terça-feira, 16 de dezembro de 2025

Amigo secreto deve movimentar R$ 20 milhões no comércio da capital, aponta pesquisa

Amigo secreto tem elevado o movimento em lojas do Alecrim | Foto: Alex Régis

Tradicional no calendário de fim de ano, o amigo secreto deve movimentar cerca de R$ 20 milhões no comércio de Natal, segundo levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do SPC Brasil. A brincadeira ganhou novas versões em 2025 e segue impactando o varejo na capital potiguar, em setores como papelaria, perfumaria, cosméticos, acessórios, utilidades domésticas, chocolates e itens de decoração.

De acordo com a projeção, cerca de 175 mil consumidores devem participar da dinâmica em Natal. Nacionalmente, 36% dos consumidores pretendem participar do amigo secreto, ou seja, 60,1 milhões de pessoas. Cada participante deve ter gasto médio de R$ 72 por presente.

Além do amigo secreto, o amigo doce, o amigo da onça e o amigo secreto das cores – nova tendência das redes sociais – animam os comerciantes. “Para o comércio, o amigo secreto representa volume, recorrência e diversidade de compras, uma vez que muitas pessoas participam de mais de um grupo, como família, empresa e amigos”, diz José Lucena, presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) Natal.

Ele afirma que a expectativa é de “forte movimentação” no comércio da capital potiguar, especialmente nesta semana, com o pagamento da segunda parcela do 13º salário, a proximidade do Natal e um maior fluxo de turistas.

Maria Eduarda Silva dos Santos, representante do Lojão Boa Make, no Alecrim, conta que a loja já registra alta no movimento em razão do amigo secreto. A expectativa, segundo ela, é que o movimento aumente ainda mais nas próximas semanas. Os produtos mais comprados são hidratantes, body splashes, necessaires e itens de maquiagem em geral.

O amigo secreto de cores, brincadeira em que cada integrante dá um presente da cor sorteada para os demais, atraiu muitos clientes à loja, diz Eduarda. Se quatro pessoas participarem da dinâmica, quatro cores são sorteadas. O teto de gastos de cada kit costuma ser combinado antes.

Na loja My Acessórios, no Shopping 10, no Alecrim, os clientes preferem comprar conjuntos de acessórios e brincos, segundo a lojista Caroline Souza. Ela diz que as pessoas gastam cerca de R$ 100 a R$ 110 com os presentes. “Vamos vender bem muito e bater todas as metas”, espera.

A operadora de produção Cíntia Gabriele foi ao comércio do Alecrim nesta segunda-feira (15) comprar presentes para um amigo secreto das cores, modalidade da qual ela está participando com as amigas. “É uma tendência que está bem em alta. Acredito que seja mais por diversão, um encontro para finalizar o ano”, afirma Cíntia, que escolheu um item de maquiagem para presentear a amiga secreta.

Cíntia também participará de um amigo secreto com familiares. “A gente sempre tem encontros para finalizar o ano. Fazemos confraternização com amigos secretos e troca de presentes”, relata.

A doceira Jéssica Gondim é ao mesmo tempo fornecedora de itens para amigos doces e participante assídua das brincadeiras de fim de ano. À frente da Keka Cookies, em Nova Parnamirim, neste ano ela está com muitas encomendas para festas e brincadeiras.

Jéssica vai participar de um amigo secreto com a família e de outra brincadeira que surgiu recentemente, em que cada participante dá um valor em dinheiro e uma barra de chocolates. À medida que a pessoa é sorteada, ela ganha um chocolate e é eliminada. Nessa variação do amigo doce, a última pessoa que restar fica com todo o dinheiro e com o doce.

José Lucena explica que as novas dinâmicas são positivas para o varejo. “Variações criativas tornam a experiência de presentear mais divertida e acessível, estimulando compras e aumentando o tíquete médio de venda das lojas”, comenta.

Fernando Azevêdo/Repórter

Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário