveis”.
Na quarta-feira, um primeiro tremor de magnitude 7,2 foi registrado às 18h04 no
horário local (19h04 no horário de Brasília), a cerca de 200 quilômetros a
oeste da capital venezuelana.
Pouco depois, um segundo abalo, de magnitude 7,5, ocorreu a cerca de 45
quilômetros do primeiro epicentro. Após os dois terremotos, foram registradas
cerca de 30 réplicas de abalos secundários, segundo a presidente interina
venezuelana, Delcy Rodríguez.
Destruição
Os dois terremotos devastadores provocaram destruição generalizada de prédios e
cenas de pânico em Caracas e outras partes do país, segundo relatos oficiais.
O primeiro terremoto, de magnitude 7,2 na escala Richter, teve seu epicentro a
21 km a oeste de Morón, às 18h04 (horário local, 19h04 em Brasília), e foi
seguido quase um minuto depois por um terremoto mais forte, de magnitude 7,5, a
poucos quilômetros de distância, informou o USGS. Os terremotos foram sentidos
também no Brasil e na Colômbia.
“Há dezenas de prédios desabados e estamos empenhados em árduos esforços de
resgate para salvar as vidas que Deus nos permitir salvar”, disse Delcy
Rodríguez em uma mensagem à nação após a meia-noite.
As cenas em Caracas eram de destruição e pânico, segundo um jornalista da AFP,
que viu um prédio de 22 andares completamente destruído na área de Chacao, na
zona leste da cidade. Pessoas nas ruas gritavam os nomes de seus parentes e
alguns voluntários escalavam os escombros. Segundo relatos da AFP, moradores
passaram a noite nas ruas buscando familiares desaparecidos e tentando
localizar sobreviventes.
“Precisamos de lanternas.”, implorava um deles ao cair da noite.
Do lado de fora do shopping Sambil, também em Chacao, Heidi Romero, uma
comerciante de 42 anos, expressou seu espanto com a magnitude dos tremores.
“Não, eu nem sei quanto tempo durou. Eu estava no último andar. Muitas coisas
caíram de algumas lojas. Saímos pelas escadas de emergência. Foi assim que nos
tiraram de lá.”, disse ela à AFP.
“A escada cedeu, a parede inteira rachou. Coisas caíram do teto. Foi
horrível.”, disse Odalis Escalona, uma
funcionária de banco de 54 anos.
Apoio
A líder da oposição e ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, María Corina Machado,
enviou uma mensagem de apoio. “Meu coração, meu abraço infinito e minhas
orações estão com todos os lares venezuelanos nestas horas de angústia”,
escreveu Machado, que está fora da Venezuela desde novembro.
“Os Estados Unidos estão prontos, dispostos e aptos a ajudar! Ordenei a todas
as agências do nosso governo que se preparem para agir rapidamente. Estaremos
lá para nossos novos e queridos amigos. Os primeiros relatos não são bons”,
escreveu Trump em uma rede social.
A maioria dos países da América Latina também expressou solidariedade e
ofereceu ajuda. O governo interino declarou estado de emergência devido à
gravidade dos danos e declarou La Guaira uma “zona de desastre”. Segundo as
autoridades, a região foi a mais afetada pelos terremotos.
“Foi terrível, foi terrível. Tudo desabou, tudo — disse Yilsmaris Blanco,
moradora de La Guaira.”, à AFP.
Nas ruas da região litorânea, moradores pediam ajuda e se mobilizavam para tentar
resgatar pessoas presas sob os escombros.
Aeroporto fechado
Diversas áreas ficaram sem energia elétrica. Muitas ruas estavam cobertas de
cacos de vidro. Prédios desabaram em várias partes de Caracas, relataram
jornalistas da AFP. Dezenas de socorristas trabalhavam entre os escombros em
busca de possíveis sobreviventes.
“Este é um evento grave, […] alguns estados foram particularmente afetados”,
observou Delcy Rodríguez.
Os tremores danificaram parte das instalações do Aeroporto Internacional de
Maiquetía, em La Guaira, a cerca de 40 km de Caracas. “O Aeroporto de Maiquetía
está fechado devido aos graves danos em sua infraestrutura”, declarou a
presidente.
Caracas também conta, no entanto, com o Aeroporto Militar de La Carlota,
localizado na região metropolitana da capital.
Passageiros com voos cancelados e moradores da região passaram a noite no
estacionamento do aeroporto após o fechamento do terminal.
Tribuna do Norte
50% dizem não votar em Lula “de jeito nenhum”
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Uma nova pesquisa
PoderData/Aya divulgada na quinta-feira (25) aponta o cenário de rejeição e
potencial de voto de dois nomes da política nacional: o presidente Lula (PT) e
o senador Flávio Bolsonaro (PL).
Segundo o levantamento, 50% dos entrevistados afirmam que não votariam em Lula
“de jeito nenhum”. Outros 35% dizem que votariam apenas no petista, enquanto
11% declaram que poderiam escolher seu nome em uma disputa eleitoral.
Em relação ao senador Flávio Bolsonaro, 48% dizem que não votariam nele em nenhuma
hipótese. Já 32% afirmam que ele é o único em quem votariam, enquanto 15% dizem
que poderiam considerar o nome do parlamentar.
Os números indicam estabilidade no cenário em comparação com o levantamento
anterior, feito no fim de maio. De acordo com a pesquisa, houve apenas
variações leves dentro da margem de erro, sem mudanças significativas no
comportamento do eleitorado.
O estudo foi realizado entre os dias 21 e 24 de junho de 2026, com 2.400
entrevistas em 617 municípios de todas as 27 unidades da Federação. A margem de
erro é de 2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. A pesquisa está
registrada no TSE sob o número BR-05722/2026.
Empate
A nova pesquisa eleitoral aponta um cenário de forte equilíbrio entre o
presidente Lula (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL) em uma simulação de 2º
turno. Segundo levantamento PoderData/Aya, divulgado nesta quinta-feira (25),
Lula aparece com 46% das intenções de voto, enquanto Flávio Bolsonaro registra
43%.
A diferença de três pontos percentuais coloca os dois pré-candidatos dentro da
margem de erro da pesquisa, que é de 2 pontos percentuais para mais ou para
menos, configurando empate técnico.
O resultado indica um cenário de disputa apertada e de alta competitividade
entre os dois nomes testados, sem vantagem consolidada para nenhum dos lados.
Tribuna do Norte
Concurso Unificado do RN tem resultado preliminar divulgado; veja como consultar
Foto: Freepik
O Governo do Rio Grande do
Norte publicou, nesta quarta-feira (24), o resultado preliminar da prova
objetiva do Concurso Público Unificado. A lista contempla os candidatos que
atingiram a pontuação mínima exigida no certame, regulamentado pelo Edital nº 001/2026.
A consulta pode ser feita no portal do Instituto Avalia, responsável pela organização do concurso. Os resultados foram disponibilizados em listas separadas para os cargos das Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Norte (Ceasa/RN), do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RN) e do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado (Ipern).
Além da classificação
preliminar, os participantes podem acessar, na área do candidato, a folha de
respostas e o desempenho individual obtido na prova objetiva. Segundo o Governo
do Estado, essas informações permanecerão disponíveis para consulta pelo prazo
de até 60 dias.
Os candidatos que desejarem
contestar o resultado preliminar poderão apresentar recurso nos dias 25 e 26 de
junho. O procedimento deve ser realizado exclusivamente por meio do formulário
eletrônico disponível no site do Instituto Avalia.
Primeira edição do Concurso
Unificado
Com mais de 49 mil inscritos,
o Concurso Público Unificado marca a primeira seleção integrada promovida pelo
Governo do Rio Grande do Norte, em um formato inspirado no Concurso Público
Nacional Unificado (CNU). Coordenado pela Secretaria de Estado da Administração
(Sead), o certame oferece 175 vagas distribuídas entre o Detran/RN, o Ipern e a
Ceasa/RN.
O concurso foi organizado em
blocos de cargos, conforme o nível de escolaridade. Esse modelo permitiu que os
candidatos disputassem vagas em mais de um órgão dentro do mesmo bloco,
ampliando as possibilidades de classificação. Também foi autorizada a inscrição
em blocos distintos dos níveis médio e superior, desde que observadas as regras
previstas no edital.
Tribuna do Norte
RN perde R$ 230 milhões em recursos para a educação por falhas no Censo Escolar
Apenas neste ano, o Estado
deixou de ser contemplado com R$ 44,8 milhões por problemas na inclusão de 4,48
mil estudantes no Censo Escolar 2025.
Os problemas cadastrais acontecem por falhas tanto no sistema utilizado quanto pela falta de ferramentas. Foto: Magnus Nascimento
O Rio Grande do Norte registra
um prejuízo de R$ 230,52 milhões de 2024 a 2026 com perdas de recursos federais
voltados a áreas essenciais da educação, incluindo alimentação, transporte e
manutenção das escolas. O problema foi motivado por falhas operacionais e pela
ausência de uma ferramenta para o cadastramento dos estudantes no EducaCenso.
Apenas neste ano, o Estado deixou de ser contemplado com R$ 44,8 milhões por
problemas na inclusão de 4,48 mil estudantes no Censo Escolar 2025.
