

No Brasil, a mortalidade materna atinge sobretudo as gestantes pretas e pardas, como destaca esta edição do Repórter Brasil, da TV Brasil. Em 2022, o número de óbitos a cada 100 mil nascidos vivos de mães pretas foi de 110,6 - o dobro do índice da população em geral, que é de 57,7 mortes a cada 100 mil nascidos vivos. Esta reportagem da Agência Brasil e esta outra, da Radioagência Nacional, destacam as políticas públicas brasileiras para reduzir a mortalidade de gestantes até 2027.
Este mês também temos a campanha Maio Verde, cujo carro chefe é o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, celebrado no dia 26. A doença provoca a atrofia do nervo óptico, responsável por conectar o olho ao cérebro, interrompendo a transmissão dos sinais entre esses dois órgãos. A enfermidade é a maior causa de cegueira irreversível no Brasil, e acomete cerca de 2,5 milhões de pessoas, segundo a Sociedade Brasileira de Glaucoma. O diagnóstico precoce, por meio de exames periódicos, é a melhor forma de detectar a doença e iniciar o tratamento do glaucoma, como destaca esta reportagem da Agência Brasil, de 2018, esta outra, publicada pela Agência em 2024, e esta edição do Tarde Nacional, da Rádio Nacional, que foi ao ar em 2021. A TV Brasil também deu destaque ao tema em 2016, nesta edição do Repórter Brasil Tarde.
O Dia Mundial sem Tabaco é celebrado em 31 de maio. A efeméride foi instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que alerta que o tabagismo mata mais de oito milhões de pessoas anualmente em todo o mundo. E cerca de 1,2 milhão desses óbitos são de não fumantes, expostos ao fumo passivo, como mostra esta reportagem de 2019 da Agência Brasil. Em 2024, a campanha se voltou para o problema dos cigarros eletrônicos, que tiveram um aumento vertiginoso de 600% no consumo nos últimos seis anos, impulsionado pela falsa ideia de que esses dispositivos fazem menos mal do que os cigarros tradicionais. Este foi o enfoque desta reportagem da Agência Brasil e desta outra, publicada pela Radioagência Nacional. O Dia Mundial sem Tabaco também foi destacado pela Rádio Nacional, nesta edição de 2023 do programa Tarde Nacional, e pela TV Brasil, no jornal Brasil em Dia e no Repórter São Paulo, ambos exibidos em 2022.
Direitos Humanos
Nesta semana temos o Dia Nacional da Adoção, fixado em 25 de maio. A data começou a ser celebrada no Brasil a partir de 1996, com a finalidade de estimular uma reflexão sobre o número considerável de crianças que esperam adoção nos abrigos em todo o país, e promover campanhas de conscientização sobre o tema. Os dados mais recentes do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento apontam que há quase 3.800 crianças e adolescentes esperando por um lar. Na outra ponta, há mais de 46 mil pretendentes cadastrados. A preferência por meninas brancas, com menos de dois anos, é o que gera este descompasso, uma vez que a maioria dos abrigados é composta por crianças pardas ou pretas e mais velhas. Esta reportagem da Radioagência Nacional, de 2024, discutiu o problema, bem como esta outra, da Agência Brasil. A TV Brasil explicou como a preferência pela idade dificulta o acolhimento, nesta reportagem do Repórter DF, exibida em 2022.
Há cinco anos, no dia 25 de maio de 2020, o assassinato do afro-americano George Floyd chocou o mundo. Vítima de uma prisão truculenta, Floyd, de 46 anos, estava desarmado quando foi algemado e postado no chão. Ele morreu por sufocamento, após o policial branco Derek Chauvin pressionar o joelho contra seu pescoço por nove minutos. O assassinato gerou o movimento “Black Lives Matter” (“Vidas Negras Importam”) e virou símbolo de luta contra o racismo e a violência policial, gerando uma onda de protestos nos Estados Unidos, como mostra esta reportagem do Repórter Brasil, da TV Brasil, e esta da Radioagência Nacional. Foi constatado que Derek Chauvin violou o código de ética do departamento de polícia do estado americano de Mineápolis, como mostra esta reportagem da Agência Brasil. Em abril de 2021, o ex-policial foi condenado a 21 anos de prisão, como mostra esta outra reportagem da Agência e esta outra, do jornal Repórter Brasil Tarde, da TV Brasil.
Meio ambiente
O Dia Nacional da Mata Atlântica é comemorado em 27 de maio, com o objetivo de conscientizar a população para sua conservação, recuperação e uso sustentável. Este é o bioma que mais sofreu alterações pela ação humana. Em 38 anos, entre 1985 e 2023, a Mata Atlântica perdeu a maior parte de seu território para atividades agrícolas. Com menos de 30% da cobertura vegetal nativa preservada e 67% de ocupação e atividades humanas na região, o bioma continua perdendo vegetação, com mostra esta reportagem da Agência Brasil de 2024. O programa Natureza Viva, que é veiculado em todas as rádios da EBC, abordou a luta para conservar a Mata Atlântica, nesta edição de 2015. A Agência Gov trouxe uma boa notícia no ano passado, quando destacou uma queda de 27% no desmatamento da Mata Atlântica em um ano. E esta edição do Repórter São Paulo, da TV Brasil, mostra que, apesar do desmatamento, muitos pontos da floresta se mantém preservados, inclusive nos meios urbanos.
