quarta-feira, 30 de junho de 2021

Como fazer compostagem em casa: veja dicas para começar


Quem gosta de planta já deve ter ouvido falar das composteiras. Elas são um sistema que ajuda a reduzir o lixo orgânico e ainda gera adubo líquido e sólido para jardins e hortas.

Existem composteiras de todos os tamanhos. Por isso, até quem mora em apartamento ou pequenos espaços consegue ter uma, contanto que tenha uma área de serviço ou uma área bem ventilada onde possa colocá-la, explica Sabrina Jeha, herborista do Sabor de Fazenda.

De mil plantas no apartamento a 'floresta' na comunidade: como é a vida dos donos de 'urban jungle'

Horta em casa: como começar?

As composteiras podem ser encontradas para compra, mas também dá para fazer em casa - e sem risco de mau cheiro. Veja no vídeo acima como montar e algumas dicas a seguir.

Começando do zero

Para construir a sua própria composteira é preciso pelo menos 3 caixas organizadoras ou baldes. Cada um deles servirá como um andar do sistema:

Caixa 1: Essa vai no topo. É onde os alimentos serão jogados e, durante a montagem, é onde serão colocados o húmus da minhoca e também algumas minhocas, que fazem o processo de decomposição ser mais rápido;

Caixa 2: É a do meio. Inicialmente só é preciso colocar serragem nela, pois, caso a minhoca caia, ela consegue retornar ao sistema de cima;

Caixa 3: É a que vai no chão e é onde o adubo líquido vai sair. A Sabrina recomenda o uso de um tijolo também para que a minhoca não acabe saindo do sistema ao cair. Também vale instalar uma torneira para facilitar a retirada do insumo.

O fundo e a lateral das caixas 1 e 2 devem ter furos para que as minhocas consigam circular por todos os andares e também para a circulação de ar. É fundamental lixar os buraquinhos para que as minhocas não se machuquem.

Evite composteiras pequenas

Sistemas feitos de garrafas pets ou outros recipientes menores do que os baldes de manteiga podem não dar muito certo. Por causa do tamanho, vão encher muito rápido e você não terá onde colocar novos alimentos até que ocorra a decomposição.

Fuja do excesso de umidade

Sabrina conta que as composteiras possuem uma relação carbono e nitrogênio, em que o primeiro é o material úmido, ou seja, a comida, e o segundo o seco, que pode ser folha seca ou serragem.

Para quem mora em apartamento, a herborista recomenda a serragem, já que as folhas precisariam estar muito secas e podem ter ovinhos de bichos.

Caso o sistema fique úmido demais, duas coisas vão acontecer: o sistema pode começar a ter cheiro e podem aparecer insetos indesejáveis, como ácaros e moscas.

Para evitar o mau cheiro, também é fundamental a circulação de ar, pois são as bactérias presentes nele que vão fazer com que o alimento não fique com o cheiro ruim.

Algumas dicas para evitar isso:

Use o dobro ou triplo da serragem em relação à quantidade de comida;

Cubra completamente o alimento com serragem: não o deixe aparente;

Deixe o sistema sempre tampado e seque a tampa uma vez por semana;

Se perceber que está úmido demais, troque a tampa de plástico por uma canga, assim a água conseguirá sair.

Escolhendo a comida

Não é todo tipo de comida que pode ir à composteira. Alimentos salgados demais podem fazer mal para as minhocas, aqueles com muito cheiro, como ervas, podem espantar os micro-organismos compositores e a carne pode atrair bichinhos.

Existem também aquelas comidas que podem demorar mais para se decompor, mesmo com minhocas no sistema, é o caso da espiga de milho, por exemplo. Uma dica para facilitar esse processo é cortar o item em pedaços e tentar não colocar em muita quantidade de uma vez.

Dia a dia e manutenção

Para facilitar a dinâmica diária, Sabrina recomenda deixar um potinho de sorvete na pia da cozinha e nela ir depositando os alimentos conforme consumidos e na mesma hora ir colocando a serragem. Assim quando for levar tudo de uma vez para a composteira não terá umidade.

É interessante também ter um daqueles garfos de jardins para depois da primeira semana dar uma revirada nas caixas superficialmente e a cada 20 dias fazer isso de forma mais profunda, verificando o que se decompôs e o que não.

Também é fundamental, neste período, usar um palito para desobstruir os furos tanto para permitir a circulação de ar, como a das minhocas.

Caso apareça alguma coisa estranha na sua compoteira, Sabrina Jeha recomenda a participação em fóruns nas redes sociais, onde dá para tirar dúvidas pontuais.

SOS plantas: como saber se elas morreram e seus sinais de adoecimento

Plantas em casa: veja os erros que podem estar prejudicando as suas

Adubo

Entre 12 e 20 dias depois de começar a compostagem, o sistema já terá adubo líquido o suficiente para retirada. O insumo da terra só fica pronto depois de 2 ou 3 meses.

Para usar o adubo líquido é importante misturar ele com a água. Sabrina orienta que, para cada uma parte de adubo líquido, sejam misturadas 10 partes de água, pois ele é muito forte e quando puro pode prejudicar a planta.

O composto, que é o adubo em terra, também não deve ser usado puro, o ideal é salpicá-lo no vaso.

Os nutrientes presentes nestes insumos podem ser mais fortes ou não, dependendo da sua origem. "Se só coloca restos de alface, o adubo será mais fraco, mas, se coloca muitos vegetais, terá mais nutrientes para a planta", exemplifica a herborista.

MEC publica editais com datas do Sisu, Prouni e Fies do 2º semestre, e candidato poderá usar notas do último Enem


O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta segunda-feira (28) no Diário Oficial da União os editais com datas e regras para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e Financiamento Estudantil (Fies).

Os candidatos que fizeram o Enem 2020, em janeiro último, poderão usar as notas pela primeira vez. Isso porque, na seleção do 1º semestre desses processos, foram aceitas notas de edições anteriores.

Os desempenhos dos candidatos no Enem 2020 foram divulgados em março, após a abertura dos editais dos programas de acesso ao ensino superior. O atraso ocorreu devido ao adiamento do Enem, por causa da pandemia.

O Prouni e o Sisu só aceitarão as notas do Enem 2020. A edição teve alto índice de abstenção, mais da metade dos candidatos não foram fazer as provas. O edital do Fies prevê o uso das notas do Enem de 2010 a 2020.

Em maio, a pasta já havia divulgado as datas de previsão de abertura das inscrições. Os editais, agora, confirmam a informação.

Confira abaixo as datas:

Prouni: de 13 a 16 de julho

Fies: de 27 a 30 de julho

Sisu: de 3 a 6 de agosto

Embora em maio o MEC tenha informado o prazo de abertura das vagas remanescentes do Fies, o Diário Oficial desta segunda não traz informações sobre este processo específico. A previsão do ministério é que o processo ocorra de 8 a 10 de setembro e de 27 a 29 de outubro.

Prouni

O Prouni oferece bolsas de estudos para que estudantes possam arcar com o custo das mensalidades em universidades particulares. Há bolsas integrais, com o valor total, e parciais, de 50%.

As inscrições para o segundo semestre abrirão em 13 de julho e se encerram às 23h59 de 16 de julho. Serão aceitas somente as notas do Enem 2020.

Poderá concorrer à bolsa do Prouni quem:

Fez ensino médio em escola pública ou foi bolsista integral em escola particular

É estudante com deficiência, de escolas públicas e privadas

Não tem diploma de graduação

Fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020

Tirou 450 pontos na média das notas do exame

Não zerou na redação

Tem renda familiar mensal bruta por pessoa de até 1,5 salário mínimo, para bolsa integral

Tem renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até 3 salários mínimos para bolsas parciais (50%)

Ser professor da rede pública trabalhando na educação básica – independente da renda

Após o resultado da primeira chamada, os candidatos precisarão apresentar, junto às instituições de ensino, os documentos que comprovem que se enquadram nos requisitos para concorrer ao benefício. Confira abaixo as datas anunciadas pelo MEC:

Prouni do 2º semestre de 2021:

Inscrições: 13 a 16 de julho

1ª chamada: 20 de julho

Comprovação das informações: 20 a 28 de julho

2ª chamada: 3 de agosto

Comprovação das informações: 3 a 11 de agosto

Inscrição na lista de espera: 17 e 18 de agosto no site http://siteprouni.mec.gov.br

Divulgação da lista de espera para as instituições de ensino: 20 de agosto

Comprovação das informações: 23 a 27 de agosto

Fies

O programa de Financiamento Estudantil (Fies) oferece crédito para estudantes pagarem as mensalidades em instituições privadas com juros zero ou variados, conforme a renda do candidato. As inscrições abrem em 27 de julho e se encerram às 23h59 de 30 de julho. O programa oferece financiamento com:

Juro zero: voltado a estudantes com renda mensal familiar de um a três salários mínimos;

Juros variados (P-Fies): direcionado a alunos com renda mensal familiar de até cinco salários mínimos.

O candidato poderá usar a nota do Enem desde a edição de 2010 até a de 2020. Confira abaixo as datas confirmadas pelo edital:

Fies do 2º semestre de 2021

Inscrições: de 27 a 30 de julho

Resultados (pré-selecionados): 3 de agosto

Complementar inscrição: 4 a 6 de agosto, no site http://fies.mec.gov.br

Convocação da lista de espera: 4 a 31 de agosto (quem não foi pré-selecionado na chamada única é automaticamente incluído na lista de espera).

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) usa a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar estudantes para vagas em universidades públicas. Mas, por causa da pandemia, o Sisu do primeiro semestre abriu antes da realização do Enem 2020 (que foi feito em março). Os candidatos puderam usar as notas de outras edições do exame.

No segundo semestre, a seleção abrirá em agosto. Nesta etapa, os candidatos só poderão usar as notas do Enem 2020. Para isso, o candidato não poderá ter zerado na redação nem ter participado da edição como "treineiro".

Confira abaixo o calendário previsto:

Sisu do 2º semestre de 2021

Inscrição: 3 a 6 de agosto por meio do site http://sisu.mec.gov.br

Resultado: 10 de agosto

Período de matrícula: 11 a 16 de agosto

Inscrição na lista de espera: 10 a 16 de agosto

A divulgação da lista de espera por turno, curso e modalidade de concorrência deverá ser feita pelas instituições de ensino. O edital prevê que é responsabilidade do candidato acompanhar as páginas eletrônicas das instituições para não perder os prazos.

