terça-feira, 31 de agosto de 2021

O governo do RN e suas contradições


Mais que um governo desgovernado, a gestão da governadora Fátima Bezerra vem se tornando um enorme BAÚ de contradições.

Dito, mesmo muito antes a campanha ao cargo de governo, ser uma pessoa de origem popular, uma humilde professora, de chegar a usar respeitosa, ou que deveria ser, Tribuna do Senado brasileiro para fazer suas refeições em época de greve, ao chegar ao Governo, Fátima Bezerra, mudou completamente seu estilo e comportamento político.

Trocou a soberania do Partido por apoio político de todos que sempre os criticou e desaprovou politicamente, juntando-se aos mesmos em troca da tão propalada governabilidade. Esqueceu de pessoas que antes abraçava e elogiava, dava importância, até mesmo “companheiros e militantes” de seu Partido ou simpatizantes.

Participa, juntos com os demais governadores do Nordeste, de um Consórcio que só lhe trouxe desgastes, problemas administrativos e provavelmente jurídicos que certamente refletiram na próxima campanha, quando tentará à reeleição.

Brigas constantes com o governo federal, numa tentativa de desgastar o presidente Jair Bolsonaro, que aliás se desgasta sozinho, mas que confunde os deveres políticos com as obrigações administrativas. Uma verdadeira cegueira política/administrativa.

Ao que parece, Fátima Bezerra, está construindo o castelo mais frágil que aquele da história dos “Três Porquinhos” que somente com um sopro caiu.

Basta perceber as bases da arquitetura política que gira ao seu redor, cada partido, que hoje aplaude, trabalha em favor de seu grupo e isso ficará mais claro ainda nas eleições que se avizinham.

Lucianny Guerra faz pleito a Nelter Queiroz


A vereadora Lucianny Guerra, do Republicanos, encaminhou três importantes pleitos ao deputado estadual Nelter Queiroz.

Os pleitos, feitos através dos Ofícios 027, 028 e 029, foram encaminhados na última sexta-feira, dia 27 deste mês e versa sobre os temos:

Ofício 027 – propõe a cessão em doação, por parte do Estado ao município de Assú, do prédio onde funciona o CSU da CHHAB, com o objetivo de abrigar setores das secretarias de Saúde, Esportes e de Educação, tais como: a ampliação da escola Janduís, reforma da quadra de Esportes e instalação da UBS – Unidade Básica de Saúde do bairro.

Ofício 028 – requer ao deputado intervir junto ao governo do Estado, junto à secretaria estadual de Saúde a contratação de Clínica especializada para implantação de quatro pontos de hemodiálises no Hospital Regional de Assú, Dr. Nelson Inácio do Santos, para atender a pacientes internados em UTIs, especialmente os acometidos por Covid19;

Ofício 029 – reclama ao governo do Estado, através da secretaria estadual de Segurança Pública e da Defesa Social, a reforma do prédio onde funciona a Delegacia Pública de Assú, especialmente a parte desativa que se encontra completamente deteriorado. Vale salientar que, de conformidade com as perspectivas de o Assú ganhar um Delegacia Regional, o espaço precisa de uma completa e ampla reforma.  

Nossa reportagem conversou com a vereadora Lucianny Guerra sobre seus pleitos ao deputado Nelter Queiroz, da qual ouvimos o seguinte: Nosso trabalho toma por base, sempre, as carências de nossa população, tanto por falta das ações de responsabilidade do Município, quanto do Estado. Nossa ouvidoria, do “mandato do Bem”, escuta as angústias da população, nos informa os pontos e, com muita responsabilidade, tomamos as providências que nos cabe: propor e cobrar, o papel do Legislativo, garantiu Lucianny.

RN tem 364.942 casos confirmados e 7.265 mortes por Covid


O Rio Grande do Norte chegou a 364.942 casos confirmados de Covid nesta segunda-feira (30). São 7.258 mortes provocadas pela doença desde o início da pandemia. O boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) destaca ainda que outros 1.341 óbitos estão sob investigação.

De acordo com a Sesap, três mortes por Covid ocorreram nas últimas 24 horas, sendo duas notificadas em Mossoró e uma em Barcelona.

O RN registra ainda 171.537 casos suspeitos e 715.116 casos descartados de Covid.

A Sesap informa também que 167 pessoas estão internadas no RN por causa da Covid - sendo 136 na rede pública e 31 na rede privada (apenas 8 dos 10 hospitais privados atualizaram os dados, de acordo com a Sesap). Com 87 pacientes, a taxa de ocupação dos leitos críticos (semi-intensivo e UTIs) é de 33,5% na rede pública; com 20 internados, a rede privada tem 13% de ocupação.

Números do coronavírus no RN

364.942 casos confirmados

7.265 mortes

171.537 casos suspeitos

715.116 casos descartados

segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Governo do RN promove 443 policiais militares e 23 bombeiros


O governo do Rio Grande do Norte publicou na edição deste sábado (28) do Diário Oficial do Estado um decreto em que promove 466 agentes da segurança pública. O documento é para a promoção de 399 praças e 44 oficiais da Polícia Militar e 23 oficiais e praças do Corpo de Bombeiros.

As promoções dos praças foram de sargento a subtenente, entre homens e mulheres. Entre os oficiais, houve a inclusão de sete mulheres nos quadros de combatente e também médico.

“Foi promovida uma coronel, o último posto da polícia militar, e as demais oficiais também são oficiais superiores, que é o posto mais alto da corporação. Então a governadora valorizou a lei que enviou para a Assembleia, unificando e universalizando a entrada das mulheres nos quadros da Polícia Militar”, disse o coronel Francisco Araújo, secretário de Estado da Segurança Pública (Sesed).

A lei a qual o secretário se refere é a Lei Complementar Nº 683, de 28 de julho de 2021, que assegura a igualdade de acesso às vagas, entre homens e mulheres, nos próximos concursos da PM RN.

