sexta-feira, 26 de junho de 2026

Janja reúne mulheres em Natal e defende mobilização feminina contra a violência e em defesa da democracia

A primeira-dama Janja Lula da Silva participou, nesta quinta-feira (25), em Natal, do encontro “Mulheres do Time de Lula pelo Fim da Violência”, que reuniu lideranças políticas, parlamentares, representantes de movimentos sociais e militantes em defesa do enfrentamento à violência contra as mulheres e do fortalecimento da democracia. Promovido pelo Partido dos Trabalhadores, o evento foi realizado no Espaço Bossa Nova, na Arena das Dunas, e contou com a participação da governadora Fátima Bezerra.

Durante o encontro, Janja destacou os avanços das políticas para as mulheres desde o início do governo do presidente Lula e defendeu a participação feminina como protagonista nas eleições deste ano. “Em 2022 foram as mulheres que ajudaram a eleger o presidente Lula e tenho certeza de que novamente teremos um papel fundamental. Mas essa luta vai além das eleições. Precisamos transformar a cultura da violência, enfrentar a masculinidade nociva e envolver toda a sociedade nesse debate, das escolas às igrejas”, afirmou. A primeira-dama também ressaltou a necessidade de ampliar as políticas públicas de proteção diante dos altos índices de feminicídio registrados no país.

A governadora Fátima Bezerra destacou a ampliação da rede estadual de proteção às mulheres, citando a criação de sete Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs), a implantação da primeira Casa de Proteção para mulheres vítimas de violência e seus filhos, além do fortalecimento das políticas de prevenção. “Mesmo diante de tantas dificuldades, nosso governo vai entrar para a história como o que mais avançou na defesa da vida das mulheres. Jamais vamos nos calar. Em vez do silêncio, oferecemos proteção, acolhimento e políticas públicas”, declarou.

Presidenta estadual do PT, Samanda Alves afirmou que a presença de Janja e da governadora Fátima Bezerra ao lado de centenas de mulheres reafirma o compromisso coletivo com o enfrentamento à violência de gênero. “Reunir tantas mulheres comprometidas com a transformação social fortalece a certeza de que enfrentar a violência contra as mulheres exige coragem, investimento em políticas públicas e mobilização permanente. Não basta indignação. É preciso fortalecer a rede de proteção e enfrentar uma cultura que ainda naturaliza a violência. Esse compromisso precisa estar presente todos os dias, porque nenhuma mulher deve viver com medo e nenhuma violência pode ser tratada como normal”, destacou.

O encontro integrou a agenda nacional de mobilização das mulheres do Time de Lula e reforçou a defesa da ampliação das políticas públicas de proteção, da participação feminina na política e do enfrentamento à violência de gênero como compromissos permanentes para o fortalecimento da democracia brasileira.

Lula escolhe Teresa Leitão como nova líder do governo no Senado Federal

Senadora Teresa Leitão (PT-PE) escolhida como nova líder do governo no Senado Federal. Foto: AGÊNCIA SENADO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quinta-feira (25) a senadora Teresa Leitão (PT-PE) como nova líder do governo no Senado. A escolha ocorre após a saída de Jaques Wagner (PT-BA), que foi alvo de operação da PF (Polícia Federal) relacionada ao caso do Banco Master, na semana passada.

A senadora assumirá o cargo com a missão, segundo Lula, de articular a aprovação de duas PECs (Propostas de Emenda à Constituição) que são prioritárias para o governo sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a chamada PEC da Segurança Pública.

“Designei a senadora Teresa Leitão (PT-PE) para assumir a liderança do governo no Senado com a missão de articular o debate e a aprovação de projetos de interesse da população brasileira que estão em tramitação, como o fim da escala 6 por 1 e a PEC da Segurança, entre outros”, disse Lula no X (antigo Twitter).

Teresa é vista como uma congressista com boas relações com oposição e governistas. Ela também está na metade do seu mandato de oito anos no Senado e não será candidata nas eleições deste ano, o que garante maior tempo para se dedicar à função de liderança na Casa.

“Agradeço ao presidente Lula pela confiança ao me convidar para assumir a Liderança do Governo no Senado. Conversamos nesta manhã, quando afirmei que assumo essa missão com os princípios que sempre orientaram minha trajetória pública: lealdade, diálogo, disciplina e trabalho”, afirmou a senadora em suas redes sociais.

A escolha foi tratada diretamente por Lula e a senadora. A expectativa de integrantes do governo é que o ministro José Guimarães, da Secretaria de Relações Institucionais, intensifique sua atuação junto ao Senado.

Sob Jaques, a liderança do governo na Casa tinha atuação mais independente. Agora, com Teresa como líder, a avaliação interna é de que o ministro da SRI deve se envolver mais nas negociações das pautas prioritárias para o Executivo.

Jaques anunciou a saída da função depois de se reunir com Lula no Palácio da Alvorada, na quarta-feira (24). De acordo com o senador, a decisão foi tomada em “comum acordo” e após uma “conversa entre amigos”. O afastamento de Jaques passou a ser defendido por aliados do governo para evitar maior desgaste na campanha do chefe do Executivo, que é pré-candidato à reeleição.

Na semana passada, o senador foi alvo de nova fase da operação Compliance Zero que mira o esquema de fraudes do Banco Master. As investigações da PF indicaram que Jaques teria recebido benefícios econômicos, de forma direta ou indireta, em troca de sua atuação em prol do Master no Senado. O senador nega as acusações e afirma que irá colaborar com as investigações.

Tribuna do Norte

Arrecadação federal bate recorde de R$ 266,8 bilhões

A União arrecadou R$ 1,32 trilhão de janeiro a maio. Foto: JOSÉ CRUZ/AGÊNCIA BRASIL

A arrecadação federal atingiu R$ 266,8 bilhões em maio de 2026, o maior resultado para o mês desde o início da série histórica da Receita Federal, em 1995. O desempenho foi impulsionado principalmente pelo aumento das receitas ligadas ao petróleo, pela atividade econômica e por mudanças na tributação adotadas nos últimos anos.

O valor representa alta real (acima da inflação) de 10,69% em relação a maio de 2025, já descontada a inflação. No acumulado de janeiro a maio, a União arrecadou R$ 1,32 trilhão, também recorde para o período. A alta na arrecadação registrou crescimento real de 6,42% nos cinco primeiros meses do ano.

As receitas provenientes da exploração de petróleo e gás somaram R$ 50,6 bilhões no acumulado do ano, enquanto o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) arrecadou R$ 41,8 bilhões. Em maio, a arrecadação com o Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) alcançou R$ 36,7 bilhões.

Segundo a Receita Federal, a valorização do petróleo no mercado internacional teve impacto direto sobre as contas públicas. A alta dos preços da commodity, associada ao cenário de tensão no Oriente Médio, elevou receitas com royalties, exploração e tributação sobre exportações.

Somente em maio, o imposto de exportação sobre petróleo arrecadou R$ 1,05 bilhão. As receitas não administradas pela Receita, que incluem royalties e compensações financeiras pela exploração de recursos naturais, cresceram R$ 4,1 bilhões.

A arrecadação relacionada à extração de petróleo e gás natural chegou a R$ 50,6 bilhões nos cinco primeiros meses do ano, contra R$ 13,2 bilhões no mesmo período de 2025.

Além do setor de petróleo, a Receita destacou o desempenho de outros tributos. O resultado foi influenciado pelo aumento da contribuição previdenciária, do Programa de Integração Social (PIS) da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), do IOF, do IRPJ e da CSLL.

Em maio, IRPJ e CSLL somaram R$ 36,7 bilhões, com crescimento real de 33,11% em relação ao mesmo mês do ano passado. Segundo o órgão, cerca de R$ 7 bilhões desse montante vieram de recolhimentos considerados atípicos, relacionados a mudanças na legislação.

O IOF também teve avanço expressivo, alcançando R$ 8,1 bilhões no mês, alta real de 31,11% em relação a maio do ano passado. Em 2026, a arrecadação do imposto soma R$ 41,8 bilhões, alta real de 38,77% na comparação com os cinco primeiros meses de 2025.

A arrecadação também reflete medidas adotadas pelo governo nos últimos anos, como alterações na tributação de fundos exclusivos, offshores (empresas de investimento no exterior), redução de incentivos fiscais estaduais, combustíveis, encomendas internacionais, folha de pagamentos, apostas eletrônicas e juros sobre capital próprio.

Apesar dessas medidas, a Receita afirma que o resultado está relacionado principalmente ao crescimento econômico e ao desempenho dos setores produtivos.

O aumento das receitas ocorre em meio ao esforço do governo para cumprir a meta fiscal de 2026, que prevê superávit primário de cerca de R$ 34,3 bilhões, equivalente a 0,25% do PIB.

Pelas regras do arcabouço fiscal, há uma margem de tolerância que permite o cumprimento da meta com resultado entre zero e um superávit de aproximadamente R$ 68,6 bilhões.

A legislação também permite que o governo retire determinadas despesas do cálculo oficial, incluindo valores destinados ao pagamento de precatórios.

Tribuna do Norte

Cai a confiança da indústria do RN em junho, aponta Fiern

Apesar do recuo em junho, o índice acima de 50 pontos significa que os empresários potiguares seguem confiantes. Foto: MIGUEL ÂNGELO/CNI

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) no Rio Grande do Norte registrou uma queda de 2,6 pontos em junho, em comparação ao mês anterior, passando de 55,6 para 53,0 pontos. No comparativo ao mesmo período de 2025, quando o indicador atingiu 53,8, a queda foi de 0,8 ponto. Mesmo com o recuo, o índice acima de 50 pontos significa que os empresários potiguares seguem confiantes.

Os dados foram calculados com base em sondagem realizada entre os dias 1º e 12 de junho e publicada pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern). No levantamento, a entidade aponta que o ICEI revela que a retração no índice reflete tanto as condições correntes de negócios, mais desfavoráveis, quanto expectativas menos otimistas para os próximos seis meses.