As informações constam em processo administrativo em curso para a contratação
de uma empresa que tentará resolver esses gargalos, cuja documentação foi
obtida pela reportagem da TRIBUNA DO NORTE. No documento, o Grupo de
Processamento de Dados (GPD) da Secretaria de Educação do Rio Grande do Norte
(Seec/RN) solicita à titular da pasta, a secretária Maria do Socorro da Silva
Batista, que a plataforma ZAORI Astrea seja contratada para resolver as
inconsistências na declaração de dados ao Instituto Nacional de Estudos e
Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
De acordo com o documento, os R$ 44,84 milhões que deveriam ter sido destinados
neste ano contemplam repasses do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da
Educação Básica (Fundeb), salário-educação, Programa Nacional de Alimentação
Escolar (PNAE) e Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE).
Aliado a isso, o GPD esclarece que as falhas já tinham afetado a complementação
do Valor Aluno Ano Resultado (VAAR) nos exercícios de 2024, 2025 e 2026, por
descumprimento da condicionalidade de 80% de participação no Saeb.
“Parte substancial deste déficit originou-se de falhas na base do Censo
Escolar, visto que diversos estudantes que realizaram a prova não foram
contabilizados como presentes por não constarem na base oficial do Educacenso.
Apenas a título de dimensão, a bonificação da complementação VAAR projetada
para uma rede do porte da estadual atinge um teto histórico de R$ 36 milhões a
R$ 44 milhões em 2026”, aponta o Grupo no documento.
As perdas de complementação do VAAR pelo Estado são estimadas em R$ 27 milhões
em 2024, R$ 29 milhões em 2025 e R$ 40 milhões em 2026. Somadas às perdas por
omissão de alunos no Censo, estimadas em R$ 134,52 milhões no mesmo período, o
prejuízo alcança R$ 230,52 milhões.
A diretora de comunicação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do
Estado (Sinte/RN), Fátima Cardoso, esclarece que tem acompanhado o processo
para recuperação das perdas do Estado desde o ano passado. “Estamos discutindo
essa pauta em audiências e conversas com a Secretaria de Educação. Temos pedido
que seja buscado um novo programa e formato para não termos mais perdas de
recursos. Se a gente não procurar uma resolução, vamos continuar tendo
prejuízos danosos para a educação”, destaca.
Segundo a diretora de comunicação, os problemas cadastrais acontecem por falhas
tanto no sistema utilizado pela Secretaria de Educação do Estado quanto pela
falta de ferramentas adequadas para levantamento de dados nas escolas públicas.
“É preciso aperfeiçoar em nível local e na rede como um todo. Se isso não for
feito, vamos continuar tendo problema. Então a nossa discussão passa por esses
dois eixos”, destaca.
Fátima Cardoso aponta que os principais impactos são na assistência aos
estudantes por meio de programas educacionais, além do compromisso no pagamento
dos salários dos professores e manutenção das escolas. Estas duas últimas
demandas, observa, ainda apresentam uma forte dependência do Fundeb.
Embora o Sinte/RN ainda não tenha informações sobre quando a contratação da
Zaori Data LTDA deve ser efetivada, a diretora de comunicação aponta que a
entidade considera a medida como uma alternativa para resolver as
inconsistências nos dados dos estudantes.
“Nós defendemos a contratação da empresa para evitar esses problemas nos dados
que prejudicam o próprio Estado. A gente tem que ter um sistema atualizado e
potente que não gere problemas como tivemos em 2025, com mais de quatro mil
alunos não cadastrados. Isso revela que o nosso sistema precisa ser mudado”,
destaca.
A reportagem da TRIBUNA DO NORTE questionou o Ministério da Educação sobre a
possibilidade de o Rio Grande do Norte reaver os recursos perdidos, as
possibilidades de recomposição e se a pasta tem informações sobre o mesmo
problema de inconsistência envolvendo outros estados. Até o fechamento desta
edição, não obtivemos retorno. O espaço segue aberto.
Estado propõe inexigibilidade
de licitação
No processo administrativo, a
Seec/RN propõe a contratação da solução da Zaori Data LTDA, a plataforma Zaori
Astrea, por um período inicial de 60 meses. A pasta sustenta, ainda, que a
contratação seja feita por inexigibilidade de licitação, formato adotado quando
a empresa é a única capaz de atender a uma determinada demanda, dispensando
competição com outras empresas.
Na justificativa, a Seec aponta que o sistema da empresa executa o
processamento e cruzamento do arquivo XLSX do Educacenso em cascata de três
níveis (Código INEP, CPF normalizado e algoritmo de similaridade textual de
nomes com limiar mínimo de 90%), assegurando pareamento adequado e eliminando
subcontagens. Aliado a isso, a plataforma possibilita a correção de distorções
cadastrais antes do fechamento das janelas do INEP e pode garantir que a
participação do Estado no Saeb seja computada corretamente pelo MEC.