“A Lei reajustou todos os nossos quadros já existentes, distribuindo melhor nosso efetivo dentro do território no estado. Ou seja, melhora a gestão e o trabalho da segurança pública, vez que melhora o desdobramento da tropa no terreno, interiorizando a segurança e atingindo as pessoas mais distantes da capital”, disse o comandante da Polícia Militar, coronel Alarico Azevedo.

Segundo o Poder Executivo, ao todo são 8.090 promoções desde o início da gestão da governadora Fátima Bezerra, em 2019, sendo 500 no Corpo de Bombeiros.

“Isso é incentivo, tanto do ponto de vista salarial, como do profissional. Eu fico feliz porque nós temos feito todo o esforço para dar à Segurança Pública a prioridade que ela merece. E não é com discurso, é com atos concretos como esses. Valorização e respeito pelo papel tão importante dos agentes de segurança”, disse a governadora Fátima.

Turismo Rural: Donos de sítios e fazendas voltam a investir de olho no turismo rural


Em várias pequenas propriedades ainda não é possível receber visitantes por conta da pandemia da Covid-19. Então, o jeito é retomar investimentos e se planejar, o que não falta no interior são lugares interessantes para visitar.

Buscando a sensação de paz, muita gente procura o contato com a natureza e isso acaba gerando renda para quem vive do turismo rural. Paisagens que encantam, como o céu limpinho, bichos soltos ao redor do lago e tranquilidade chamam a atenção de turistas.

Assim, uma fazenda está sendo preparada para receber muitos visitantes. Em breve, as pessoas vão encontrar pousada, restaurante e pesqueiro. As obras tiveram início no começo do ano passado. Por conta da pandemia da Covid-19, os planos da família Godoy foram adiados. Agora, a inauguração deve acontecer ainda neste semestre.

Em uma outra propriedade, a atração fica por conta dos bichos no espaço dos mini-animais. A chácara começou a ser construída em 2018, mas ainda não está pronta. As portas vão ser abertas ao público no começo do ano que vem.

A chácara fica praticamente dentro da cidade, é como se fosse um portal que transporta todo mundo para o mundo rural. Os responsáveis são o arquiteto Carlos e a veterinária Andressa, que são casados. Segundo a esposa, a demanda surgiu de alguns amigos que pediam para ver os animais.

O local também conta plantação de cana, café e uma horta. No espaço de 5 mil metros quadrados, a ideia é receber grupos de estudantes e também famílias da região. Para eles, a retomada do turismo rural já está certa. Quando se fala de turismo rural, a ideia não fica restrita apenas à economia, às fazendas e aos hotéis. Turismo rural é mais amplo, é desfrutar do lazer no campo. Desse modo, um grupo de ciclistas junta lazer com esporte há cerca de dez anos, em Garça (SP).

Aos poucos, os ciclistas foram encontrando algumas cachoeiras e decidiram compartilhar as informações na internet. Em cima da bicicleta, o grupo de amigos desbrava trilhas e caminhos da zona rural. Eles se reúnem algumas vezes por semana em busca de aventura e para curtir belas paisagens.

Auxílio Emergencial 2021: Caixa paga 5ª parcela a nascidos em novembro


Caixa Econômica Federal (Caixa) paga neste domingo (29) a quinta parcela do Auxílio Emergencial aos trabalhadores que não fazem parte do Bolsa Família nascidos em novembro.

SAIBA TUDO SOBRE O AUXÍLIO EMERGENCIAL

Os recursos serão depositados em poupança social digital da Caixa, e estarão disponíveis inicialmente para pagamento de contas e compras por meio do cartão virtual. Saques e transferências para quem receber o crédito neste domingo serão liberados em 17 de setembro.

Concursos: Mais de 110 concursos abertos reúnem 21,5 mil vagas no país; veja lista


Pelo menos 118 concursos públicos estão com inscrições abertas no país nesta segunda-feira (30) e reúnem um total de quase 21,5 mil vagas.

Há oportunidades para todos os níveis de escolaridade. Na Rede SARAH de Hospitais de Reabilitação, de Brasília, por exemplo, os salários chegam a R$ 32.781,77 para duas vagas para médicos com especialidade em neurocirurgia. Veja o edital.

Além das vagas abertas, há concursos para formação de cadastro de reserva – ou seja, os candidatos aprovados são chamados conforme a abertura de vagas durante a validade do concurso.

CONFIRA AQUI A LISTA COMPLETA DE CONCURSOS

 

 

sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Assú: Igreja AD Pão da Vida, realizou um culto onde reuniu aproximadamente 200 fiéis na Comunidade de Nova Esperança.


Para comemorar o aniversário de um ano do círculo de oração, da congregação da Comunidade de Nova Esperança, zona rural do município do Assú, a igreja Assembleia de Deus Pão da Vida, realizou culto festivo em ação de graça.

O evento foi realizado na praça central da comunidade, e reuniu aproximadamente 200 pessoas, entre fiéis, e alguns moradores da Comunidade.

Na oportunidade se fez presente uma comitiva da cidade de Mossoró liderada pelo pastor presidente do ministério, Chico Chagas e sua esposa a pastora Jossanete Dantas.

O culto foi dirigido pelo pastor dirigente da igreja na cidade de Assú, o senhor Marcos Barbosa e sua esposa, a pastora Mércia Cristina, o preletor da noite foi o pastor Júnior Tomaz, o grupo de senhoras se apresentou, do mesmo modo grupo de jovens, a banda Ministério Pão da Vida Misic se apresentou, também se fez presente o cantor Marco Antônio, a Missionária Matúcia Regina.

“A comunidade foi impactada com a presença de Deus. Durante o culto, o som de aleluias e glórias a Deus fez parte da adoração ao Senhor. O som parecia o de uma grande orquestra afinada onde todos exaltaram ao único Deus vivo”, disse o pastor Chico Chagas ao Blog Alex Silva Assú.

Texto e fotos de Alex Silva

quinta-feira, 26 de agosto de 2021

“Projeto Reabilitando Vidas” atende mais um chamado


Dando continuidade à agenda socio/humanitária do projeto “Reabilitando Vidas”, através do “Mandado do Bem”, a vereadora Lucianny Guerra atende a mais um chamado popular.

O beneficiado foi o Sr. Evânio Simão Nunes, morador do conjunto residencial Cristóvão Dantas – Assú/RN, atendido com uma cadeira de rodas.

As ações do “Reabilitando Vidas” são mantidas com recursos próprios e visam possibilitar pessoas acessarem, através de Comodatos, equipamentos hospitalares tais como: Muletas, Cadeiras de Rodas, Colchões....

De acordo com a vereadora cada benefício entregue gera uma emoção diferente em quem recebe, mesmo que pareça igual. “Até este momento nenhuma das ações que realizamos teve emoções iguais. É gratificante perceber o olhar de esperança transmitido por cada pessoa atendida, e como disse a então irmã e santa Dulce dos Pobres “Sempre que puder fale de amor e com amor para alguém, faz bem aos ouvidos de quem ouve e à alma de quem fala”, reconheceu Lucianny Guerra. 

quarta-feira, 25 de agosto de 2021

Auxílio de R$ 500 para órfãos da pandemia da Covid é lançado pelo Consórcio Nordeste em Natal


Natal recebeu nesta quarta-feira (25) o lançamento do Programa "Nordeste Acolhe", do Consórcio Nordeste. O evento contou com a presença de governadores e representantes dos nove estados da região. Entre as ações, o programa prevê o pagamento de um auxílio financeiro de R$ 500 a crianças e a adolescentes que ficaram órfãos em decorrência da Covid, em situação de vulnerabilidade social. O benefício deverá ser pago mensalmente até o alcance da maioridade civil.

A iniciativa do Consórcio Nordeste foi proposta pela Câmara Temática de Assistência Social, tendo como principais diretrizes a garantia da proteção social continuada e a redução de impactos sociais e econômicos das mortes na vida destas crianças e adolescentes que perderam os pais durante a pandemia.

Números de beneficiados por estado

Estados

Órfãos Covid

Alagoas

1.347

Bahia

6.033

Ceará

5.610

Maranhão

2.269

Paraíba

2.142

Pernambuco

4.411

Piauí

1.633

Sergipe

1.415

Rio Grande do Norte

1.681

Os estados têm, entre outras competências, que promover ações visando a identificação e a inserção da criança e do adolescente em situação de orfandade nos serviços e benefícios socioassistenciais; e instituir benefício continuado como instrumento de segurança de renda.

Cada estado deverá encaminhar o programa para as assembleias legislativas.

Em queda, média móvel é de 718 mortes diárias por Covid; total de vítimas passa de 576 mil


O Brasil registrou 901 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando nesta quarta-feira (25) 576.730 óbitos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias ficou em 718 --a menor registrada desde o dia 4 de janeiro (quando estava em 707). Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de -19% e aponta tendência de queda.

Já a média móvel de casos, em 26.691 por dia, voltou a atingir o menor patamar visto em mais de nove meses (veja detalhes mais abaixo).

Os números estão no novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil, consolidados às 20h desta quarta. O balanço é feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.

Veja a sequência da última semana na média móvel:

Quinta (19): 821

Sexta (20): 821

Sábado (21): 773

Domingo (22): 765

Segunda (23): 766

Terça (24): 730

Quarta (25): 718

Em 31 de julho o Brasil voltou a registrar média móvel de mortes abaixo de 1 mil, após um período de 191 dias seguidos com valores superiores. De 17 de março até 10 de maio, foram 55 dias seguidos com essa média móvel acima de 2 mil. No pior momento desse período, a média chegou ao recorde de 3.125, no dia 12 de abril.

Somente o Sergipe apresenta tendência de alta nas mortes. A maioria dos estados, 16 deles, apresenta tendência de queda.

Em casos confirmados, desde o começo da pandemia 20.645.055 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 30.047 desses confirmados no último dia. A média móvel nos últimos 7 dias foi de 26.691 diagnósticos por dia, a menor desde 13 de novembro (quando estava em 25.599), resultando em uma variação de -15% em relação aos casos registrados na média há duas semanas, o que indica estabilidade.

Em seu pior momento a curva da média móvel chegou à marca de 77.295 novos casos diários, no dia 23 de junho deste ano.

Mortes e casos de coronavírus no Brasil e nos estados

Mortes e casos por cidade

Veja como está a vacinação no seu estado

Brasil, 25 de agosto

Total de mortes: 576.730

Registro de mortes em 24 horas: 901

Média de novas mortes nos últimos 7 dias: 718 por dia (variação em 14 dias: -19%)

Total de casos confirmados: 20.645.055

Registro de casos confirmados em 24 horas: 30.047

Média de novos casos nos últimos 7 dias: 26.691 por dia (variação em 14 dias: -15%)

Estados

Em alta (apenas 1 estado): SE

Em estabilidade (9 estados e o DF): PA, DF, RJ, RN, RS, AC, MS, ES, SC, PR

Em queda (16 estados): AL, GO, MT, MA, TO, MG, PI, SP, BA, PB, PE, CE, RO, RR, AM, AP

Frente Parlamentar em Defesa da Mulher promove reunião


Em reunião promovida na manhã desta terça-feira, dia 24, a Frente Parlamentar da Câmara Municipal em Defesa da Mulher de Assú, recebeu representantes do antigo NAMI – Núcleo de Apoio às Mulheres e Idosos de Assú.

