Amigo secreto tem elevado o movimento em lojas do Alecrim | Foto: Alex Régis
Tradicional no calendário de fim de ano, o amigo secreto deve movimentar cerca de R$ 20 milhões no comércio de Natal, segundo levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do SPC Brasil. A brincadeira ganhou novas versões em 2025 e segue impactando o varejo na capital potiguar, em setores como papelaria, perfumaria, cosméticos, acessórios, utilidades domésticas, chocolates e itens de decoração.
De acordo com a projeção,
cerca de 175 mil consumidores devem participar da dinâmica em Natal.
Nacionalmente, 36% dos consumidores pretendem participar do amigo secreto, ou
seja, 60,1 milhões de pessoas. Cada participante deve ter gasto médio de R$ 72
por presente.
Além do amigo secreto, o amigo
doce, o amigo da onça e o amigo secreto das cores – nova tendência das redes
sociais – animam os comerciantes. “Para o comércio, o amigo secreto representa
volume, recorrência e diversidade de compras, uma vez que muitas pessoas
participam de mais de um grupo, como família, empresa e amigos”, diz José
Lucena, presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) Natal.
Ele afirma que a expectativa é
de “forte movimentação” no comércio da capital potiguar, especialmente nesta
semana, com o pagamento da segunda parcela do 13º salário, a proximidade do
Natal e um maior fluxo de turistas.
Maria Eduarda Silva dos
Santos, representante do Lojão Boa Make, no Alecrim, conta que a loja já
registra alta no movimento em razão do amigo secreto. A expectativa, segundo
ela, é que o movimento aumente ainda mais nas próximas semanas. Os produtos
mais comprados são hidratantes, body splashes, necessaires e itens de maquiagem
em geral.
O amigo secreto de cores,
brincadeira em que cada integrante dá um presente da cor sorteada para os
demais, atraiu muitos clientes à loja, diz Eduarda. Se quatro pessoas
participarem da dinâmica, quatro cores são sorteadas. O teto de gastos de cada
kit costuma ser combinado antes.
Na loja My Acessórios, no
Shopping 10, no Alecrim, os clientes preferem comprar conjuntos de acessórios e
brincos, segundo a lojista Caroline Souza. Ela diz que as pessoas gastam cerca
de R$ 100 a R$ 110 com os presentes. “Vamos vender bem muito e bater todas as
metas”, espera.
A operadora de produção Cíntia
Gabriele foi ao comércio do Alecrim nesta segunda-feira (15) comprar presentes
para um amigo secreto das cores, modalidade da qual ela está participando com
as amigas. “É uma tendência que está bem em alta. Acredito que seja mais por
diversão, um encontro para finalizar o ano”, afirma Cíntia, que escolheu um
item de maquiagem para presentear a amiga secreta.
Cíntia também participará de
um amigo secreto com familiares. “A gente sempre tem encontros para finalizar o
ano. Fazemos confraternização com amigos secretos e troca de presentes”,
relata.
A doceira Jéssica Gondim é ao
mesmo tempo fornecedora de itens para amigos doces e participante assídua das
brincadeiras de fim de ano. À frente da Keka Cookies, em Nova Parnamirim, neste
ano ela está com muitas encomendas para festas e brincadeiras.
Jéssica vai participar de um
amigo secreto com a família e de outra brincadeira que surgiu recentemente, em
que cada participante dá um valor em dinheiro e uma barra de chocolates. À
medida que a pessoa é sorteada, ela ganha um chocolate e é eliminada. Nessa
variação do amigo doce, a última pessoa que restar fica com todo o dinheiro e
com o doce.
José Lucena explica que as
novas dinâmicas são positivas para o varejo. “Variações criativas tornam a
experiência de presentear mais divertida e acessível, estimulando compras e
aumentando o tíquete médio de venda das lojas”, comenta.
Fernando Azevêdo/Repórter

Nenhum comentário:
Postar um comentário