A iniciativa busca fortalecer o ecossistema de inovação com foco em IA e gestão empresarial. Carlos von Sohsten, gestor do IALab, destaca que o edital está alinhado com a proposta de acelerar startups e negócios inovadores no estado. Segundo ele, a ideia é mapear, avaliar e credenciar soluções que utilizem inteligência artificial, promovendo sua inserção no mercado de forma mais ágil e eficiente. “Vamos juntos com as empresas credenciadas desenvolver mecanismos para criar mercados, ajudar naquilo que é necessário para que essas empresas acelerem, para que seus produtos sejam realmente utilizados”, diz o gestor.
“O propósito do Sebrae é apoiar as micro e pequenas empresas e, nesse sentido, criamos o IALab, que é uma estrutura interna com o objetivo de acelerar a apropriação dessas novas tecnologias de inteligência artificial, levando-as para as micro e pequenas empresas e, também, para melhorar a própria eficiência do Sebrae para uso interno”, acrescenta.
As inscrições estão permanentemente abertas e devem ser feitas pelo site do Sebrae-RN, na aba “Licitações e Editais”. As empresas interessadas devem entrar em contato pelo e-mail credenciamentoialab.rn@sebrae.com.br, disponível no edital. No ato da inscrição, será enviado um link para um formulário digital, que deverá ser preenchido e encaminhado ao mesmo endereço eletrônico.
Podem participar do credenciamento todas as empresas legalmente constituídas no país, operando conforme a legislação vigente, interessadas em oferecer soluções inovadoras aos parceiros e clientes atendidos pelo Sebrae, desde que observadas as condições exigidas no edital e seus anexos. Entre os critérios, estão: tempo de existência superior a seis meses; a tecnologia ou solução deve ser de propriedade da empresa ou representada legalmente por ela; além disso, é necessário que a empresa seja constituída sob as leis brasileiras e tenha sede e administração no país.
O processo de seleção está dividido em três etapas: qualificação técnica, apresentação de pitch e habilitação jurídica. As soluções devem estar operacionais, com comprovação de uso no mercado, escalabilidade e conformidade regulatória.
As empresas selecionadas terão acesso a benefícios como a associação de suas soluções à marca Sebrae em campanhas de estímulo à inovação, além de visibilidade como parceiras da instituição em seu site oficial e em plataformas digitais criadas com essa finalidade. Também terão prioridade de acesso a programas da área de inovação, projetos voltados a startups, editais de subvenção, programas de aceleração e de capacitação.
Os resultados serão divulgados no site oficial do Sebrae-RN, na aba “Licitações
e Editais”, em dois momentos: após a realização das análises das etapas 1 e 2;
e após a análise da etapa 3. Mais informações podem ser obtidas pelo
e-mail credenciamentoialab@rn.sebrae.com.br. O edital está disponível para
consulta no site da entidade.
Tribuna do Norte
0 comentários:
Postar um comentário