A pouco mais de 30 dias para o
Natal, o bairro do Alecrim — um dos principais centros comerciais de Natal — já
entrou no clima das festas de fim de ano e registra aumento na procura por
produtos típicos do período, como árvores, enfeites, iluminação e artigos de
decoração. Os lojistas do local projetam um crescimento de até 15% nas vendas
em relação ao ano passado.
“A expectativa é sempre muito boa, mesmo com os desafios diários de contas para honrar, a falta do ordenamento do Alecrim, onde deveria existir uma fiscalização da ocupação dos espaços públicos. Esperamos aumento nas vendas entre 10% à 15% em comparação com o ano passado”, confirma o presidente da Associação dos Empresários do Bairro do Alecrim (AEBA), Matheus Feitosa.
Ele explica que a preparação
para o período do Natal acontece durante todo o ano, por meio da participação
em feiras e a busca por novidades nacionais e internacionais para o comércio
local: “Além do Esquenta Black Friday e o dia da Black, que o Alecrim ferve de
ofertas, as lojas já começaram a ser decoradas e expor seus estoques de
produtos natalinos”, afirma.
O gestor da loja Lili
Importados, no bairro Alecrim, Michel Fernandes, relata que a movimentação de
clientes começou mais cedo que o esperado: “Foi até uma surpresa para a gente.
Geralmente começamos a vender no mês de novembro, mas em outubro a procura já
aumentou intensamente. Está muito bom”, relata Michel.
Ele lembra que a loja iniciou
sua preparação para o período natalino em setembro. “Neste ano nós percebemos a
procura alta por pisca-piscas variados e festões, além das árvores”, conta o
gestor. Diante da alta no movimento, Michel diz que firmou dois contratos
temporários.
Os preços das árvores neste
ano, segundo ele, estão variando muito: as mais simples custam a partir de R$
14,99, e as mais elaboradas podem chegar a R$ 5.000.
A gerente da loja Rei Decor,
também no Alecrim, Márcia Ângela, confirma a alta no movimento nesse período
que antecede o Natal: “Graças a Deus o movimento está muito bom. Nós
trabalhamos com decoração e, nessa época de decorar a casa, as pessoas procuram
mais”, afirma.
Márcia destaca uma novidade
que está fazendo sucesso este ano: os escapulários natalinos. “As pessoas
procuram tudo para o Natal, mas o escapulário de porta está sendo recorde aqui.
É um sucesso. As pessoas estão substituindo a guirlanda por ele”, conta.
Segundo ela, a loja está produzindo em média 20 escapulários natalinos por
semana.
Aumento nos preços
A gerente Márcia Ângela
percebe, no entanto, que houve um aumento nos preços com relação ao ano
passado: “Teve um aumento, sim, por causa dos impostos, né? Nós percebemos [o
aumento] já comprando com os fornecedores. Então, quando soma tudo, os produtos
sobem um pouco mesmo”, afirma.
O aumento é notado também
pelos clientes. É o caso da empresária Fernanda Frazão. Ela frequenta o Alecrim
anualmente para comprar produtos de decoração. “Notei a diferença, está mais
salgado [o preço] que no ano passado. Mas vou levar, porque é importante e faz
diferença”, afirma.
O presidente da AEBA, Matheus
Feitosa, confirma o aumento dos preços e afirma que a elevação se dá em razão
de alterações nos impostos: “Tivemos grandes aumentos, que estão relacionados
ao reajuste de impostos feito de forma desordenada, o que prejudicou o setor
produtivo”, afirma. “Mas sempre buscamos a adaptação em qualquer cenário para
manter a empresa ou o negócio funcionando”, conclui.

Nenhum comentário:
Postar um comentário