Enem 2021 abre nesta quarta a inscrição para provas impressa e digital; veja passo a passo para fazer a sua


As inscrições para a edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam nesta quarta-feira (30). Não há um horário definido para a abertura. Os candidatos devem se registrar na página do participante até as 23h59 do dia 14 de julho.

Para quem não conseguiu a isenção, a taxa será de R$ 85. Mesmo quem obteve o benefício precisa fazer sua inscrição.

Desta vez, diferentemente da edição anterior do Enem, as versões impressa e digital serão aplicadas nas mesmas datas (21 e 28 de novembro) e terão perguntas iguais.

LEIA TAMBÉM:

REDAÇÕES NOTA MIL: textos com nota máxima no Enem 2020

FALTAM 5 MESES: dicas para estudar sozinho para a prova

O Inep indica um passo a passo para realizar a sua inscrição. Veja a seguir:

1) Na página do participante, ler informações iniciais e clicar em "Inscrição" 

IR 2021: Receita paga nesta quarta-feira restituições do 2º lote


Receita Federal paga nesta quarta-feira (30), as restituições do segundo lote do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) 2021.

O pagamento é feito diretamente na conta bancária informada na declaração do IR. Segundo a Receita, 4,2 milhões de contribuintes receberão a restituição no segundo lote. O valor total a ser pago é de R$ 6 bilhões.

O lote abrange contribuintes prioritários e pessoas que entregaram declaração até 21 de março. Para saber se a restituição está disponível, a consulta pode ser feita:

na página da Receita na internet;

no aplicativo da Receita para tablets e smartphones.

Foram contemplados neste lote:

idosos acima de 80 anos (97.082 pessoas);

contribuintes entre 60 e 79 anos (779.763);

contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave (54.240);

contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério (385.591);

contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até 21 de março (2.906.310).

O lote também contempla restituições residuais de anos anteriores.

O primeiro lote foi pago em 31 de maio. Ao todo, foram creditados R$ 6 bilhões a 3,4 milhões de contribuintes.

Malha fina

Caso o contribuinte identifique alguma pendência na declaração, é possível retificar a declaração, corrigindo as informações que estejam equivocadas.

As restituições de declarações que apresentam inconsistência (em situação de malha) são liberadas apenas depois de corrigidas pelo cidadão, ou após o contribuinte apresentar comprovação de que sua declaração está correta.

Calendário

Confira, abaixo, o calendário completo de pagamento das restituições do IR 2021:

1º lote: 31 de maio (já pago);

2º lote: 30 de junho;

3º lote: 30 de julho;

4º lote: 31 de agosto;

5º lote: 30 de setembro.

PIS/Pasep termina nesta quarta (30); prazo para saque do abono


O prazo final para o saque do PIS/Pasep termina nesta quarta-feira (30). Mais de 467 mil brasileiros ainda não sacaram aproximadamente R$ 309 milhões do abono salarial referente ao período 2020-2021.

No caso do PIS, que é pago para trabalhadores da iniciativa privada, mais de 327 mil trabalhadores não sacaram o benefício, no valor total de R$ 214 milhões, segundo informou a Caixa Econômica Federal na sexta-feira (25).

Quanto ao Pasep, que é pago pelo Banco Brasil para trabalhadores do setor público, cerca de 140 mil ainda não sacaram o abono, totalizando um saldo de R$ 95 milhões, de acordo com o banco.

O calendário de pagamentos começou ainda em 2020 e leva em consideração o mês de nascimento e o número final da inscrição.

Os trabalhadores que não efetuarem o saque até esta quarta-feira, terão que esperar o início do próximo calendário do abono salarial, previsto apenas para 2022. Pela regras em vigor, é assegurado o direito aos valores do PIS/Pasep pelo prazo de cinco anos.

Qual o valor e quem tem direito?

O valor do PIS-Pasep 2020-2021 varia de R$ 92 a R$ 1.100, dependendo do período trabalhado formalmente em 2019. Só receberá o valor total de um salário mínimo quem trabalhou os 12 meses de 2019.

Recebem, anualmente o benefício, cerca de 23 milhões de trabalhadores.

Para ter direito, o trabalhador precisa:

Estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;

Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos com carteira assinada em 2019;

Ter exercido atividade remunerada para pessoa jurídica, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração;

Ter seus dados informados pelo empregador corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.

terça-feira, 29 de junho de 2021

Lucianny anuncia apoio ao deputado Nelter Queiroz


A vereadora, Lucianny Guarra, do Republicano/Assú, anunciou, neste sábado ( dia 26), apoio político ao projeto de reeleição do deputado estadual, Nelter Queiroz, do MDB.

O fato correu em um almoço, na casa da eleitora e ativista política, Joana D’arque Freire, logo depois da participação de Neter Queiroz no programa “Discussão Aberta”, da 89FM.

Conversamos com a vereadora sobre os motivos que a levaram à essa decisão, que de pronto responde: “trata-se de um deputado identificado com nosso Município, interiorano, conhecedor dos problemas do povo mais carente, detentor de oito mandatos consecutivos, o que já é um forte motivo para se vota; é ligado ao nosso líder político, ex-prefeito Ivan Júnior; e vem dedicando total atenção aos pleitos que a ele encaminhamos.