Participaram da reunião, representando o Legislativo, as vereadoras Lucianny Guerra, Delkiza Cavalcante e Elisângela Albano, já representaram e o antigo NAMI as Sras. Gracinha Mesquita, Dalvanir Oliveira e Josineide Araújo.

Durante o encontro foram tratados sobre os relevantes serviços prestados pelo NAMI, por vários anos, às mulheres e idosos de Assú, bem como sobre as perspectivas quanto a chegada da “Sala Lilás” e a importância para otimizar os serviços em defesa das mulheres assuenses.

Para Lucianny Guerra o encontro foi muito interessante e valioso; “um momento de troca de conhecimentos que promove e oportuniza a integração de experiencias já vivenciadas com as propostas e necessidades atuais do Programa e das beneficiárias, acrescentou a vereadora.  

terça-feira, 24 de agosto de 2021

Auxílio Emergencial 2021: Caixa paga 5ª parcela a beneficiários do Bolsa Família


Caixa Econômica Federal (Caixa) paga nesta segunda-feira (23) a quinta parcela do Auxílio Emergencial aos beneficiários do Bolsa Família com número do NIS encerrado em 4.

Para quem não faz parte do Bolsa Família, os pagamentos da primeira parcela extra começaram a na última sexta-feira (20).

SAIBA TUDO SOBRE O AUXÍLIO EMERGENCIAL

Para os trabalhadores que fazem parte do Bolsa Família, os pagamentos são feitos da mesma forma que o benefício original, com depósito em conta.

IR 2021: Receita abre nesta terça consultas ao 4º lote de restituição; R$ 5,1 bilhões serão pagos


Receita Federal informou que abrirá nesta terça-feira (24), a partir das 10h, as consultas ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda 2021, relativo ao ano-base de 2020. Também serão contempladas restituições residuais de anos anteriores.

Ao todo, 3,81 milhões de contribuintes receberão a restituição no quarto lote, entre prioritários e não prioritários. O valor total a ser pago é de R$ 5,1 bilhões. Os recursos serão depositados em 31 de agosto.

As consultas poderão ser feitas:

na página da Receita na internet;

no aplicativo da Receita para tablets e smartphones.

O lote do IR também contemplará contribuintes com prioridade legal:

idosos acima de 80 anos (8.185);

contribuintes entre 60 e 79 anos (67.893);

contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave (6.088)

contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério (26.647)

Segundo a Receita Federal, foram contemplados, ainda, 3.710.930 contribuintes não prioritários.

Malha fina

O órgão informou, ainda, que o contribuinte poderá saber, ao realizar a consulta, se há ou não pendências que impeçam o pagamento da restituição, ou seja, se ele caiu na chamada "malha fina" do leão.

Para saber se está na malha fina, os contribuintes também podem acessar o "extrato" do Imposto de Renda no site da Receita Federal no chamado e-CAC (Centro Virtual de Atendimento).

Para acessar o extrato do IR é necessário utilizar o código de acesso gerado na própria página da Receita Federal, ou certificado digital emitido por autoridade habilitada.

Veja o passo a passo do extrato do IR

As restituições de declarações que apresentam inconsistência (em situação de malha) são liberadas apenas depois de corrigidas pelo cidadão, ou após o contribuinte apresentar comprovação de que sua declaração está correta.

segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Produtores lucram com tenébrio, um inseto usado para alimentar pequenos animais


Onde alguns veem apenas insetos, outros enxergam oportunidade. Este é o caso do João Ribeiro de Campos, que cria tenébrios em um galpão no município de Itapeva (SP).

Os insetos recebem vários cuidados como nutrição a base de frutas e legumes, água e higienização. Tudo é feito com temperatura adequada e pouca luz para garantir um bom desenvolvimento.

Os tenébrios também são chamados de larvas ou bichos da farinha. São insetos que não voam, não têm cheiro forte ou ferrão, nem soltam substância estranhas ou pegajosas.

Além disso, podem ser criados em estruturas simples e são muito usados na alimentação de animais por serem ricos em proteínas.

O comerciante Ronaldo Pugglia é um dos principais compradores. Ele tem um comércio especializado em alimentação animal e está sempre em busca de tenébrios para atender a demanda.

Contudo, Ronaldo nem sempre encontra a quantidade que precisa por conta da baixa produção no estado. O comerciante usa os insetos, principalmente, para complementar a nutrição de roedores, aves e outros animais.

Auxílio Emergencial 2021: Caixa paga 5ª parcela a nascidos em abril


Caixa Econômica Federal (Caixa) paga neste domingo (22) a quinta parcela do Auxílio Emergencial aos trabalhadores que não fazem parte do Bolsa Família nascidos em abril.

SAIBA TUDO SOBRE O AUXÍLIO EMERGENCIAL

Os recursos serão depositados em poupança social digital da Caixa, e estarão disponíveis inicialmente para pagamento de contas e compras por meio do cartão virtual. Saques e transferências para quem receber o crédito neste domingo serão liberados em 6 de setembro.

 

Concursos: País tem mais de 100 concursos abertos para preencher 14,4 mil vagas; veja lista


Pelo menos 103 concursos públicos estão com inscrições abertas no país nesta segunda-feira (23) e reúnem mais de 14,4 mil vagas.

Há oportunidades para todos os níveis de escolaridade.

CONFIRA AQUI A LISTA COMPLETA DE CONCURSOS

Além das vagas abertas, há concursos para formação de cadastro de reserva – ou seja, os candidatos aprovados são chamados conforme a abertura de vagas durante a validade do concurso.

 

sexta-feira, 20 de agosto de 2021

Vereadora Lucianny Guerra visita o Hospital Regional


A vereadora Lucianny Guerra, do Republicanos/Assú, em companhia das vereadoras Delkiza Cavalcante, Sonia Maria de França, Elisângela Albano e do vereador Francisco de Assis Souto – Tê, visitou, na manhã desta quinta-feira (19), o Hospital Regional de Assú – Nelson Ignácio dos Santas.