Esporte
Para incentivar a prática de atividades físicas e esportes como forma de manter a saúde e prevenir doenças, foi criado no começo da década de 80, no Canadá, o Dia Mundial do Desafio (Challenge Day), sempre celebrado na última quarta-feira deste mês, que neste ano cai no dia 28 de maio. Em dezenas de países, o Challenge Day passou a ser mais um instrumento antibullying nas escolas, por meio da integração dos alunos, que competem juntos. No Brasil, a data é comemorada em milhares de cidades, com uma extensa programação de atividades para mobilizar a população contra o sedentarismo, como mostra esta reportagem da Agência Brasil de 2017, esta edição de 2024 do Revista Brasília, da Rádio Nacional, e esta do Repórter São Paulo, da TV Brasil, exibida em 2021.
Há 55 anos, no dia 31 de maio de 1970, tinha início a Copa do Mundo do México. O mundial ficou marcado como o último na disputa da Taça Jules Rimet. Inicialmente chamada Copa do Mundo, o troféu recebeu, em 1946, o nome do criador da competição, o francês Jules Rimet. Em 1970, Itália, Uruguai e Brasil só precisavam de mais um título para ficar com a posse definitiva do troféu. O Brasil faturou o tricampeonato na final contra a Itália e trouxe a Jules Rimet para casa. Neste jogo, Pelé fez o centésimo gol da seleção em copas do mundo. Relembre essa conquista do Brasil nesta reportagem especial da Radioagência Nacional, de 2018, e nesta outra, da Agência Brasil, publicada em 2020.
Cultura
Nesta semana, o multi-instrumentista, maestro, arranjador, compositor, orquestrador e cantor paraibano Severino Dias de Oliveira, o Sivuca, completaria 95 anos, se estivesse vivo. Para homenagear a data de seu nascimento, no dia 26 de maio, foi criado o Dia Nacional do Sanfoneiro, como mostra essa matéria da Agência Brasil e esta, do Repórter Brasil Tarde, da TV Brasil, ambas de 2021. Sivuca nasceu em Itabaiana, no interior paraibano, e aprendeu a tocar sanfona ainda criança, aos nove anos. Nessa época, começou a se apresentar profissionalmente no interior nordestino, tocando em festas de casamento, batizados e até em circos. Em 1945, com 15 anos, foi a Recife se apresentar em um programa de calouros na Rádio Guararapes. O talento chamou atenção e ele trabalhou em vários programas. Autor dos clássicos “Feira de Mangaio”, “Maria Fulô”, e “João e Maria”, Sivuca lançou mais de 30 discos e se consagrou como um dos grandes músicos brasileiros. Conheça a história do mestre nesta reportagem da Radioagência Nacional, de 2015. Como não poderia deixar de ser, a Rádio Nacional destacou a obra do músico e prestou homenagens a Sivuca em seus programa Memória Musical, veiculado em 2023.
Aniversário da Rádio Nacional
Fechamos a semana com chave de ouro, com o aniversário de 67 anos da Rádio Nacional de Brasília, um dos veículos mais antigos da EBC. A emissora foi lançada em 31 de maio de 1958, antes mesmo da inauguração de Brasília, com o objetivo de informar o país sobre a construção da nova capital. Funcionando tanto na frequência AM (980) quanto na FM (96.1), a rádio oferece informação confiável e entretenimento aos ouvintes não apenas do Distrito Federal, mas de todo país. As faixas musicais trazem gêneros nacionais e prestigiam astros que fazem sucesso na nova MPB e no pop contemporâneo do país, além dos clássicos da música brasileira. Conheça mais sobre a programação da emissora no site da Rádio Nacional. Em 2017, quando a emissora completou 59 anos, o portal da EBC trouxe este conteúdo especial, com a história da criação da rádio, perfil dos ouvintes, a evolução para incorporar novas tecnologias e depoimentos dos funcionários que ajudaram a construir essa história. O aniversário de 64 anos foi destaque da TV Brasil em 2022, nos programas Repórter DF e Repórter São Paulo. Já a comemoração de 65 anos, em 2023, recebeu destaque da Agência Brasil e da Radioagência Nacional.
Confira a relação completa de datas do Hoje é Dia de 25 a 31 de maio de 2025.
*As datas são selecionadas pela equipe de pesquisadores do Projeto Efemérides, da Gerência de Acervo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que traz temas relacionados à cultura, história, ciência e personalidades, sempre ressaltando marcos nacionais e regionais. A Gerência de Acervo também atende aos pedidos de pesquisa do público externo. Basta enviar um e-mail para centraldepesquisas@ebc.com.br.
Agência Brasil
0 comentários:
Postar um comentário