quarta-feira, 26 de março de 2025

A "Guerra Comercial" dos EUA e seu impacto no setor imobiliário da Flórida


Movimento do governo americano sinaliza para um reposicionamento econômico no país

O retorno de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos em 2025 reacendeu o foco em políticas comerciais protecionistas. Entre as primeiras medidas de seu novo mandato, o governo impôs tarifas mais altas sobre importações de diversos países, justificando a necessidade de corrigir desequilíbrios históricos no comércio exterior americano. Embora a escalada tarifária tenha sido rapidamente rotulada como uma nova “guerra comercial”, analistas do setor imobiliário destacam que o momento deve ser interpretado como parte de um realinhamento estratégico da economia dos EUA — e não como um sinal de retração estrutural.

Em paralelo aos ajustes comerciais, o cenário monetário dos Estados Unidos também começa a mudar. Com a taxa básica do Federal Reserve atualmente em 4,5% ao ano, as projeções para o segundo semestre indicam possíveis cortes, caso o consumo continue desacelerando e a inflação se mantenha sob controle. Para o mercado de Real Estate — nome usado para o setor de investimentos e desenvolvimento imobiliário nos Estados Unidos — esse ambiente representa o início de um novo ciclo.

De acordo com Leandro Sobrinho, investidor imobiliário nos EUA e sócio da Davila Finance, a redução de juros tende a destravar financiamentos e aquecer novamente a demanda. “Mas agora, o perfil do investidor mudou. Quem estava no mercado apenas surfando o excesso de liquidez já saiu. O que vemos hoje é um setor mais técnico, com fundamentos sólidos e menos margem para apostas amadoras”, analisa Sobrinho.

Na prática, isso se reflete em uma dinâmica mais lenta, mas também mais estruturada. “Ciclos de venda um pouco mais longos e margens ajustadas não representam um problema para quem sabe o que está fazendo. Ao contrário, esse cenário elimina a volatilidade criada pela euforia e abre espaço para decisões estratégicas de longo prazo”, complementa.

Flórida permanece como pólo estratégico e ativo confiável

Apesar da desaceleração pontual da demanda — mais associada ao ambiente monetário do que às novas diretrizes comerciais — a Flórida segue como um dos principais pólos de investimento imobiliário dos Estados Unidos. Com clima favorável, infraestrutura consolidada e apelo internacional, o estado continua atraindo capital estrangeiro com perfil estruturado, especialmente no segmento de habitação familiar.

O Grupo Davila, por exemplo, entregou mais de 230 unidades residenciais de alto padrão entre 2023 e 2024, Em 2025 está desenvolvendo novos empreendimentos que superam o marco dos 2 anos anteriores com destaque para os empreendimentos Lakeview, em Winter Garden e Grove, em Oakland. Os projetos somam mais de US$250 milhões em Valor Geral de Vendas (VGV). O foco da empresa está em áreas urbanas na Central Florida.

“Trabalhamos em regiões com potencial de valorização real, não artificial. O objetivo é desenvolver projetos modernos, acessíveis e sustentáveis, que contribuam para o desenvolvimento urbano e gerem impacto positivo na economia local”, explica Sobrinho.

Momento de consolidação para quem tem preparo e visão de longo prazo

Embora parte da imprensa trate o cenário atual com alarmismo, o setor de Real Estate demonstra maturidade e resiliência, especialmente para quem acompanha os ciclos de forma estruturada. Para investidores profissionais, as medidas adotadas pelo governo não representam uma ameaça, mas uma reorganização necessária para manter a solidez do mercado.

“Para nós, que vivemos esse mercado há anos, é justamente nesses momentos que as melhores oportunidades aparecem. A economia americana tem capacidade de ajuste, e as decisões que estão sendo tomadas hoje visam garantir um crescimento mais sustentável no futuro”, finaliza Sobrinho.

 

Sobre a Davila Finance

A Davila Finance é uma empresa gestora de investimentos imobiliários na região central da Flórida. Com uma equipe que acumula experiência de décadas combinada em investimentos imobiliários, a empresa está bem posicionada para guiar projetos e receber investidores dentro de seu portfólio. Fundada com base em expertise em Corporate & Investment Banking, Finanças Estruturadas e empréstimos para construção, a Davila Finance se orgulha de construir relacionamentos de longo prazo com seus clientes. Para mais informações, acesse https://davilafinance.com.

Sobre Leandro Sobrinho

Investidor Imobiliário nos EUA, co-fundador e sócio da Davila Finance, onde concentra seus esforços no planejamento estratégico e no relacionamento com investidores. O empresário possui mais de 17 anos de experiência, atuando como empreendedor, sócio e gestor de mais de 40 empresas em setores diversos ao longo de sua carreira. Especialista em estruturar empresas e avaliar oportunidades, construiu uma trajetória baseada na confiança e na comunicação transparente com sócios, fornecedores e investidores. Além disso, é membro do conselho de empresas no Brasil e nos EUA, dedicando-se a otimizar a gestão com foco no melhor aproveitamento de oportunidades e no ciclo contínuo de novos investimentos. Para mais informações, acesse  https://www.linkedin.com/in/leandro-otavio-sobrinho-90980b165/

Carolina Lara 
De:carolina@carolinalara.com.br
Para:nelsondantasassu@yahoo.com.br

0 comentários:

Postar um comentário