O economista Helder Cavalcanti explica que a redução da confiança dos empresários demonstra que o setor ainda enxerga um cenário de juros elevados, crédito caro, alto custo financeiro e um consumo comprometido pela dívida. Ele destaca, no entanto, que a baixa no otimismo não representa necessariamente uma mudança para um cenário pessimista.

“Quando o empresário reduz suas expectativas, ele normalmente passa a analisar com mais cautela novos investimentos, ampliações da capacidade produtiva e contratações. Isso não significa necessariamente retração da atividade econômica, mas um ritmo menor de expansão. Projetos podem ser adiados até que exista maior previsibilidade sobre juros, demanda e ambiente econômico”, Helder Cavalcanti.

Para o economista Robespierre do Ó, além das incertezas com a economia nacional, o recuo no ICEI do Estado pode ser explicado pelo aumento das tensões comerciais externas. É o caso, especialmente, da insegurança com a possibilidade de novas tarifas pelos Estados Unidos.

“Outro aspecto importante é que a queda foi mais intensa nas expectativas do que nas condições atuais, indicando que os empresários não estão apenas avaliando um cenário presente mais difícil, mas também revisando suas perspectivas para os próximos meses. Como a confiança empresarial é um indicador antecedente da atividade econômica, esse movimento tende a refletir maior cautela nas decisões de investimento, contratação de mão de obra e expansão da produção”, destaca o economista.

Na divisão por portes de empresas, o ICEI de junho apontou impactos diferentes na confiança dos empresários. Enquanto o indicador das pequenas empresas declinou 9,9 pontos, passando de 53,2 para 43,3 pontos, entre as médias e grandes o índice permaneceu inalterado em 56,3 pontos, apontando que os empresários seguem confiantes.

Na avaliação de Robespierre do Ó, o cenário indica que o ambiente econômico tem afetado de forma mais intensa os pequenos negócios. “Como essas empresas possuem menor capacidade de financiar investimentos com recursos próprios e dependem mais do crédito bancário, tendem a reagir de forma mais intensa ao aumento do custo financeiro e às incertezas econômicas”, destaca.

O economista avalia que o cenário nos pequenos negócios pode refletir em uma menor geração de empregos, redução dos investimentos e expansão mais lenta da produção industrial nos próximos meses. “Como essas empresas possuem menor capacidade de financiar investimentos com recursos próprios e dependem mais do crédito bancário, tendem a reagir de forma mais intensa ao aumento do custo financeiro e às incertezas econômicas”, destaca.

O levantamento da Fiern aponta que índice de Expectativas de junho registrou queda de 3,0 pontos, saindo de 58,7 para 55,7 pontos, mas segue acima da linha divisória de 50 pontos, mostrando perspectivas mais moderadas para os próximos seis meses. Na comparação com junho de 2025, o índice de Condições Atuais caiu 0,7 ponto, enquanto o de Expectativas decresceu 0,9 ponto.

Apesar da queda no otimismo dos empresários, Helder Cavalcanti destaca que a recuperação é possível nos próximos seis meses, o que depende, no entanto, da redução gradual dos juros, melhoria do acesso ao crédito, controle da inflação e fortalecimento da demanda das famílias.

“No caso do Rio Grande do Norte, também será importante acompanhar o desempenho de setores estratégicos, como construção civil, comércio, serviços, energia e turismo, que possuem forte capacidade de gerar demanda para a indústria local”, aponta o economista.

Segundo Helder Cavalcanti, o esperado é que a retomada da confiança ocorra de forma gradual, com o pequeno empresário voltando a investir com maior intensidade quando observar melhora na economia. “A confiança não é construída apenas pelos indicadores econômicos, mas também pela expectativa de estabilidade e previsibilidade para o ambiente de negócios”, ressalta.

Tribuna do Norte

Líderes de todo o mundo se solidarizam com Venezuela após terremoto

Plataforma foi criada pelos próprios venezuelanos, de maneira voluntária, para ajudar nas buscas. Foto: REPRODUÇÃO INSTRAGRAM VICE-PRESIDÊNCIA

Os fortes terremotos, de 7.2 e 7.5 graus na escala Richter, que afetaram a Venezuela nessa quarta-feira (24), levou chefes de Estado de todo o mundo a se solidarizarem com o país sul-americano. Expressaram solidariedade ao povo e ao governo venezuelano, além da intenção de enviar ajuda, os líderes da França, do Brasil, Irã, da Arábia Saudita, de Cuba, da Turquia, China, Índia, Rússia, do Paquistão, da União Africana, Itália, União Europeia, Espanha, Bolívia, do Chile, da Colômbia, Argentina, do Peru, México, Panamá e dos Estados Unidos (EUA), entre outras nações.

Até o momento, dados oficiais registram 188 mortos e 1.500 feridos. Porém, projeções do Serviço Geológico dos EUA (USGS) apontam a probabilidade de dezenas de milhares de vítimas, com perda econômica de 1% a 7% do Produto Interno Bruto (PIB).

Desaparecidos

Quase 40 mil pessoas estão desaparecidas na Venezuela após os terremotos que abalaram o país, na noite de quarta-feira (24). A informação consta em uma plataforma criada pelos próprios venezuelanos, de maneira voluntária, para apoiar as buscas.

No Desaparecidos Terremoto Venezuela, pessoas podem registrar familiares desaparecidos por meio de um formulário com dados, como nome, idade, última localização em que foi visto, descrição física e foto.

Ao todo, o Desaparecidos Terremoto Venezuela recebeu 43.308 mil registros de desaparecidos. Desse número, 39.989 seguem sem contato, e outras 3.319 foram localizadas.

O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, manifestou “grande preocupação e consternação” com o desastre natural, prometendo enviar ajuda e assistência ao país. A presidente encarregada da Venezuela, Delcy Rodriguez, agradeceu o apoio do líder brasileiro.

“Valorizamos sinceramente esse gesto de solidariedade e fraternidade entre os nossos povos, reafirmando os laços históricos de cooperação e amizade que nos unem”, respondeu Delcy a Lula.

A presidente do México, Claudia Sheinbaum, disse que entrou em contato com o governo “do país irmão” e instruiu seu governo a preparar o envio de ajuda necessária.

“Nos foi solicitado que prestássemos apoio com pessoal especializado em resgate e assistência médica. O México sempre se solidariza — e continuará a se solidarizar — com os outros”, afirmou a presidente.

Por sua vez, o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, informou que “profissionais de saúde cubanos estão cooperando ativamente na prestação de assistência aos afetados”.

Estados Unidos

O governo dos EUA se manifestou por meio das redes sociais tanto do presidente Donald Trump, quanto do secretário de Estado, Marco Rubio. Trump destacou que o país está disposto a ajudar e Rubio informou que seriam enviadas equipes de busca e resgate ao país, além de recursos médicos e de assistência humanitária.

“Instruí todas as agências do nosso governo a se prepararem para agir rapidamente. Estaremos lá para nossos novos e queridos amigos. Os primeiros relatos não são bons”, disse o chefe da Casa Branca.

Guiana

Os terremotos que afetaram a Venezuela fizeram a rivalidade com a vizinha Guiana, envolvida na disputa pelo território de Essequiba, ser deixada de lado. O presidente da Guiana, Irfaan Ali, manifestou solidariedade.

“Como vizinhos, estamos prontos para oferecer assistência dentro de nossa capacidade. Nosso amor, nossas orações e nossos pensamentos estão com as famílias dos afetados e o povo da Venezuela”, afirmou Ali em uma rede social.

A mensagem foi respondida pela presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, que agradeceu o gesto do chefe de Estado do país vizinho.

“A sua mensagem transmite solidariedade, respeito e um sentido de vizinhança em relação aos venezuelanos”, disse a chefe de Estado, em Caracas.

China

O governo chinês também disse que está pronto para enviar a ajuda que puder à Venezuela. “Estamos confiantes de que, sob a liderança do governo, o povo da Venezuela se recuperará e reconstruirá em breve”, disse Lin Jian, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China.

FMI

O FMI (Fundo Monetário Internacional) informou que está acompanhando os desdobramentos na Venezuela após dois fortes terremotos terem atingido o país — com receio de que milhares de pessoas tenham morrido — e que continuará em contato com as autoridades venezuelanas enquanto elas avaliam suas necessidades.

A porta-voz do FMI, Julie Kozack, disse aos repórteres que o organismo financeiro internacional não está envolvido na reestruturação da dívida anunciada pela Venezuela, mas permanece em contato com as autoridades locais sobre as perspectivas macroeconômicas do país.

Ela afirmou que o FMI está pronto para ajudar na reestruturação da dívida, conforme necessário.

Terremoto é o mais forte na Venezuela

O terremoto de magnitude 7,5 que atingiu a Venezuela na quarta-feira, deixando ao menos 188 mortos e 1.520 feridos, é o mais forte registrado no país em mais de um século, segundo dados históricos do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). Os tremores provocaram o desabamento de dezenas de prédios, deixaram cidades sem energia elétrica e mobilizaram operações de resgate em diversas regiões do país.

De acordo com o instituto americano, o último tremor de intensidade superior ocorreu em 29 de outubro de 1900, quando um terremoto de magnitude estimada em 7,7 atingiu a costa venezuelana, a nordeste de Caracas, provocando “danos consideráveis”.

Na quarta-feira, um primeiro tremor de magnitude 7,2 foi registrado às 18h04 no horário local (19h04 no horário de Brasília), a cerca de 200 quilômetros a oeste da capital venezuelana.
Pouco depois, um segundo abalo, de magnitude 7,5, ocorreu a cerca de 45 quilômetros do primeiro epicentro. Após os dois terremotos, foram registradas cerca de 30 réplicas de abalos secundários, segundo a presidente interina venezuelana, Delcy Rodríguez.

Destruição

Os dois terremotos devastadores provocaram destruição generalizada de prédios e cenas de pânico em Caracas e outras partes do país, segundo relatos oficiais.

O primeiro terremoto, de magnitude 7,2 na escala Richter, teve seu epicentro a 21 km a oeste de Morón, às 18h04 (horário local, 19h04 em Brasília), e foi seguido quase um minuto depois por um terremoto mais forte, de magnitude 7,5, a poucos quilômetros de distância, informou o USGS. Os terremotos foram sentidos também no Brasil e na Colômbia.

“Há dezenas de prédios desabados e estamos empenhados em árduos esforços de resgate para salvar as vidas que Deus nos permitir salvar”, disse Delcy Rodríguez em uma mensagem à nação após a meia-noite.

As cenas em Caracas eram de destruição e pânico, segundo um jornalista da AFP, que viu um prédio de 22 andares completamente destruído na área de Chacao, na zona leste da cidade. Pessoas nas ruas gritavam os nomes de seus parentes e alguns voluntários escalavam os escombros. Segundo relatos da AFP, moradores passaram a noite nas ruas buscando familiares desaparecidos e tentando localizar sobreviventes.

“Precisamos de lanternas.”, implorava um deles ao cair da noite.

Do lado de fora do shopping Sambil, também em Chacao, Heidi Romero, uma comerciante de 42 anos, expressou seu espanto com a magnitude dos tremores.

“Não, eu nem sei quanto tempo durou. Eu estava no último andar. Muitas coisas caíram de algumas lojas. Saímos pelas escadas de emergência. Foi assim que nos tiraram de lá.”, disse ela à AFP.

“A escada cedeu, a parede inteira rachou. Coisas caíram do teto. Foi horrível.”, disse Odalis Escalona, ​​uma funcionária de banco de 54 anos.

Apoio

A líder da oposição e ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, María Corina Machado, enviou uma mensagem de apoio. “Meu coração, meu abraço infinito e minhas orações estão com todos os lares venezuelanos nestas horas de angústia”, escreveu Machado, que está fora da Venezuela desde novembro.

“Os Estados Unidos estão prontos, dispostos e aptos a ajudar! Ordenei a todas as agências do nosso governo que se preparem para agir rapidamente. Estaremos lá para nossos novos e queridos amigos. Os primeiros relatos não são bons”, escreveu Trump em uma rede social.

A maioria dos países da América Latina também expressou solidariedade e ofereceu ajuda. O governo interino declarou estado de emergência devido à gravidade dos danos e declarou La Guaira uma “zona de desastre”. Segundo as autoridades, a região foi a mais afetada pelos terremotos.

“Foi terrível, foi terrível. Tudo desabou, tudo — disse Yilsmaris Blanco, moradora de La Guaira.”, à AFP.

Nas ruas da região litorânea, moradores pediam ajuda e se mobilizavam para tentar resgatar pessoas presas sob os escombros.

Aeroporto fechado

Diversas áreas ficaram sem energia elétrica. Muitas ruas estavam cobertas de cacos de vidro. Prédios desabaram em várias partes de Caracas, relataram jornalistas da AFP. Dezenas de socorristas trabalhavam entre os escombros em busca de possíveis sobreviventes.

“Este é um evento grave, […] alguns estados foram particularmente afetados”, observou Delcy Rodríguez.

Os tremores danificaram parte das instalações do Aeroporto Internacional de Maiquetía, em La Guaira, a cerca de 40 km de Caracas. “O Aeroporto de Maiquetía está fechado devido aos graves danos em sua infraestrutura”, declarou a presidente.

Caracas também conta, no entanto, com o Aeroporto Militar de La Carlota, localizado na região metropolitana da capital.

Passageiros com voos cancelados e moradores da região passaram a noite no estacionamento do aeroporto após o fechamento do terminal.

Tribuna do Norte

50% dizem não votar em Lula “de jeito nenhum”

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Uma nova pesquisa PoderData/Aya divulgada na quinta-feira (25) aponta o cenário de rejeição e potencial de voto de dois nomes da política nacional: o presidente Lula (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL).

Segundo o levantamento, 50% dos entrevistados afirmam que não votariam em Lula “de jeito nenhum”. Outros 35% dizem que votariam apenas no petista, enquanto 11% declaram que poderiam escolher seu nome em uma disputa eleitoral.

Em relação ao senador Flávio Bolsonaro, 48% dizem que não votariam nele em nenhuma hipótese. Já 32% afirmam que ele é o único em quem votariam, enquanto 15% dizem que poderiam considerar o nome do parlamentar.

Os números indicam estabilidade no cenário em comparação com o levantamento anterior, feito no fim de maio. De acordo com a pesquisa, houve apenas variações leves dentro da margem de erro, sem mudanças significativas no comportamento do eleitorado.

O estudo foi realizado entre os dias 21 e 24 de junho de 2026, com 2.400 entrevistas em 617 municípios de todas as 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-05722/2026.

Empate

A nova pesquisa eleitoral aponta um cenário de forte equilíbrio entre o presidente Lula (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL) em uma simulação de 2º turno. Segundo levantamento PoderData/Aya, divulgado nesta quinta-feira (25), Lula aparece com 46% das intenções de voto, enquanto Flávio Bolsonaro registra 43%.

A diferença de três pontos percentuais coloca os dois pré-candidatos dentro da margem de erro da pesquisa, que é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, configurando empate técnico.

O resultado indica um cenário de disputa apertada e de alta competitividade entre os dois nomes testados, sem vantagem consolidada para nenhum dos lados.

Tribuna do Norte

Concurso Unificado do RN tem resultado preliminar divulgado; veja como consultar

Foto: Freepik

O Governo do Rio Grande do Norte publicou, nesta quarta-feira (24), o resultado preliminar da prova objetiva do Concurso Público Unificado. A lista contempla os candidatos que atingiram a pontuação mínima exigida no certame, regulamentado pelo Edital nº 001/2026.

A consulta pode ser feita no portal do Instituto Avalia, responsável pela organização do concurso. Os resultados foram disponibilizados em listas separadas para os cargos das Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Norte (Ceasa/RN), do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RN) e do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado (Ipern).

Além da classificação preliminar, os participantes podem acessar, na área do candidato, a folha de respostas e o desempenho individual obtido na prova objetiva. Segundo o Governo do Estado, essas informações permanecerão disponíveis para consulta pelo prazo de até 60 dias.

Os candidatos que desejarem contestar o resultado preliminar poderão apresentar recurso nos dias 25 e 26 de junho. O procedimento deve ser realizado exclusivamente por meio do formulário eletrônico disponível no site do Instituto Avalia.

Primeira edição do Concurso Unificado

Com mais de 49 mil inscritos, o Concurso Público Unificado marca a primeira seleção integrada promovida pelo Governo do Rio Grande do Norte, em um formato inspirado no Concurso Público Nacional Unificado (CNU). Coordenado pela Secretaria de Estado da Administração (Sead), o certame oferece 175 vagas distribuídas entre o Detran/RN, o Ipern e a Ceasa/RN.

O concurso foi organizado em blocos de cargos, conforme o nível de escolaridade. Esse modelo permitiu que os candidatos disputassem vagas em mais de um órgão dentro do mesmo bloco, ampliando as possibilidades de classificação. Também foi autorizada a inscrição em blocos distintos dos níveis médio e superior, desde que observadas as regras previstas no edital.

Tribuna do Norte

RN perde R$ 230 milhões em recursos para a educação por falhas no Censo Escolar

Apenas neste ano, o Estado deixou de ser contemplado com R$ 44,8 milhões por problemas na inclusão de 4,48 mil estudantes no Censo Escolar 2025.

Os problemas cadastrais acontecem por falhas tanto no sistema utilizado quanto pela falta de ferramentas. Foto: Magnus Nascimento

O Rio Grande do Norte registra um prejuízo de R$ 230,52 milhões de 2024 a 2026 com perdas de recursos federais voltados a áreas essenciais da educação, incluindo alimentação, transporte e manutenção das escolas. O problema foi motivado por falhas operacionais e pela ausência de uma ferramenta para o cadastramento dos estudantes no EducaCenso. Apenas neste ano, o Estado deixou de ser contemplado com R$ 44,8 milhões por problemas na inclusão de 4,48 mil estudantes no Censo Escolar 2025.

As informações constam em processo administrativo em curso para a contratação de uma empresa que tentará resolver esses gargalos, cuja documentação foi obtida pela reportagem da TRIBUNA DO NORTE. No documento, o Grupo de Processamento de Dados (GPD) da Secretaria de Educação do Rio Grande do Norte (Seec/RN) solicita à titular da pasta, a secretária Maria do Socorro da Silva Batista, que a plataforma ZAORI Astrea seja contratada para resolver as inconsistências na declaração de dados ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

De acordo com o documento, os R$ 44,84 milhões que deveriam ter sido destinados neste ano contemplam repasses do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), salário-educação, Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE). Aliado a isso, o GPD esclarece que as falhas já tinham afetado a complementação do Valor Aluno Ano Resultado (VAAR) nos exercícios de 2024, 2025 e 2026, por descumprimento da condicionalidade de 80% de participação no Saeb.

“Parte substancial deste déficit originou-se de falhas na base do Censo Escolar, visto que diversos estudantes que realizaram a prova não foram contabilizados como presentes por não constarem na base oficial do Educacenso. Apenas a título de dimensão, a bonificação da complementação VAAR projetada para uma rede do porte da estadual atinge um teto histórico de R$ 36 milhões a R$ 44 milhões em 2026”, aponta o Grupo no documento.

As perdas de complementação do VAAR pelo Estado são estimadas em R$ 27 milhões em 2024, R$ 29 milhões em 2025 e R$ 40 milhões em 2026. Somadas às perdas por omissão de alunos no Censo, estimadas em R$ 134,52 milhões no mesmo período, o prejuízo alcança R$ 230,52 milhões.

A diretora de comunicação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado (Sinte/RN), Fátima Cardoso, esclarece que tem acompanhado o processo para recuperação das perdas do Estado desde o ano passado. “Estamos discutindo essa pauta em audiências e conversas com a Secretaria de Educação. Temos pedido que seja buscado um novo programa e formato para não termos mais perdas de recursos. Se a gente não procurar uma resolução, vamos continuar tendo prejuízos danosos para a educação”, destaca.

Segundo a diretora de comunicação, os problemas cadastrais acontecem por falhas tanto no sistema utilizado pela Secretaria de Educação do Estado quanto pela falta de ferramentas adequadas para levantamento de dados nas escolas públicas. “É preciso aperfeiçoar em nível local e na rede como um todo. Se isso não for feito, vamos continuar tendo problema. Então a nossa discussão passa por esses dois eixos”, destaca.

Fátima Cardoso aponta que os principais impactos são na assistência aos estudantes por meio de programas educacionais, além do compromisso no pagamento dos salários dos professores e manutenção das escolas. Estas duas últimas demandas, observa, ainda apresentam uma forte dependência do Fundeb.

Embora o Sinte/RN ainda não tenha informações sobre quando a contratação da Zaori Data LTDA deve ser efetivada, a diretora de comunicação aponta que a entidade considera a medida como uma alternativa para resolver as inconsistências nos dados dos estudantes.

“Nós defendemos a contratação da empresa para evitar esses problemas nos dados que prejudicam o próprio Estado. A gente tem que ter um sistema atualizado e potente que não gere problemas como tivemos em 2025, com mais de quatro mil alunos não cadastrados. Isso revela que o nosso sistema precisa ser mudado”, destaca.

A reportagem da TRIBUNA DO NORTE questionou o Ministério da Educação sobre a possibilidade de o Rio Grande do Norte reaver os recursos perdidos, as possibilidades de recomposição e se a pasta tem informações sobre o mesmo problema de inconsistência envolvendo outros estados. Até o fechamento desta edição, não obtivemos retorno. O espaço segue aberto.

Estado propõe inexigibilidade de licitação

No processo administrativo, a Seec/RN propõe a contratação da solução da Zaori Data LTDA, a plataforma Zaori Astrea, por um período inicial de 60 meses. A pasta sustenta, ainda, que a contratação seja feita por inexigibilidade de licitação, formato adotado quando a empresa é a única capaz de atender a uma determinada demanda, dispensando competição com outras empresas.

Na justificativa, a Seec aponta que o sistema da empresa executa o processamento e cruzamento do arquivo XLSX do Educacenso em cascata de três níveis (Código INEP, CPF normalizado e algoritmo de similaridade textual de nomes com limiar mínimo de 90%), assegurando pareamento adequado e eliminando subcontagens. Aliado a isso, a plataforma possibilita a correção de distorções cadastrais antes do fechamento das janelas do INEP e pode garantir que a participação do Estado no Saeb seja computada corretamente pelo MEC.

“A robustez da plataforma Zaori Astrea, associada ao seu caráter inovador e à inviabilidade técnica de fragmentação de sua infraestrutura unificada de segurança, possibilidade de controle de acesso federado (Gov.br) e conformidade nativa com a LGPD, qualificam o software como ferramenta estratégica indispensável para o reequilíbrio fiscal, governança orçamentária e eficiência pedagógica da educação pública do Estado do Rio Grande do Norte”, aponta o documento.

A reportagem da TRIBUNA DO NORTE contatou a empresa Zaori Data LTDA, sediada em Natal, para confirmar em qual ponto está a contratação da plataforma e obter maiores detalhes sobre a solução. Até o fechamento desta edição, não obtivemos retorno.

Tribuna do Norte

quinta-feira, 25 de junho de 2026

Edição dos 300 anos do São João de Assú bate recorde e reúne 413 mil pessoas

O São João de Assú 2026 chegou ao fim na quarta-feira, 24 de junho, Dia de São João Batista, encerrando 12 dias de festa que marcaram os 300 anos da celebração considerada a mais antiga do mundo. O número final de público — 413 mil pessoas nos shows culturais do Polo Buraco do Prefeito supera a edição anterior, quando 300 mil pessoas passaram pelo mesmo espaço.

O encerramento seguiu a tradição religiosa que sustenta o São João de Assú desde sua origem. À tarde, a procissão solene pelas ruas da cidade reuniu fiéis em devoção ao padroeiro. À noite, o palco principal recebeu o show de Padre Fábio de Melo, encerrando os 300 anos com o mesmo tom de fé que abriu a festa no dia 12 de junho.

O recorde histórico de público ficou com a noite da Banda Seu Desejo, no dia 20 de junho, que reuniu 85 mil pessoas, o maior público registrado em um único dia em toda a história do São João de Assú. A marca supera qualquer edição anterior e consolida a festa como um dos maiores eventos juninos do país.

O prefeito Lula Soares encerrou a edição histórica e falou em orgulho local e acerto de contas com o presente. “A grandiosidade do São João de Assú não está apenas nos palcos, nas atrações ou na estrutura. A maior celebração é o orgulho que sentimos de pertencer a esta história”, afirmou. “Celebrar a nossa história e administrar com responsabilidade devem caminhar juntos. Quem administra recursos do povo precisa ter zelo, responsabilidade e respeito pelo dinheiro público.” Nascido em Assú, Lula Soares disse falar não como prefeito, mas como assuense, alguém que, segundo ele, tem a honra de viver um momento que ficará para sempre marcado na história da cidade.