“A robustez da plataforma Zaori Astrea, associada ao seu caráter inovador e à
inviabilidade técnica de fragmentação de sua infraestrutura unificada de
segurança, possibilidade de controle de acesso federado (Gov.br) e conformidade
nativa com a LGPD, qualificam o software como ferramenta estratégica
indispensável para o reequilíbrio fiscal, governança orçamentária e eficiência
pedagógica da educação pública do Estado do Rio Grande do Norte”, aponta o
documento.
A reportagem da TRIBUNA DO NORTE contatou a empresa Zaori Data LTDA, sediada em
Natal, para confirmar em qual ponto está a contratação da plataforma e obter
maiores detalhes sobre a solução. Até o fechamento desta edição, não obtivemos
retorno.
Tribuna do Norte
quinta-feira, 25 de junho de 2026
Edição dos 300 anos do São João de Assú bate recorde e reúne 413 mil pessoas
O São João de Assú 2026 chegou ao fim na quarta-feira, 24 de junho, Dia de São João Batista, encerrando 12 dias de festa que marcaram os 300 anos da celebração considerada a mais antiga do mundo. O número final de público — 413 mil pessoas nos shows culturais do Polo Buraco do Prefeito supera a edição anterior, quando 300 mil pessoas passaram pelo mesmo espaço.
O encerramento seguiu a tradição religiosa que sustenta o São João de Assú desde sua origem. À tarde, a procissão solene pelas ruas da cidade reuniu fiéis em devoção ao padroeiro. À noite, o palco principal recebeu o show de Padre Fábio de Melo, encerrando os 300 anos com o mesmo tom de fé que abriu a festa no dia 12 de junho.
O recorde histórico de público ficou com a noite da Banda Seu Desejo, no dia 20 de junho, que reuniu 85 mil pessoas, o maior público registrado em um único dia em toda a história do São João de Assú. A marca supera qualquer edição anterior e consolida a festa como um dos maiores eventos juninos do país.
O prefeito Lula Soares encerrou a edição histórica e falou em orgulho local e acerto de contas com o presente. “A grandiosidade do São João de Assú não está apenas nos palcos, nas atrações ou na estrutura. A maior celebração é o orgulho que sentimos de pertencer a esta história”, afirmou. “Celebrar a nossa história e administrar com responsabilidade devem caminhar juntos. Quem administra recursos do povo precisa ter zelo, responsabilidade e respeito pelo dinheiro público.” Nascido em Assú, Lula Soares disse falar não como prefeito, mas como assuense, alguém que, segundo ele, tem a honra de viver um momento que ficará para sempre marcado na história da cidade.
Ao longo dos 12 dias, a cidade contou com dois espaços: o Buraco do Prefeito, com shows de artistas nacionais, e o Polo 24 de Junho, com telão para transmissão dos jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, animado por bandas locais antes de cada partida.
A grade de artistas nacionais incluiu Matheus e Kauan, Zé Vaqueiro, Menos é Mais, Seu Desejo, Mastruz com Leite e Flávio José. Os dois últimos dias reservaram espaço exclusivo para a programação religiosa: William Sanfoneiro no dia 23 e Padre Fábio de Melo no encerramento. Os artistas da terra também ocuparam os palcos do polo e as telas do polo de transmissão da Copa.
A edição dos 300 anos trouxe ainda o Arrastão dos 300 Anos na véspera do encerramento, com Banda Grafith e Bonde do Gragra percorrendo as ruas da cidade, uma das inovações que marcaram a festa e teve forte aprovação do público. As quadrilhas juninas receberam investimento direto da Prefeitura, com chamada pública que destinou recursos para fortalecer uma das expressões mais tradicionais do período junino. O Arraiá da Educação abriu os festejos e animou a Avenida Senador João Câmara com trio elétrico e show de Mara Dias. O espetáculo teatral Auto de São João Batista, sob direção de Diana Fontes, foi encenado por elenco local no Anfiteatro Arcelino Costa Leitão dias 6 e 7 de junho. O bloco Arraiá do Jegue desfilou comemorando 27 anos de fundação.
A segurança foi planejada com efetivo de aproximadamente 250 policiais militares por dia, com custeio via diárias operacionais do Governo do Estado, definido em reunião no gabinete civil com o comando da Polícia Militar do RN; o ato faz Assú se manter como o São João mais seguro do RN, onde não foi registrado ocorrências graves. O aparato incluiu câmeras de reconhecimento facial, revista na entrada, centro de saúde equipado no local e ambulâncias posicionadas em pontos estratégicos.
Os 300 anos do São João de Assú ficam registrados com o maior público da história da festa, uma programação que equilibrou fé, cultura popular e entretenimento, e números que colocam Assú entre os principais destinos juninos do Nordeste.
Secom-Assú
Assembleia revitaliza prédio histórico no Centro para abrigar novos estúdios e TI
| ||||
|