Sobre os pleitos, Lucianny citou vários e destacou os últimos: Asfaltamento da estrada do Mendubim, Asfaltamento do acesso ao Santuário de Irmã Lindalva, Asfaltamento da estrada do Porto Piató e a construção de uma Rotatótia, ou Retorno, na BR 304, nas imediações da entrada de acesso ao Mendubim e à cidade de Assú.

Auxílio Emergencial 2021: Caixa paga 3ª parcela a nascidos em outubro e a beneficiários do Bolsa Família com NIS final 9


Caixa Econômica Federal (Caixa) paga nesta terça-feira (29) a terceira parcela do Auxílio Emergencial aos beneficiários do Bolsa Família com NIS encerrado em 9, e para os trabalhadores nascidos em outubro inscritos no programa por meio do site e do aplicativo ou que fazem parte do Cadastro Único mas estão fora do Bolsa Família.

Terei direito? Quanto vou receber? Veja perguntas e respostas

Veja o calendário completo

Veja como saber se você vai receber

Saiba como contestar se você teve o beneficio negado

Beneficiário precisa estar com o CPF regular; saiba como fazer

SAIBA TUDO SOBRE O AUXÍLIO EMERGENCIAL

Para os beneficiários do Bolsa Família, os pagamentos são feitos da mesma forma que o Bolsa VEJA QUEM RECEBE NESTA TERÇA

Beneficiários do Bolsa Família com NIS final 9

Trabalhadores que não fazem parte do Bolsa Família, nascidos em outubro

No caso de quem não é beneficiário do Bolsa Família, a ajuda será creditada em conta poupança social digital da Caixa, que poderá ser usada inicialmente para pagamento de contas e compras por meio do cartão virtual. Saques e transferências para quem receber o crédito nesta terça serão liberados no dia 15 de julho.

Mega-Sena pode pagar R$ 20 milhões nesta terça-feira


concurso 2.385 da Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 20 milhões para quem acertar as seis dezenas. O sorteio ocorre às 20h desta terça-feira (29) no Espaço Loterias Caixa, no terminal Rodoviário Tietê, na cidade de São Paulo. A aposta mínima custa R$ 4,50 e pode ser realizada pela internet - saiba como fazer. Para apostar na Mega-Sena

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site da Caixa Econômica Federal – acessível por celular, computador ou outros dispositivos. É necessário fazer um cadastro, ser maior de idade (18 anos ou mais) e preencher o número do cartão de crédito.

Probabilidades

A probabilidade de vencer em cada concurso varia de acordo com o número de dezenas jogadas e do tipo de aposta realizada. Para a aposta simples, com apenas seis dezenas, com preço de R$ 4,50, a probabilidade de ganhar o prêmio milionário é de 1 em 50.063.860, segundo a Caixa.

Já para uma aposta com 15 dezenas (limite máximo), com o preço de R$ 22.522,50, a probabilidade de acertar o prêmio é de 1 em 10.003, ainda segundo a Caixa.

Covid19: Brasil registra menor média móvel de mortes por Covid desde março: 1.626 por dia; nenhum estado apresenta alta


O Brasil registrou 658 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando nesta segunda-feira (28) 514.202 óbitos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias chegou a 1.626 --o menor número desde o dia 9 de março (quando estava em 1.572). Completamos uma semana com a média abaixo de 2 mil. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de -18% e aponta tendência de queda pelo segundo dia seguido, após 39 dias em estabilidade ou alta.

Os números estão no novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil, consolidados às 20h desta segunda. O balanço é feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.

Terça (22): 1.962

Quarta (23): 1.915

Quinta (24): 1.873

Sexta (25): 1.807

Sábado (26): 1.707

Domingo (27): 1.661

Segunda (28): 1.626

De 17 de março até 10 de maio, foram 55 dias seguidos com essa média acima de 2 mil. No pior momento desse período, a média chegou ao recorde de 3.125, no dia 12 de abril.

Nenhum estado apresenta tendência de alta nas mortes. Temos 10 estados em estabilidade; DF e outros 16 apontam queda no comparativo com 14 dias atrás.

Em casos confirmados, desde o começo da pandemia, 18.447.420 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 30.307 desses confirmados no último dia. A média móvel nos últimos 7 dias foi de 68.231 novos diagnósticos por dia. Isso representa uma variação de -5% em relação aos casos registrados na média há duas semanas, o que indica tendência de estabilidade nos diagnósticos.

Mortes e casos de coronavírus no Brasil e nos estados

Mortes e casos por cidade

Veja como está a vacinação no seu estado

Brasil, 28 de junho

Total de mortes: 514.202

Registro de mortes em 24 horas: 658

Média de novas mortes nos últimos 7 dias: 1.626 (variação em 14 dias: -18%)

Total de casos confirmados: 18.447.420

Registro de casos confirmados em 24 horas: 30.307

Média de novos casos nos últimos 7 dias: 68.231 por dia (variação em 14 dias: -5%)

Estados

Em alta: nenhum estado

Em estabilidade (10 estados): RS, SC, ES, MG, SP, MT, TO, AL, MA e PI.