Ao longo dos 12 dias, a cidade contou com dois espaços: o Buraco do Prefeito, com shows de artistas nacionais, e o Polo 24 de Junho, com telão para transmissão dos jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, animado por bandas locais antes de cada partida.

A grade de artistas nacionais incluiu Matheus e Kauan, Zé Vaqueiro, Menos é Mais, Seu Desejo, Mastruz com Leite e Flávio José. Os dois últimos dias reservaram espaço exclusivo para a programação religiosa: William Sanfoneiro no dia 23 e Padre Fábio de Melo no encerramento. Os artistas da terra também ocuparam os palcos do polo e as telas do polo de transmissão da Copa.

A edição dos 300 anos trouxe ainda o Arrastão dos 300 Anos na véspera do encerramento, com Banda Grafith e Bonde do Gragra percorrendo as ruas da cidade, uma das inovações que marcaram a festa e teve forte aprovação do público. As quadrilhas juninas receberam investimento direto da Prefeitura, com chamada pública que destinou recursos para fortalecer uma das expressões mais tradicionais do período junino. O Arraiá da Educação abriu os festejos e animou a Avenida Senador João Câmara com trio elétrico e show de Mara Dias. O espetáculo teatral Auto de São João Batista, sob direção de Diana Fontes, foi encenado por elenco local no Anfiteatro Arcelino Costa Leitão dias 6 e 7 de junho. O bloco Arraiá do Jegue desfilou comemorando 27 anos de fundação.

A segurança foi planejada com efetivo de aproximadamente 250 policiais militares por dia, com custeio via diárias operacionais do Governo do Estado, definido em reunião no gabinete civil com o comando da Polícia Militar do RN; o ato faz Assú se manter como o São João mais seguro do RN, onde não foi registrado ocorrências graves. O aparato incluiu câmeras de reconhecimento facial, revista na entrada, centro de saúde equipado no local e ambulâncias posicionadas em pontos estratégicos.

Os 300 anos do São João de Assú ficam registrados com o maior público da história da festa, uma programação que equilibrou fé, cultura popular e entretenimento, e números que colocam Assú entre os principais destinos juninos do Nordeste.

Secom-Assú

Assembleia revitaliza prédio histórico no Centro para abrigar novos estúdios e TI

Crédito da(s) Foto(s): João Gilberto
 
A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte inaugura, na próxima quarta-feira (1º), às 15h, o edifício Deputado Moacyr Torres Duarte, localizado na Cidade Alta. A nova estrutura abrigará a TV Assembleia, a Rádio Assembleia, a Diretoria de Tecnologia e Inovação e a Controladoria da Casa, oferecendo um ambiente moderno e integrado para otimizar a prestação de serviços e o fluxo de trabalho dos servidores.

O imóvel, onde funcionava anteriormente o Banco do Nordeste (BNB), foi escolhido como parte de um planejamento estratégico voltado à revitalização do Centro Histórico de Natal. Com mais de 1.600 metros quadrados distribuídos em quatro pavimentos, o espaço contará com estúdios amplos, salas de reunião e uma redação integrada. A nova sede das emissoras legislativas terá cinco ilhas de edição, estúdios de rádio e televisão, além de quatro switches e salas de produção para o monitoramento de conteúdo em tempo real.

A área tecnológica do Parlamento também ganhará novas instalações para o desenvolvimento de ferramentas digitais, como o e-Legis e o Legis Plenário. Um dos destaques do projeto é a preservação do antigo cofre do banco, que foi transformado em um moderno data center. De acordo com o diretor Administrativo e Financeiro da Assembleia, Pedro Cascudo, a mudança gerará economia direta. “A inauguração do novo espaço vai colaborar para que outros imóveis alugados pelo Poder Legislativo sejam desocupados”, detalha o gestor.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), destaca que a iniciativa consolida a modernização institucional e o compromisso social da Casa. “A entrega deste edifício é um passo significativo para o fortalecimento da nossa comunicação e tecnologia, permitindo um serviço mais ágil e transparente ao cidadão. Além disso, ao ocuparmos este espaço no Centro Histórico, reafirmamos nossa contribuição para a revitalização de uma área fundamental para a memória de Natal, unindo eficiência administrativa e valorização do nosso patrimônio”, ressalta o presidente.

A reforma do edifício seguiu rigorosamente as orientações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), mantendo a arquitetura original da fachada externa e incorporando normas de acessibilidade e sustentabilidade. Além do novo prédio, a ALRN 'adota' também a Praça João Maria, no entorno do edifício, em compromisso assumido junto ao município de Natal. A iniciativa reflete o compromisso do Legislativo Potiguar com a conservação do patrimônio arquitetônico e com a promoção de atividades culturais no coração da cidade.

Além da nova sede, a Assembleia prevê a construção de um anexo na Avenida Câmara Cascudo e a restauração de um sobrado antigo para o atendimento ao público. O conjunto será integrado ao Memorial do Legislativo Potiguar, reforçando a ocupação da região. Outra ação prevista é a gestão do Museu Café Filho, que passará para a responsabilidade da Casa mediante acordo com o Executivo, consolidando o Parlamento como um dos principais promotores da valorização da memória e da história local.