Com o objetivo de discutir assuntos inerentes as atividades e competências da unidade hospitalar, os representantes do Legislativo assuense estiveram reunidos com a direção do Hospital, representada pelo diretor geral, o advogado, Alberto Luis de Lima Trigueiro.

Durante o encontro foram debatidos o retorno das cirurgias eletivas, as condições físicas e de manutenção da Clínica Médica, do Centro Obstétrico, da Clínica Cirúrgica, do Centro Cirúrgico e UTIs, dentre outros.

De acordo com o diretor o retorno das cirurgias eletivas está previsto para o início do mês de setembro, logo após as avaliações dos processos de triagens e seleção.

Ainda segundo Alberto Luis, há uma previsão inicial de serem realizadas algo em torno de 150 cirurgias mensalmente, entre as cirurgias gerais, obstétricas e ortopédicas.

Nossa reportagem entrou em contato com a vereadora Lucianny Guerra sobre sua impressão a respeito dos assuntos tratados e das informações recebidas, que assim se reportou: “foi uma reunião bastante proveitosa, tanto pelos pontos tratados quanto pelas informações que nos foram repassadas pelo diretor, Alberto Luis, e que esperamos possam ser realmente colocadas em prática o mais rapidamente possível. É inadmissível ver um Hospital desse tamanho ser subaproveitado. É lamentável ver nossas crianças, que vêm ao mundo, através de uma cesariana, nascerem em Mossoró”, reiterou Lucianny.

quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Emprego: confira as 667 vagas ofertadas através da Agência do Trabalho em 22 municípios de Pernambuco nesta quarta-feira


O sistema público da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco (Seteq-PE) oferece 667 vagas de emprego em 22 municípios do estado, nesta quarta-feira (18). Os interessados devem se candidatar às oportunidades através das Agências do Trabalho.

Vendedor pracista, costureiro, balconista, churrasqueiro, nutricionista, gesseiro, fiscal de caixa e auxiliar de estoque estão entre os postos de trabalho ofertados nos municípios (confira lista completa mais abaixo).

As vagas foram disponibilizadas no Recife (131) e em Araripina (8), Arcoverde (8), Belo Jardim (3), Bezerros (8), Cabo de Santo Agostinho (89), Camaragibe (1), Caruaru (27), Garanhuns (16), Goiana (2), Ipojuca (134), Nazaré da Mata (2), Palmares (117), Paudalho (4), Paulista (13), Pesqueira (3), Petrolina (37), Salgueiro (8), Santa Cruz do Capibaribe (45), São Lourenço da Mata (3), Serra Talhada (2) e Vitória de Santo Antão (6).

Os interessados devem realizar agendamento para as unidades da Agência do Trabalho através do site da Seteq-PE.

 

Auxílio Emergencial 2021: Caixa libera 5ª parcela a beneficiários do Bolsa Família com NIS final 1


Caixa Econômica Federal (Caixa) libera nesta quarta-feira (18) a quinta parcela do Auxílio Emergencial aos beneficiários do Bolsa Família com NIS encerrado em 1 e também os saques e transferências da quarta parcela aos beneficiários que não fazem parte do Bolsa Família nascidos em dezembro, que receberam a parcela em poupança social digital no dia 30 de julho.

Os pagamentos das próximas 3 parcelas para quem não faz parte do Bolsa Família começam a partir do dia 20 de agosto, segundo o calendário completo divulgado pelo governo na última quinta-feira (12).

Segundo o Ministério da Cidadania, 9,59 milhões de pessoas que fazem parte do Bolsa Família serão beneficiados neste mês com o Auxílio Emergencial.

Para os trabalhadores que fazem parte do Bolsa Família, os pagamentos são feitos da mesma forma que o benefício original. Para os demais, os recursos serão depositados em poupança social digital da Caixa, e estarão disponíveis inicialmente para pagamento de contas e compras por meio do cartão virtual. Saques e transferências para quem receber a 5ª parcela serão liberados a partir de setembro.

Veja perguntas e respostas

Veja o calendário completo

Saiba como contestar se você teve o beneficio negado

Beneficiário precisa estar com o CPF regular; saiba como fazer

SAIBA TUDO SOBRE O AUXÍLIO EMERGENCIAL

Privatizações dos Correios e da Eletrobras: o que pode acontecer com os trabalhadores?


Em meio ao avanço do processo de privatização da Eletrobras e dos Correios, como ficam os funcionários que ingressaram nas estatais por meio de concursos públicos? Eles podem ser demitidos?

medida provisória que viabiliza a privatização da Eletrobras foi sancionada com vetos pelo presidente Jair Bolsonaro. O governo planeja vender ações da estatal na Bolsa. Hoje, ele detém 60% desses papéis, e o objetivo é ficar com 45%. A expectativa é que a venda do controle acionário da estatal possa render R$ 100 bilhões aos cofres públicos.

No caso dos Correios, o secretário especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados do Ministério da Economia, Diogo Mac Cord, disse que o plano do governo é vender 100% do capital da estatal para um único comprador. O projeto de privatização ainda não tem parecer pronto e a votação na Câmara deve ocorrer até o fim de agosto.

Enquanto as privatizações não são efetivadas, as estatais vêm enxugando o quadro de funcionários por meio de programas de demissão voluntária (PDVs).

Mas quem não é incluído nesses programas ou opta por não participar deles tem garantia de permanência nos cargos?

Um dos principais motivos de quem presta concurso público é justamente a estabilidade no cargo. Entenda o que acontece nas empresas públicas que podem ser vendidas para o setor privado.

Veja abaixo o tira-dúvidas com o advogado Agnaldo Bastos, especializado em direito administrativo e atuante em causas envolvendo concursos e servidores públicos.

O que acontece com o servidor quando a estatal é privatizada?

O funcionário de uma estatal é contratado pelo regime celetista, ou seja, com registro em carteira de trabalho. Assim, não tem a mesma estabilidade que um servidor público do regime estatutário, que atua em órgãos da administração federal direta, como ministérios.

Com isso, após a estatal ser privatizada, o governo não controla mais as regras nem os rumos que serão tomados pela companhia que adquiriu a estatal. Então, é possível que o novo dono tome as seguintes ações:

não fazer nenhuma alteração;

transferir os profissionais para departamentos da outra companhia;

promover ou rebaixar os cargos (desde que respeitadas as leis trabalhistas);

demitir todos ou a maioria dos profissionais e contratar uma nova equipe, sem precisar se justificar.

O último caso é extremo e não é comum, mas pode acontecer, segundo Bastos. Mesmo no caso de empresas privadas que adquirem outras, ou nas fusões de companhias, é possível que aconteçam demissões porque há sobreposição de profissionais.

"Ou seja, na empresa que fez a aquisição já existe uma equipe que dá conta de absorver toda a operação da empresa que foi comprada. Isso é mais comum acontecer em departamentos como financeiro, contábil e de pessoal", diz.

Também é possível que a empresa compradora leve os profissionais da antiga empresa para os departamentos já existentes, integrando as equipes para dar continuidade à operação.

Como ficam os direitos trabalhistas dos servidores demitidos?

Mesmo com a privatização, os funcionários continuam com os mesmos direitos que estão garantidos na CLT e outros que já estavam pré-estabelecidos durante o tempo em que o governo era o proprietário.

Assim, estão mantidos os direitos como férias remuneradas, 13° salário, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), seguro-desemprego, repouso semanal remunerado, pagamento de horas extras, adicional noturno e de periculosidade, licença maternidade, entre outros.

Já os demais benefícios que não fazem parte da CLT, como vale-alimentação, plano de saúde e outros, só podem ser alterados após negociação com o sindicato da categoria.

Como é feita a contratação em uma estatal?

As empresas públicas fazem parte da administração pública indireta. Assim, apesar de existir o concurso público, os profissionais são contratados pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

É aqui que se encaixa o conhecido regime celetista, justamente por haver o registro na carteira de trabalho. Diferente de quem trabalha em um órgão do governo, em que é aplicado o regime estatutário.

Em relação à demissão no regime estatutário, é preciso haver uma falta grave por parte do servidor e a condenação em processo administrativo disciplinar.

Por isso, a estabilidade é garantida no regime estatutário, mas só após o servidor passar pelos 3 anos do estágio probatório, período em que o seu desempenho é avaliado.

Já no regime celetista, a contratação pela CLT permite maior flexibilidade na demissão, seja em empresas públicas ou de economia mista. Mesmo assim, é preciso seguir algumas regras e haver justificativa para a demissão.

O que são estatais?

Dentro das estatais estão as empresas públicas e as sociedades de economia mista. Ambas compõem a administração pública indireta.

A empresa pública é uma empresa criada e controlada apenas pelo governo. Em geral, funciona igual a uma empresa privada, porém, ainda precisa seguir algumas regras da administração pública.

A empresa pública deve ser criada por lei para atuar em um atividade econômica ou de prestação de serviços públicos. É comum que esse tipo de empresa seja fundada para administrar recursos estratégicos do país, garantindo que a população tenha acesso a eles.

No entanto, a exploração de atividade econômica pelo Estado só é permitida quando há motivos de segurança nacional envolvidos ou haja relevante interesse coletivo. Logo, as empresas públicas somente podem ser criadas visando resguardar o interesse público.

A Caixa Econômica Federal é um exemplo de empresa pública e centraliza as operações relativas ao FGTS, PIS e Bolsa-Família, além de ser responsável pelas operações dos jogos lotéricos.

Outros exemplos de empresas públicas federais são os Correios, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), que administra hospitais universitários federais.

Já a sociedade de economia mista é uma sociedade anônima (S.A.), em que as ações são compartilhadas entre o Estado e o mercado, sendo o Estado o maior detentor das ações com direito a voto.

Assim, o capital misto é a principal característica da sociedade de economia mista, que se contrapõe à empresa pública (empresa em que o capital é exclusivo da União).

As principais sociedades de economia mista são Petrobras, Eletrobras e Banco do Brasil.

Como funciona a privatização de uma estatal?

A privatização de uma empresa pública é um processo muito longo e complexo. Além disso, existem muitos conflitos de interesse entre o governo e o Legislativo. Mesmo assim, a venda de uma estatal atrai a atenção do mercado financeiro e de grandes investidores.

De início, o governo faz uma avaliação sobre a situação operacional e financeira da empresa pública. Inclusive, pode contratar entidades externas para apoiar nessa análise.

Após concluir essa avaliação, o governo realizará um estudo de viabilidade de venda da empresa. Também, se isso não irá prejudicar o cidadão, afinal, as estatais desempenham serviços essenciais para a sociedade.

Depois, precisa enviar para o poder Legislativo (que é o Congresso Nacional) um projeto de lei com a proposta de privatização da estatal.

Somente com a aprovação do Legislativo é que o processo de privatização poderá prosseguir. O governo sanciona a autorização de venda e, se não houver problemas ou contestações judiciais, é dada sequência à venda.

Em geral, essa venda é feita em leilões públicos, em que o governo define todas as regras. Assim, pode vender a empresa para uma única companhia, um consórcio ou pode repartir a empresa, entre outras possibilidades.

quarta-feira, 18 de agosto de 2021

Prouni: Prazo para candidatos do Prouni 2021 se inscreverem em lista de espera termina nesta quarta


Nesta quarta-feira (18), termina o prazo para candidatos do Programa Universidade para Todos (Prouni) manifestarem interesse em participar da lista de espera.

É a chance de quem não foi selecionado nas duas chamadas principais ainda pleitear uma vaga em instituições de ensino privadas.

Basta entrar no site (https://prounialuno.mec.gov.br/), fazer o login e seguir as instruções.

Só é possível fazer uma "aposta": escolher apenas um curso/turno/local de oferta para concorrer na lista de espera.

Os resultados serão publicados na sexta-feira (20).

O que é o Prouni?

O Prouni oferece bolsas de estudo parciais (que cobrem 50% da mensalidade) e integrais (100%) para cursos de graduação e de formação continuada em universidades particulares.

VEJA TAMBÉM: Fuvest abre inscrições para o vestibular 2022; saiba como fazer

Quem pode concorrer?

Para disputar uma das bolsas de estudo, o candidato será avaliado conforme a nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 e a análise da renda familiar.

É necessário se encaixar em uma das seguintes categorias:

ter cursado o ensino médio completo na rede pública;

ter sido bolsista integral em escolas particulares durante todo o ensino médio;

ter alguma deficiência;

ser professor da rede pública de ensino, na educação básica.

Com exceção dos docentes, os demais candidatos não podem ter diploma do ensino superior.

Há também critérios de renda: São duas modalidades:

bolsa integral: renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo;

bolsa parcial (50% da mensalidade): renda familiar mensal per capita de 1,5 a 3 salários mínimos.

Datas do Prouni do 2º semestre de 2021

Prazo para participar da lista de espera: 17 a 18 de agosto

Divulgação da lista de espera: 20 de agosto

Comprovação de informações da lista de espera: 23 a 27 de agosto

RN tem 362.466 casos confirmados e tem 7.225 mortes por Covid


Rio Grande do Norte tem 362.466 casos confirmados de Covid desde o início da pandemia. A doença vitimou 7.225 pessoas no estado. O boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) desta terça-feira (17) aponta que outros 1.441óbitos estão sob investigação.

No comparativo com o boletim de segunda-feira (16), a Sesap aponta oito novas mortes, sendo uma nas últimas 24 horas, em Alexandria.

Mortes e casos de Covid nas cidades do Rio Grande do Norte

Covid-19: veja a ocupação dos leitos de UTI em Natal

O RN tem ainda 169.111 casos suspeitos e 701.112 casos descartados de Covid.

Segundo o boletim, 178 pessoas estão internadas no RN por causa da Covid - sendo 143 na rede pública e 35 na rede privada (apenas 8 dos 10 hospitais privados atualizaram os dados, de acordo com a Sesap). Com 91 pacientes, a taxa de ocupação dos leitos críticos (semi-intensivo e UTIs) é de 34,3% na rede pública; com 22 internados, a rede privada tem 14,3% de ocupação.

Números do coronavírus no RN

362.466 casos confirmados

7.225 mortes

169.111 casos suspeitos

701.112 casos descartados

Imposto de Renda: Divergência sobre receita de municípios leva Câmara a adiar de novo votação da reforma do IR


Câmara dos Deputados adiou mais uma vez nesta terça-feira (17) a votação do projeto de reforma do Imposto de Renda de Pessoa Físicas, empresas e investimentos. Por 390 votos a 99, os parlamentares aprovaram um requerimento do PSOL para retirar a matéria de pauta.

Na quinta-feira (12), o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), havia adiado a discussão a pedido de líderes partidários e disse que pautaria o texto para votação nesta terça.

Mesmo com o novo prazo, os deputados não alcançaram um acordo para votar o projeto.

Segundo o líder do governo na Câmara, deputado Ricardo Barros (PP-PR), a maioria dos parlamentares é a favor da taxação dos dividendos (parcela do lucro das empresas distribuída aos acionistas) em 10% no primeiro ano, e só depois em 20%, um dos pontos polêmicos da proposta. Atualmente, os dividendos são isentos de tributação. O governo propôs a tributação em 20% dos dividendos já em 2022.

A mudança sugerida pelos parlamentares causaria perda de arrecadação aos municípios, segundo Barros.

“Para nós atendermos ao pedido da maioria dos parlamentares que é de reduzir [a tributação sobre] os dividendos para 10% no primeiro ano e depois 20 [%], nós temos perdas para os municípios. A gente atende um lado e desatende outro”, explicou.

“Eu sugiro então que nós concordemos com a solicitação dos parlamentares e em vez de votarmos o texto hoje e deixarmos os destaques para a próxima semana, nós deixamos toda a votação para a próxima semana para que a gente possa dar uma solução”, completou o líder do governo.

Barros disse, ainda, que os partidos apresentariam em plenário muitos destaques (pedidos pontuais de alteração), o que poderia desvirtuar o projeto.

“Os destaques podem desvirtuar o equilíbrio que foi garantido pelo próprio presidente Arthur Lira que, se tiver perda para os municípios, a matéria não vai a voto. Na dúvida se há ou não perda para os municípios, vamos concordar com a fala do deputado [Marcelo] Freixo (PSB-RJ), com a oposição, que aqui no plenário, vários pediram mais tempo para ajustar o texto.”

Sem consenso

Além da falta de consenso sobre a tributação dos dividendos, empresários, governadores e prefeitos de capitais pressionaram pelo adiamento da votação, pois afirmam que a reforma vai resultar em perda de arrecadação para os cofres dos governos locais e aumento da carga tributária para alguns setores da economia.

Mesmo com as mudanças feitas pelo relator no quarto parecer apresentado, secretários estaduais de Fazenda calculam perdas de R$ 11,7 bilhões por ano para os cofres estaduais e municipais. A Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf) fala em perda de R$ 1,5 bilhão somente para as capitais e maiores cidades do país.

