Guararapes consolida retomada com expansão no varejo e nos serviços da Midway financeira| Foto: Reprodução
Com nove trimestres consecutivos de crescimento e resultados recordes em lucro e margem, a Guararapes Confecções S.A., grupo que reúne as marcas Riachuelo, Casa Riachuelo, Carter’s, FANLAB, Midway Financeira e o Midway Mall, encerrou o terceiro trimestre de 2025 consolidando sua posição como um dos principais grupos de varejo de moda do país. O EBITDA Consolidado Ajustado (índice que mede o resultado operacional) alcançou R$ 402 milhões, um avanço de 14,8% em relação ao mesmo período de 2024 e o maior valor já registrado para um terceiro trimestre.
O resultado refletiu a forte performance operacional do grupo, especialmente
nas áreas de varejo e crédito, e elevou a margem EBITDA (que mede a geração de
caixa operacional antes de juros, impostos, depreciação e amortização) para
16,4%, um aumento de 1,2 ponto percentual. O lucro líquido somou R$ 74 milhões,
crescimento expressivo de 63% frente ao 3T24, sendo também o maior ganho já
apurado pela Guararapes para o período.
Para Miguel Cafruni, Chief Financial Officer (CFO) da Riachuelo, o desempenho
reflete a consolidação das estratégias implementadas e o fortalecimento do
modelo de gestão. “São nove trimestres seguidos de crescimento de vendas, oito
trimestres consecutivos de expansão de margem bruta, conectando com as nossas
origens, com a nossa cultura e com os nossos valores”, disse.
CFO da Riachuelo, Miguel Cafruni,
reforça desempenho do grupo| Foto: Reprodução
O segmento de Mercadorias foi o principal motor do trimestre. As vendas em
mesmas lojas (SSS) de vestuário cresceram 7,3%. Cafruni ressalta que mesmo num
trimestre com desafios que passam pela diversidade climática e pela
macroeconomia, houve forte aceitação das coleções, o que contribuiu para elevar
a rentabilidade da operação. “Foram mais de 7% o crescimento de vestuário, uma
expansão de praticamente 2.5 pontos de margem bruta”, enfatizou.
A margem bruta de vestuário que ele se referiu atingiu 57,3% na comparação
anual, e representou o melhor resultado histórico para um terceiro trimestre. O
EBITDA ajustado de Mercadorias somou R$ 256,3 milhões, crescimento de 19,2%,
com margem de 14,2%, também recorde para o período.
A Midway Financeira, braço de crédito do grupo, foi outro destaque, registrando
EBITDA de R$ 119 milhões, um aumento de 6,5% em relação ao terceiro trimestre
de 2024. A instituição reforçou sua posição como um dos pilares de
rentabilidade do conglomerado, com foco em crescimento sustentável e gestão
rigorosa da carteira. “Um indicador super importante da financeira, o First
Payment Default, que é a solidez do cliente no primeiro pagamento, foi o
recorde de 4%. Então, os resultados demonstram essa consistência”, aponta o
CFO.
Com mais de duas décadas de existência, a instituição reúne cerca de 5 milhões
de clientes ativos e vem expandindo sua oferta de produtos e serviços além do
tradicional crediário. “Tem um longo relacionamento com os clientes, que nos
permite, através da primeira relação, que é o balcão, na hora da compra de
moda, oferecer e estar presente no dia a dia com uma série de outros produtos”,
explicou Cafruni.
Segundo ele, o produto de empréstimo, por exemplo, cresceu no trimestre 15%.
Além do crédito pessoal, a Midway Financeira tem apostado em seguros e
assistências e lançou nesta semana a primeira operação do empréstimo
consignado. “A gente proporciona que o cliente tenha acesso a assistências
odontológicas, a seguro wallet, por exemplo, para proteção de bolsa e carteira.
É uma gama de produtos, tudo alicerçado por um programa de lojas que faz o
cliente consumir, retornar e ficar, recebendo cashback e benefícios”, disse.
Inovação, marca e
sustentabilidade
A Riachuelo também reforçou seus investimentos em marca e produto. Em 2025, o
aporte na marca POOL foi triplicado, com destaque para o lançamento de uma
linha premium de jeans e de duas coleções sustentáveis: a Pool Regen, com
algodão regenerativo, que emite duas vezes e meia menos CO2 no ambiente do que
quando o produto era feito na China, por exemplo; e a Pool Loop, com algodão
reciclado.
“Então, é um crescimento
consistente porque a gente está entregando cada vez mais valor para o
consumidor”, explica o CFO, Miguel Cafruni.
As iniciativas fazem parte do compromisso da empresa com a moda circular e com
práticas de menor impacto ambiental numa equação onde todo o ecossistema ganha.
“Estamos dando esse acesso à moda, focando em produtos que entregam valor
agregado, que estejam alinhadas às tendências de moda, que tenham conexão com a
nossa essência brasileira, que sejam altamente sustentáveis”, reforça.
A companhia também vem ampliando o uso de tecnologia nos pontos de venda, com o
objetivo de aprimorar a jornada do consumidor. Entre as inovações, está o
self-checkout, que reduziu em 55,6% o tempo médio de transação nas lojas,
oferecendo mais agilidade e eficiência no atendimento.
Sobre os planos de expansão, o CFO revelou que a companhia vive um momento de
retomada, tanto no varejo quanto na área financeira. “Retomamos a expansão de
lojas este ano. No ano passado abrimos uma Riachuelo; este ano vamos abrir
entre seis e sete. A quinta já foi inaugurada essa semana.”
Ele ressaltou, no entanto, que a empresa mantém uma postura cautelosa diante do
cenário econômico. “Os níveis de juros, a inadimplência e o endividamento das
famílias são fatores que seguimos muito diligentes e atentos. Mas o Brasil
nunca foi um país fácil, nunca foi um mercado tranquilo. Mesmo assim,
continuamos crescendo, desenvolvendo emprego e renda, acelerando e, de maneira
consistente, tocando o negócio”, observou.
Tribuna do Norte

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