Em queda (16 estados e o DF): PR, RJ, DF, GO, MS, AC, AM, AP, PA, RO, RR, BA, CE, PB, PE, RN e SE.

sexta-feira, 25 de junho de 2021

Tê faz reunião com presidentes de Legislativos do Vale do Açu


O presidente da Câmara Municipal do Assú, Francisco de Assis Souto – Tê, se reuniu, na manhã desta sexta-feira, dia 25, com os presidentes da Câmaras municipais de Ipanguaçu, Jefferson Charles (PL); de Carnaubais, Wanderley Mendes (PL); de Alto do Rodrigues, João Batista Fernandes de Carvalho (Republicanos); de Itajá, José Menino da Silva Júnior (PP0; e de Serra do Mel, Thiago Freitas (PSDB).

O encontro teve como pauta assuntos ligados ao desenvolvimento regional e ao momento de Pandemia por que passam Brasil e o Mundo, especialmente o Rio Grande do Norte e o Vale do Açu.

Nossa reportagem, que esteve presente, conversou o presidente anfitrião, o vereador Tê que, ao final da reunião, assim se reportar: “Foi um encontro proveitoso, no qual discutimos temas importantes para o Assú e nosso Vale, com destaque para os cuidados com a Pandemias e suas sequelas, a empregabilidade, suas causas e prováveis soluções”.

Disse Tê: “esse momento tão difícil por que passamos todos, em que a maioria das empresas, reduziram salários, demitiram funcionários e até fecharam suas portas, está gerando uma situação de extrema gravidade, tanto do ponto de vista financeiro, quanto emocional. As pessoas estão entrando em desespero, sem esperança e aí a hora é de união pela busca de solução. A política fica para depois, disse o vereador”.

Ainda de acordo com o vereador ficou acertada a busca, em conjunto, pela Fecam – Federação das Câmaras Municipais Itinerante; Cursos de Capacitação profissional, fomento ao Microempreendedor, através da AGN, beneficiando Artesãos e Ambulantes; Habilitação Cidadã, para as pessoas de baixa renda; e Escola do Legislativo, finalizou o presidente da Câmara de Assú.

Concurso do Banco do Brasil: confira quantas vagas abriram no seu estado


Banco do Brasil anunciou a realização de um concurso para o total de 4.480 vagas em todo o Brasil. Serão 2.240 imediatas e 2.240 para formação de cadastro de reserva que vale para todos os estados e o Distrito Federal.

A divisão das vagas é a seguinte: 2 mil vagas para Escriturário - Agente Comercial; mais 2 mil de cadastro reserva, para atuação nas unidades de negócios em todos os estados e no Distrito Federal; 240 vagas de Escriturário - Agente de Tecnologia e outras 240 para cadastro de reserva, com foco em Conhecimentos de TI, para vagas somente no Distrito Federal.

Confira as vagas abertas no concurso para o seu estado:

Acre

Alagoas

Amapá

Amazonas

Bahia

Ceará

Distrito Federal

Espírito Santo

Goiás

Maranhão

Pará

Paraíba

Pernambuco

Piauí

Rio de Janeiro

Rio Grande do Sul

Rio Grande do Norte

Roraima

São Paulo

Santa Catarina

Sergipe

As inscrições devem ser feitas pelo site da Cesgranrio de 24 de junho a 28 de julho e têm valor de R$ 38,00. O concurso terá provas objetivas e redação, previstas para o dia 26 de setembro, e seguirá os protocolos de prevenção à Covid-19.

VEJA O EDITAL NO SITE DA CESGRANRIO

Veja locais das vagas e das provas

Site para inscrição apresenta instabilidade

A remuneração inicial é de R$ 3.022,37, para jornada de 30 horas semanais. O banco oferece ainda ajuda alimentação/refeição de R$ 831,16 por mês e, cumulativamente, concede cesta alimentação no valor mensal de R$ 654,87.

Enem 2021: Inep divulga nesta sexta resultado final sobre pedidos de isenção da taxa


Nesta sexta-feira (25) sai a resposta final a quem teve negado o pedido de isenção da taxa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e apresentou recurso ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para reavaliação.

O resultado pode ser checado na Página do Participante, no endereço https://enem.inep.gov.br/participante.

LEIA TAMBÉM:

Faltam 5 meses para o Enem 2021: veja dicas de como montar um plano de estudos e se preparar sozinho para a prova

Leia redações nota mil da edição 2020 do Enem

Quem não teve a isenção aprovada terá que pagar a taxa de inscrição do Enem, que é de R$ 85.

O Inep alerta que, mesmo candidatos que tiveram a isenção aprovada precisam se inscrever no exame. As inscrições abrem em 30 de junho e seguem até 14 de julho.

Problemas para saber o resultado

Candidatos relataram na semana passada ao G1 que pediram, dentro do prazo estipulado pelo edital, a isenção da taxa de inscrição da prova. No entanto, o Inep afirmou aos estudantes que "não localizou as solicitações" no sistema.

Na prática, é como se o pedido não existisse formalmente. O G1 entrou em contato com o Inep para esclarecer se há algum problema no sistema, mas não recebeu resposta.

CPI ouve nesta sexta servidor do Ministério da Saúde que relatou pressão por Covaxin


A CPI da Covid ouve nesta sexta-feira (25) o servidor do Ministério da Saúde Luis Ricardo Fernandes Miranda, ex-chefe de Importação do Departamento de Logística em Saúde, que relatou, em depoimento ao Ministério Público Federal, pressão atípica dentro da pasta pela importação de doses da vacina indiana Covaxin.

Luis Ricardo Fernandes Miranda será ouvido ao lado do irmão, o deputado federal Luis Miranda (DEM-DF). Tradicionalmente, as reuniões da CPI ocorrem no período da manhã. Entretanto, por uma questão de agenda de Luis Ricardo, a sessão desta sexta-feira iniciará às 14h.

O contrato do Ministério da Saúde com a empresa Precisa Medicamentos, intermediária da empresa indiana que desenvolve a vacina, é alvo de investigação pelo Ministério Público Federal e pela CPI.

Compra da Covaxin: quais são as denúncias e como o governo se defende

Entenda por que a compra de doses da Covaxin entrou na mira da CPI da Covid

A negociação por 20 milhões de doses do imunizante envolve mais de R$ 1,6 bilhão. O dinheiro chegou a ser reservado para pagamento, mas, segundo o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, "nenhum centavo" foi efetivamente pago.

Trata-se do único contrato do governo que contou com a participação de um intermediário, o sócio da Precisa Medicamentos Francisco Maximiano. O empresário deve depor à CPI na próxima semana. O contrato com o governo foi firmado em fevereiro deste ano.

Entre os indícios de irregularidades do contrato, estão:

Tempo recorde para assinatura do contrato (97 dias). Período bem menor do que o gasto com a Pfizer - 330 dias;

Preço: R$ 80,70/dose. A AstraZeneca, por exemplo, custou R$ 19,87/dose.

Em entrevista ao jornal "O Globo", Luis Ricardo disse ter alertado o presidente Jair Bolsonaro sobre suspeitas de irregularidades na negociação pela Covaxin.

Ele também disse ter levado, em março deste ano, ao conhecimento de Bolsonaro um documento que apontaria um pedido de pagamento "fora do contrato" para importação de três lotes de vacinas com data próxima do vencimento.

Segundo o servidor, a assinatura desse recibo possibilitaria o adiantamento de R$ 222,6 milhões, o que foi considerado pela área técnica do Ministério da Saúde como "indevido". Luis Ricardo teria se recusado a assinar esse recibo.

O governo, por meio do ministro Onyx Lorenzoni (Secretaria-Geral da Presidência), levantou suspeitas sobre a autenticidade do documento citado por Luis Ricardo. Entretanto, e-mails recebidos pelo Ministério da Saúde indicam que a fatura de compra da Covaxin é autêntica.

O ministro também acusou os irmãos Luis Ricardo e Luis Miranda de calúnia e má-fé e disse que Bolsonaro determinou à Polícia Federal que investigue os dois. Também declarou que pedirá investigações à PGR e à CGU, para abertura de investigações sobre os denunciantes.

Sobre os alertas feitos por Luis Ricardo a Jair Bolsonaro, governistas disseram que o presidente pediu a Eduardo Pazuello, que, em março, estava de saída do Ministério da Saúde, que verificasse as denúncias. Segundo a tropa de choque de Bolsonaro na CPI irregularidades não foram constatadas.

CPI, por sua vez, requisitou à Polícia Federal proteção ao servidor do Ministério da Saúde e ao seu irmão. A cúpula do colegiado teceu críticas à Onyx Lorenzoni, que poderá ser convocado a depor no colegiado.

quinta-feira, 24 de junho de 2021

“Bancada do Batom” anseia presidência do Legislativo assuense


“A bancada do Batom” ou “O lobby do Batom” – como passou a ser conhecido o grupo formado pelas 25 constituintes da bancada, ou ainda “Casa das 7 Mulheres”, nada disso importa, apenas denominações.

Na verdade, o que realmente importa é que, mesmo em grupos políticos ideologicamente divergentes, elas estão juntas com o mesmo propósito: a presidência da Câmara Municipal do Assú.

Sabe-se, porém, esse não ser o sentimento político do deputado e liderança maior do PL – Partido Liberal/Assú, George Soares, já expressado em reunião com sua bancada, ocasião em que bradou forte e em bom tom, sua preferência pelo nome do vereador João Wallce da Silva.

Entretanto, é também conhecida a insatisfação das vereadoras situacionistas – Karielly Medeiros, prima do deputado; Elizângela Albano, fiel escudeira, e Sonia Maria de França.

Há também informações, já bem adiantadas, de uma possível aliança entre as primas Karielly Medeiros e Lucianny Guerra, para disputa do almejado cargo.

 

 

quarta-feira, 23 de junho de 2021

Detran realiza leilão virtual com 165 lotes de veículos apreendidos no RN


Na próxima segunda-feira (28), o Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) realiza um leilão virtual com 165 lotes de veículos apreendidos.

Os interessados podem ver os lotes presencialmente na quinta (24) e na sexta-feira (25).

O Leilão será realizado a partir das 9h no site credenciado ao Detran. Para dar lances, os interessados precisam fazer um cadastro prévio no site.

