segunda-feira, 31 de março de 2025

Projetos de deputado Luiz Eduardo são sancionados e vão colaborar com Turismo


Dois projetos de lei apresentados pelo deputado estadual Luiz Eduardo (Solidariedade) e recentemente sancionados pela governadora Fátima Bezerra miram, de formas distintas, o fortalecimento do turismo no Rio Grande do Norte. As leis tratam sobre isenção de parte de impostos e o reconhecimento da importância do Morro Careca. A expectativa do parlamentar é que gerem um impacto positivo na economia potiguar.

Por iniciativa do deputado, o Morro do Careca, principal cartão-postal de Natal, tornou-se em Patrimônio Natural, Paisagístico, Ambiental, Histórico e Turístico Material do Estado. A medida, segundo o parlamentar, busca reforçar a proteção legal da duna localizada na Praia de Ponta Negra e ampliar o reconhecimento sobre sua importância para o imaginário potiguar e para a atividade turística.

"É mais do que uma paisagem bonita. O Morro do Careca é símbolo da nossa identidade e um patrimônio que precisa estar resguardado em todas as dimensões possíveis. Esse reconhecimento fortalece políticas públicas de preservação e pode gerar mais investimentos em infraestrutura turística", afirmou Luiz Eduardo.

Por outro lado, o parlamentar também mirou diretamente o aumento do consumo por parte dos turistas. O programa “Tax Free” foi estabelecido graças à iniciativa do deputado e estabelece um sistema de restituição do ICMS para turistas estrangeiros que fizerem compras no Rio Grande do Norte e levarem os produtos para fora do país. A proposta se baseia em convênio firmado no âmbito do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) e visa tornar o estado mais atrativo para o consumo de visitantes internacionais.

O programa permitirá a devolução do imposto estadual em compras presenciais feitas por pessoas físicas não residentes no Brasil, desde que a saída das mercadorias ocorra em até 30 dias. Para ter direito à restituição, o turista precisará informar a intenção no momento da compra e apresentar as notas fiscais, os produtos adquiridos e os bilhetes de viagem nos postos de atendimento que ainda serão criados nas zonas primárias de fiscalização.

"Com o Tax Free, o Rio Grande do Norte se alinha a uma tendência mundial. O turista estrangeiro se sente incentivado a gastar mais quando sabe que poderá receber de volta parte dos tributos pagos. Isso injeta dinheiro na economia local e movimenta o comércio, o setor de serviços e o turismo", justificou o deputado.

A legislação determina ainda que apenas estabelecimentos varejistas credenciados e que operem fora do regime do Simples Nacional poderão participar do programa. As compras precisam ser feitas com cartão de crédito e ter valor mínimo de R$ 50. Não haverá restituição de impostos sobre serviços, como refeições e hospedagens.

No caso do Tax Free, o Governo deverá firmar convênios com a Receita Federal para instalar os postos de verificação e credenciar empresas especializadas na operacionalização do sistema. Já sobre o reconhecimento do Morro do Careca como patrimônio material terá efeito imediato, embora sua aplicação em ações de preservação dependerá de iniciativas complementares.

Incêndio atinge depósito de loja no Centro de Mossoró


Na manhã desta segunda-feira (31) um incêndio atingiu a loja Casa dos Ferros, localizada no Centro da cidade de Mossoró, região Oeste do RN. O fogo teria começado no setor de tintas e, por ser um depósito com material inflamável, começou a se espalhar pelo estabelecimento. Os próprios funcionários iniciaram os procedimentos com extintores para controlar as chamas. Parte do telhado foi destruído pelo fogo, além de materiais eletrônicos e comercial. Os danos foram apenas materiais.

A fumaça chamou a atenção de quem estava em diferentes partes do bairro, mas ninguém saiu ferido. O Corpo de Bombeiros recebeu o chamado para a ocorrência chamado por volta das 9:45h. “Quando chegamos ao local parte do incêndio já havia sido controlado pelos próprios funcionários com extintores disponíveis na empresa. Finalizamos o combate e logo em seguida o resfriamento e rescaldo para que as chamas não retornassem”, informou a instituição.

A empresa divulgou uma nota informando que, em decorrência do sinistro, a loja estará fechada nesta segunda e terça-feira para que as reformas possam ser realizadas e, assim, voltar a atender os clientes. Ainda não foram divulgadas informações sobre o que teria provocado o incêndio.

Caminhão de bombeiros na rua

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

Bombeiros foram acionados para a ocorrência. Foto: Divulgação/Bombeiros

Tribuna do Norte