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) diz que o novo texto aumenta a carga tributária sobre investimentos produtivos dos atuais 34% para, no mínimo, 39,2%.

O relator nega. Ele diz que a reforma terá, ao final, impacto neutro para a arrecadação e que a carga tributária sobre as empresas vai ser reduzida em 10 pontos percentuais, passando de 34% para 24% na maioria dos casos, considerando as mudanças propostas para o Imposto de Renda de Pessoas Jurídicas (IRPJ) e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).

Acordo com CMN

Antes da votação do texto, governo e relator chegaram a tentar um acordo com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

Os prefeitos das capitais, representados pela Abrasf, não entraram no acordo. "A associação não concorda com o que foi combinado com a CNM", diz a Abrasf em nota.

Para apoiar a reforma, a CNM pediu em troca aumento permanente do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), uma transferência constitucional de recursos por parte da União aos municípios, e mudança no índice de correção do piso nacional do magistério.

Pelo acordo, o aumento no FPM será votado por meio de propostas de emendas à Constituição (PECs). Já a mudança no índice de correção do piso do magistério foi votada nesta terça. Porém, a mudança foi rejeitada após mobilização da oposição e da bancada dos professores, já que o novo índice de correção traria perdas para os professores.

terça-feira, 17 de agosto de 2021

Lucianny Guerra participa de reunião com Agentes de Saúde


A vereadora Lucianny Guerra, do Republicanos/Assú, em companhias dos vereadores Francisco de Assis Souto – Tê, Júnior do Trapiá e da vereadora Elisângela Albano, participou de reunião com representantes do SINTASE – Vale do Açu.

O encontro aconteceu, nesta sexta-feira, dia 13 de agosto, nas instalações da Câmara Municipal de Assú, Auditório João Marcolino, coordenada pelo Sr. Alfredo Monteiro, presidente da instituição classista, acompanhado de vários outros membros da Diretoria e associados.

Com o objetivo de debater o Projeto de Legislativo de Lei 009/2021, de autoria do vereador Júnior do Trapiá, a reunião se estendeu e ainda foi possível observar outras demandas apresentadas pela categoria.

Para Lucianny Guerra foi um momento bastante proveitoso, no qual se discutiu assuntos relevantes e necessários para o bom desempenho dos trabalhadores, especialmente neste momento tão difícil que se vive.

“Creio eu que essa Pandemia seja certamente o momento mais difícil que a humanidade já vivenciou nos séculos, com maior intensidade para aqueles que trabalham na Saúde, especialmente na Saúde Pública. Os Agentes de Saúde têm um papel fundamental nas vidas das pessoas, indistintamente, sejam ou não usuários do SUS eles batem às portas de todos, expõem-se, para ofertar os serviços básicos de saúde, muitas vezes sem as condições mínimas necessárias para exercerem a profissão, correndo riscos, mas estão ali sempre dispostos a dar o melhor de cada um”. Estamos engajadas nessa luta, através de nosso projeto “Mandato do Bem”, em prol do reconhecimento, da valorização e melhorias para os trabalhadores na Saúde Pública municipal”, garantiu Lucianny Guerra.

Lucianny Guerra visita a ABIL – Associação Beneficente Irmã Lindalva


Depois de um dia bastante movimentado a vereadora Lucianny Guerra, do Republicanos, encerrou seu dia de trabalho em visita à ABIL – Associação Beneficente Irmã Lindalva, nesta sexta-feira, 13 de agosto.

Além de sua assessora de gabinete, Fátima Nogueira, participaram do encontro os seguintes membros da instituição: Maria das Graças Lopes, presidente; Maria do Carmo Lopes, Veridiano Justo de Oliveira, Uberlândia Ferreira, Francisca Miriam e Alysson Souza, membros.

De acordo com a vereadora, o motivo da reunião foi conhecer e debater melhor os serviços oferecidos pela instituição como distribuição de fraudas geriátricas para os idosos e cestas básicas para famílias em estado de vulnerabilidade social.

Nós, enquanto cidadã e vereadora, através de nosso “Mandato do Bem”, reconhecemos e valorizamos o trabalho de ABIL presta à sociedade de Assú, tanto que viemos mais uma vez discutir com seus membros as atuais dificuldades e as possíveis soluções, dentre outras as necessidades de recursos para manutenção e ampliação dos serviços ora oferecidos. Nesse sentido iremos apresentar Emenda Impositiva, em favor da ABIL, com o objetivo de melhorar e ampliar a oferta dos serviços prestados pela Associação.

segunda-feira, 16 de agosto de 2021

Vereadora cumpre agenda solidária na APAE


Na última sexta-feira, dia 13 de agosto, a vereadora Lucianny Guerra, do Republicanos, em continuidade ao seu trabalho, através do “Mandato do Bem”, realizou mais uma visita à APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais.

Com o objetivo de debater, mais profundamente, os programas oferecidos pela instituição aos assistidos, bem como as perspectivas vindouras, Lucianny Guerra, que estava acompanhada da Assessora de Gabinete, Fátima Nogueira, tratou com membros da APAE: Maria  Cleidimar de Oliveira, Presidente; Radimak Freire Bezerra de Castro, Vice- Presidente; Moacir Fernandes de Morais, Procurador jurídico; Rita Eliane de Morais, Assistente; Maria  Ranilda  Cavalcante  de Castro. 

De acordo com a vereadora Lucianny, a APAE tem um papel fundamental nas vidas de pessoas muito especiais. Espalhada por todo o território nacional, com mais de 66 anos de existência e mais de UM MILHÃO de assistidos, a unidade Assú, que atende a todo o Vale, necessita de apoio constante, tanto para manter os atuais serviços, quanto para ampliar o leque de atendimentos. “Nosso apoio social e solidário é incondicional e irrestrito”, afirmou Lucianny Guerra.