De acordo com o Detran, entre os automóveis que fazem parte dos 165 lotes, 80 são de veículos que podem continuar em circulação, a maioria deles são motocicletas. Outros 85 lotes serão leiloados exclusivamente para sucata.

O Detran abre os pátios de Natal, Mossoró, Pau dos Ferros, Assú, Parelhas e Santa Cruz para que os interessados possam visitar os veículos e sucatas que vão a leilão nas próximas quinta (24) e sexta-feira (25). O horário de visitação é das 8h às 12h.

Segundo o órgão, para ter acesso aos pátios é necessário utilizar máscara de proteção facial e seguir os protocolos de prevenção à Covid-19.

Todas as informações sobre leilão, inclusive a relação completa dos carros e motocicletas com imagens e as especificações de marca, placa, ano de fabricação e valor inicial do bem podem ser conferidas no site.

Endereços para visitação dos lotes

Lotes 1 ao 30 - Rua Nossa Senhora dos Navegantes com a Nossa Senhora de Aparecida, S/N, 4° Companhia Independente de Polícia Militar - Santa Cruz

Lotes 31 ao 67 - Batalhão da Polícia Militar, Rua Expedito Bezerra, nº 207, Maria Terceira - Parelhas

Lotes 68 ao 137 - 4º DPRE, Rua da Independência (BR 405) - Pau dos Ferros

Lote 138 - Pátio da 2º DPRE, RN 117 (Caminho de Dix Sept Rosado) – Mossoró

Lote 139 - Pátio da 10º Batalhão da Polícia Militar, Rua João Celso Filho – Assú

Lotes 140 ao final - Pátio Dstran (antiga Guanabara) Av. Capitão Mor Gouveia, 545 - Esquina com a Rua Henrique Dias, Zona Oeste de Natal

Vacinas: RN espera receber vacinas da Janssen até quinta-feira (24), diz Sesap


A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte espera receber até a próxima quinta-feira (24) o primeiro carregamento de vacinas da Janssen contra Covid-19 e já definiu o público prioritário para o imunizante no estado.

O primeiro lote com 1,5 milhão de doses da vacina da Janssen compradas pelo Ministério da Saúde chegou nesta terça-feira (22) ao Brasil pelo Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.

No dia 9 de junho, a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte informou que esperava receber 46,6 mil doses da vacina da Janssen. Porém, o número de doses que o Ministério da Saúde esperava naquela época era maior.

Até a publicação desta matéria, a Sesap informou que ainda não foi comunicada oficialmente sobre a quantidade de doses que serão distribuídas ao estado.

Bandidos roubam vacinas contra Covid19 no interior do RN


Um carro da Prefeitura de Arez que transportava 40 doses da vacina Astrazeneca/Oxford, contra a Covid-19, foi roubado na zona rural do município. Os imunizantes seriam aplicados em moradores do distrito a partir dos 50 anos, sem comorbidades. O crime aconteceu nesta segunda (21).

O veículo e as vacinas foram recuperados pela Polícia Militar cerca de uma hora após o crime.

De acordo com a secretária de saúde de Arez, Andréia Paiva, as doses não foram comprometidas e poderão ser utilizadas normalmente. Ela explicou, por telefone, que os bandidos questionaram o motorista que transportava os imunizantes se as doses eram “caras” e se seriam contra Covid. Segundo ela, o motorista disse aos criminosos que as doses eram para uma campanha de vacinação em crianças. Por causa disso, as doses, seringas e agulhas foram deixadas às margens da estrada vicinal onde o assalto aconteceu.

Bandidos armados invadem posto de saúde e roubam vacinas contra a Covid-19 em Natal

“As vacinas estavam dentro de uma caixa térmica, o que ajudou a manter as vacinas conservadas. Não houve variação brusca e nem comprometimento dos frascos. Entendemos que as doses podem ser usadas normalmente”, explicou a secretária de saúde Andréia Paiva. O município relatou o fato para a primeira regional de saúde, da Secretaria Estadual de Saúde, responsável pela área de Arez.

Segundo a Polícia Militar, o assalto aconteceu por volta das 10h30 de segunda-feira (21). O motorista seguia sozinho do distrito de Urucará, onde uma primeira remessa de vacinas foram entregues, para a comunidade de Mundo Novo. A estrada que liga os dois locais é de barro e em alguns pontos não é possível a passagem simultânea de dois veículos. Em um desses pontos, o carro da Secretaria de Saúde de Arez foi interceptado e os bandidos anunciaram o assalto.

Economia: Dólar fecha abaixo de R$ 5 pela primeira vez em mais de um ano


dólar fechou em queda nesta terça-feira (22), abaixo do patamar de R$ 5 pela primeira vez em mais de um ano, pressionado pela percepção de uma política monetária mais dura no Brasil e mais afrouxada nos Estados Unidos, combinação que pode atrair liquidez para o mercado doméstico.

A moeda norte-americana recuou 1,12%, cotada a R$ 4,9661. Veja mais cotações. É o menor patamar de fechamento desde 10 de junho de 2020 (R$ 4,9334), data que também marca a última vez que o dólar fechou abaixo de R$ 5.

Já o Ibovespa fechou em queda de 0,38%.

Na segunda-feira, o dólar recuou 0,92%, a R$ 5,0222. Com o resultado desta terça, a moeda norte-americana passou a acumular queda de 4,94% no mês e de 4,26% no ano. 

IR 2021: Receita libera nesta quarta-feira consultas ao 2º lote de restituição


Receita Federal libera nesta quarta (23), a partir das 10h, as consultas ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2021, relativo ao ano-base 2020.

Assim que abertas, as consultas poderão ser feitas:

na página da Receita na internet;

no aplicativo da Receita para tablets e smartphones.

A restituição será paga no dia 30 de junho. O pagamento é feito diretamente na conta bancária informada na declaração do IR.

Segundo a Receita, 4,2 milhões de contribuintes receberão a restituição no segundo lote. O valor total a ser pago é de R$ 6 bilhões.

Foram contemplados no segundo lote:

idosos acima de 80 anos (97.082 pessoas);

contribuintes entre 60 e 79 anos (779.763);

contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave (54.240);

contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério (385.591);

contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até 21 de março (2.906.310).

O lote também contempla restituições residuais de anos anteriores.

O primeiro lote foi pago em 31 de maio. Ao todo, foram creditados R$ 6 bilhões a 3,4 milhões de contribuintes.

terça-feira, 22 de junho de 2021

Governo anuncia Plano Safra 2021/22 com R$ 251,2 bilhões para pequenos, médios e grandes produtores rurais


O governo federal anunciou nesta terça (22) a liberação de R$ 251,2 bilhões em financiamentos para produtores por meio do Plano Safra 2021/2022. O valor é 6,3% maior do que o anunciado na safra passada, que era de R$ 236,3 bilhões.

Cada Plano Safra começa em julho e termina em junho do ano seguinte. Os recursos do novo plano costumam ser liberados a partir do dia 1º de julho, mas, neste ano, atrasos podem ocorrer com o anúncio tardio do governo, afirma a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban).

"A divulgação das condições do PAP (Plano Agrícola e Pecuário) com antecedência permite que todos os atores do agronegócio possam se preparar para o novo ano safra. Porém, quando a divulgação é feita faltando apenas poucos dias para seu início, podem existir entraves para que os recursos sejam oferecidos no dia 01/07", diz a Febraban.

As taxas de juros para o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) subiram de uma faixa de 2,75% a 4% ao ano, para 3% a 4,5% ao ano (leia mais abaixo).

Veja os valores destinados por programas e a comparação os do plano anterior:

Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) : R$ 39,3 bilhões (+19%);

Construção de armazéns: R$ 4,12 bilhões (+84%);

Programa ABC: R$ 5,05 bilhões (+101%)

O Plano ABC é um conjunto de estratégias voltadas para a sustentabilidade no agronegócio, como o uso de sistema de plantio direto, reflorestamento e tratamento de dejetos animais. Ele foi recentemente renovado, com duração prevista de 2020-2030.

O financiamento para o plano ABC terá três novas possibilidades:

Aquisição e construção de instalações para a implantação ou ampliação de unidades de produção de bioinsumos e biofertilizantes na propriedade rural, para uso próprio;

Financiamento de projetos de implantação, melhoramento e manutenção de sistemas para a geração de energia renovável;

Financiamento de projetos de geração de energia elétrica a partir de biogás e biometano

Juros mais altos

A alta nas taxas de juros para o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) deve trazer "dificuldades adicionais" no acesso ao crédito de pequenos produtores, afirma o economista Felippe Serigati, professor da FGV (Fundação Getúlio Vargas) Agro.

DE ONDE VEM: Produtos da agricultura familiar compõem a mesa do brasileiro

SAIBA MAIS: Nova geração da agricultura familiar encara dificuldades com crédito

Ele destaca, porém, que "não havia para onde fugir" diante da recente alta da taxa básica de juros da economia (Selic) para 4,25%, que acabou aumentando os custos de financiamento.

Serigati reforça que o piso dos juros do Pronaf segue abaixo da taxa Selic e também da inflação, que acumula alta de 8,06% em 12 meses até maio. "É então uma alta bastante marginal", diz.

"Assim como quem quer comprar ração, está encontrando ela mais cara por causa do aumento do preço do milho, a mesma coisa vale para o crédito: o dinheiro ficou mais caro", afirma o professor.

Seguro rural

O governo anunciou ainda R$ 1 bilhão para o seguro rural no Plano Safra 2021/22. Apesar de ter sido divulgado nesta terça, esse recurso só ficará disponível para os agricultores em janeiro do próximo ano, como sempre acontece, explica o Ministério da Agricultura.

No Plano Safra anterior, o valor anunciado para o seguro rural foi de R$ 1,3 bilhão, cifra que recuou a R$ 948 milhões, depois de cortes orçamentários.

Para Serigati, o seguro rural é uma "das grandes pernas da política agrícola" e a sua importância ficou ainda mais evidente após a redução da colheita de milho neste ano, em função do atraso do plantio e seca.

"O seguro rural é a nossa perna mais frágil e o governo tem feito um esforço para fortalecê-la. Os recursos disponíveis para subvenção vinham aumentando ano a ano e espero que continuem", diz.