quinta-feira, 30 de janeiro de 2025

Ações de promoção da saúde e bem-estar estão na agenda dos servidores estaduais em 2025


Programa de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho deliberou programação de atividades deste ano. 

O Programa Estadual de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho (PQVST) vem ao longo dos anos realizando uma série de atividades voltadas para promoção da saúde e bem-estar dos servidores públicos do Rio Grande do Norte. Para 2025, ações esportivas, artísticas e terapêuticas estão previstas. O calendário com projetos e eventos a serem executados ao longo do ano foi apresentado, nesta quinta-feira (30), ao secretário da Administração, Pedro Lopes, que coordena o Comitê Gestor do PQVST.

“A qualidade de vida do funcionalismo público é uma prioridade constante do Governo do Estado. Nosso objetivo é criar ambientes mais harmônicos, com trabalhadores engajados, satisfeitos e com plena saúde. Para este ano, nosso compromisso é seguir avançando nessa direção. Vamos repetir o que foi sucesso nos últimos anos e ampliar as ações para beneficiar ainda mais servidores”, destacou o secretário Pedro Lopes.

O calendário de atividades planejadas para 2025 foi proposto pela Comissão Estadual do PQVST. Entre as ações elencadas, estão a realização da 13ª Corrida do Servidor em Natal e do 3º Circuito de Corridas em cidades do interior do RN; a Copa de Futebol dos Servidores 2025, com participação de 32 times masculinos e 10 times femininos; eventos comemorativos visando a confraternização do funcionalismo, a exemplo da Páscoa do Servidor, São João do Servidor e Natal do Servidor; e ainda a segunda edição do projeto “Servidores em Cena: Talentos em Destaque”, celebrando as habilidades artísticas dos participantes.

Também são previstas atividades de capacitação na área de QVST e a proposta de implantação do Centro de Referências em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) do RN, objetivando oferecer aos servidores tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais. São exemplos: acupuntura, aromaterapia, escalda-pés, homeopatia, meditação, musicoterapia, reiki, terapia de florais.

“As PICS são práticas milenares que englobam diversas abordagens terapêuticas naturais. Têm como proposta prevenir agravamento de doenças, recuperação da saúde, por meio de uma escuta acolhedora, dos laços terapêuticos, da conexão com o meio ambiente, da prática de meditação, da prática de olhos essenciais, muita coisa trazida da natureza”, explicou Jailma Alves, servidora da Secretaria Estadual da Saúde Pública e membro da Comissão Estadual do PQVST.

A ideia, segundo a Comissão, é proporcionar aos servidores práticas alternativas, podendo minimizar ou complementar o uso de medicamentos, por exemplo, para tratamento de doenças, desde dores de cabeça até momentos de estresse. “A proposta é também de promover esse autocuidado com o servidor, convencê-lo a buscar as PICS para atenuar fatores físicos, emocionais, mentais e até sociais que possa estar passando. Queremos que o Governo do Estado, através do PQVST, abrace essa causa”, complementou Jailma.

O uso de PICS é amparado por uma Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), instituída em 2006 pela Portaria GM/MS nº 971, e presente em todos os níveis de atenção do SUS. No âmbito do RN, a Política Estadual de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PEPIC) foi normatizada pela Lei Estadual nº 10.933/2021.

Participaram da reunião o titular da Sead, Pedro Lopes, e os representantes da Comissão Estadual do PQVST: Ricardo Amaral, presidente; Graça Araújo, vice; André Tavares, Gleide Moura, Otávio Escóssia e Jailma Alves. 

0 comentários:

Postar um comentário