quarta-feira, 29 de outubro de 2025

Documentário da história da Tribuna do Norte é lançado na Casa da Ribeira

Foto: Alex Regis

Dentro das comemorações do seu aniversário de 75 anos de história, a Tribuna do Norte lançou na noite desta quarta-feira (29) o documentário “Das Páginas para a Tela: a notícia não para”, um média-metragem que resgatou a trajetória do jornal e sua contribuição para a comunicação potiguar. O filme foi exibido na Casa da Ribeira, em duas sessões especiais para convidados, e ficará disponível no canal do YouTube do jornal.

“É um documentário sobre os 75 anos, através de personagens que passaram pela Tribuna e ao mesmo tempo consolidando aquilo que a gente considera jornalismo de verdade, um jornalismo puro, sem criação de fake news, sem notícias falsas, sem invenções. Um jornalismo que houve literalmente.”, destacou Fernando Fernandes, superintendente do Sistema Tribuna de Comunicação.

O documentário aborda a transição do modelo impresso para o digital e traz reflexões sobre o futuro do jornalismo, além de relembrar a trajetória da Rádio Cabugi, que por cinco décadas foi referência na comunicação potiguar e, mais recentemente, se transformou na Jovem Pan News Natal.

As sessões de estreia ocorreram às 17h30 e 19h, com ambientação cinematográfica que incluiu tapete vermelho, projeções de capas históricas e exposição de automóveis de época. Antes de cada exibição, houve bate-papos que reuniram nomes da “velha guarda” da imprensa potiguar, como Cassiano Arruda e Vicente Serejo e profissionais da geração atual, como Júlio Pinheiro, Margareth Grillo, Diego Campelo e Matteus Fernandes promovendo um encontro simbólico entre diferentes fases do jornal. “Mais importante da história do jornal é a capacidade de ser contemporâneo. E para ser contemporâneo, ele não pode esquecer a sua própria história e contribuir para que essa história continue a ser contada”, frisou Vicente Serejo, ainda colaborador do jornal com a coluna Cena Urbana.

O projeto contou com apoio do Sebrae/RN, Nordestão, Governo do Estado, Prefeitura do Natal, Transcopel e Sterbom. A escolha da Casa da Ribeira teve caráter simbólico, reforçando o vínculo histórico do jornal com o bairro onde mantém sua sede desde a fundação.

Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário