O Cursinho Popular Nísia Floresta comemora a aprovação no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) de 11 mulheres em diversos cursos, entre elas, o 1º lugar de Direito na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), cota de escola pública.
Ao longo de 2024, a Faculdade de Enfermagem (Faen) da Uern foi sede para as aulas do preparatório gratuito voltado ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O público foi inteiramente formado por mulheres de escolas públicas de Mossoró.
“Estamos muito felizes com o resultado do nosso trabalho. No primeiro ano de atuação na cidade, conseguimos acompanhar a realização de muitos sonhos e garantir a aprovação de alunas, inclusive entre vagas da ampla concorrência”, comentou Heloíse Almeida Luna, coordenadora do Cursinho Popular.
As 11 aprovações foram nos cursos de Serviço Social, Pedagogia, Química, Direito e História, todos na Uern, e também em Ciência e Tecnologia, Ciências Contábeis, Pedagogia e Zootecnia, esses na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).
Maria da Conceição Silva Teles, 58 anos, foi uma dessas aprovadas. Nem o longo tempo sem estudar desde que saiu da escola nem a deficiência física foram barreira para que ela se dedicasse e realizasse um sonho antigo de entrar na universidade.
“Quando saiu o resultado eu não sabia se chorava ou se sorria. Ainda não caiu a ficha. Estou sem acreditar porque era o sonho da minha mãe me ver fazer uma faculdade e fez dois anos agora no Natal que ela faleceu. Estou muito feliz e vou honrar essa aprovação. Eu vou me virar em mil, mas eu vou fazer essa faculdade”, comentou, toda empolgada.
A perspectiva da coordenação do Cursinho Popular é continuar o trabalho em 2025 avaliando os resultados obtidos e fazendo adaptações na metodologia conforme os feedbacks recebidos pelas alunas e pelos(as) professores(as).
O processo seletivo da próxima turma de alunas será por meio de edital, que deverá ser divulgado em março, com aulas iniciando no segundo semestre, aos sábados, pela manhã, na Faen.
“Nesse ano, queremos expandir a atuação da mentoria, composta por estudantes universitários(as), para que as alunas tenham acompanhamento integral dos estudos para além da sala de aula”, finalizou Heloíse Almeida.
Saiba mais sobre o Cursinho Popular através do perfil @cpnisiafloresta no Instagram.
Uern participa do Festival da Primavera, que celebra o Ano Novo Chinês
Um dia de imersão na cultura e na tradição chinesa. A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) participou, nesta terça-feira (28), do Festival da Primavera, que celebra o Ano Novo Chinês. A programação foi desenvolvida no Campus do IFRN- Apodi.
O evento foi marcado por ricas trocas de experiências culturais e acadêmicas, destacando a importância dos laços entre Brasil e China. De acordo com a tradição chinesa, 2025 é o ano da Serpente, um ano de criatividade e que possibilita alcançar oportunidades e objetivos.
A reitora Cicília Maia prestigiou a programação que foi conduzida pela professora Yang Minli e seus residentes. O reitor da Ufersa, Rodrigo Codes, e o diretor do IFRN-Apodi, Cleone Lima, também participaram da programação.
“A gente percebe o quanto essa celebração é importante para o povo chinês e nos sentimos gratos por participar desse momento e aprender um pouco mais sobre a cultura chinesa. A parceria com a China é muito importante”, afirmou a reitora Cicília Maia.
A Uern, juntamente com a Ufersa, IFRN e Sedraf, são parceiras da Universidade Agrícola da China (CAU) na Residência Tecnológica em Mecanização da Agricultura Familiar – Brasil-China, a primeira da América Latina. A iniciativa visa modernizar e fortalecer a produção agrícola familiar com apoio tecnológico.
O professor Vinícius Claudino, que coordena a Residência Tecnológica pela Uern, fala sobre essa parceria: “Hoje nós estamos com seis pesquisadores, sendo um paquistanês, um etíope e quatro chineses. Esses pesquisadores são de alto nível, fazendo doutorado, pós-doutorado. Juntos estamos tentando construir soluções para a agricultura familiar”.
O professor Pedro Adrião, diretor de Relações Internacionais da Uern, prestigiou a programação ao lado de sua equipe: “Essa celebração foi mais uma oportunidade para fortalecer os laços internacionais da Uern, promovendo integração, aprendizado e novas possibilidades de parcerias globais”.
O evento contou com a presença de estudantes, professores, técnicos e agricultores da comunidade de Apodi.
Uern abre vagas de estágio para estudantes de outras instituições
A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) publicou edital de seleção de estágio não-obrigatório no âmbito da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) para discentes de outras Instituições de Ensino Superior. São ofertadas duas vagas para estudantes de Arquitetura e Urbanismo e uma vaga para Engenharia Elétrica.
A jornada de trabalho é de quatro horas semanais, totalizando 20 horas semanais presenciais, de segunda a sexta-feira, na Reitoria da Universidade.
O estágio terá duração de seis meses, prorrogável por igual período até o limite de dois anos, caso haja interesse das partes e desde que comprovado o vínculo com a entidade de ensino.
A jornada será exercida, preferencialmente, no período da manhã, das 9h às 13h, com flexibilidade no horário, conforme demandas do setor.
O estagiário receberá, a título de bolsa mensal de estágio, o valor de R$ 700,00, a ser pago em conta-corrente de sua titularidade.
Confira o Edital Nº 03 - PRAE – UERN/2025 com as normas da seleção.
0 comentários:
Postar um comentário