A 63ª Festa do Boi consolidou
sua posição como maior evento agropecuário do Nordeste ao registrar recordes
históricos de público e de volume de negócios em 2025. Mais de 500 mil
visitantes circularam pelo Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, entre
10 e 18 de outubro, período do evento, com recorde de 90.380 visitantes apenas
no último dia. A estimativa é de que o volume de negócios tenha ultrapassado os
R$ 100 milhões em negócios, superando os R$ 85 milhões previstos, segundo
balanço preliminar dos organizadores. Os números estão ligeiramente acima do
patamar da edição de 2024, quando aproximadamente 500 mil pessoas circularam na
festa.
Promovida pela Associação Norte-Rio-Grandense de Criadores (Anorc) em parceria com o Governo do Estado e entidades do setor produtivo, a festa movimentou intensamente a economia rural potiguar, com programação técnica, shows, feiras temáticas e estrutura ampliada de segurança, mais de 4 mil animais em exposição e 600 expositores, números superiores aos do ano passado, que teve 3 mil animais e 150 expositores.
As entidades envolvidas consideram que a 63ª Festa do Boi foi a maior da
história do Parque Aristófanes Fernandes. Matheus França, diretor da ANORC,
destacou o impacto econômico e o compromisso com o crescimento contínuo da
feira.
“A gente passa um ano inteiro trabalhando para realizar um evento como esse,
que é o maior da agropecuária do Norte e Nordeste. A meta dos R$ 85 milhões em
negócios já foi batida. Em toda edição buscamos o que podemos melhorar”,
completou.
A edição deste ano trouxe inovações como currais reformados, novo modelo de
comercialização com shopping de animais, valorização de artistas locais nos
palcos e ampliação das áreas de convivência. A segurança também foi reforçada
com a atuação direta de mais de 200 profissionais, garantindo um evento
organizado e tranquilo.
A Anorc prevê que os leilões oficiais e o shopping de animais movimentaram R$
7,34 milhões, consolidando a Festa do Boi como um dos maiores polos de genética
e comercialização animal do país. A feira também sediou o maior torneio
leiteiro da raça Gir Leiteiro do Nordeste e se destacou com a maior exposição
de zebuínos da região e a maior de Sindi do mundo, reforçando sua projeção
internacional.
O secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape/RN), Guilherme Saldanha,
diz que o evento mostrou a pujança do setor, mesmo diante de desafios
climáticos. “Todos os leilões faturaram mais do que no ano passado. Com certeza
batemos a meta de R$ 100 milhões. O Rio Grande do Norte ganha muito com a Festa
do Boi, que está entre os cinco maiores eventos agropecuários do Brasil”,
destacou. Ele lembrou ainda avanços na pecuária potiguar nos últimos anos, como
o crescimento de 250% na produção de leite.
Para o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do RN (Faern), José
Vieira, isso demonstra a força e a organização do agro potiguar. O Sistema
Faern/Senar teve uma participação expressiva, com capacitações, palestras e
encontros temáticos e, durante a programação, foi anunciada uma parceria com a
Neoenergia Cosern para o novo modelo do horário do irrigante.
“É uma conquista importante para os produtores que dependem da irrigação e da
aquicultura, trazendo mais flexibilidade e previsibilidade no uso da energia
elétrica. Mobilizamos 21 caravanas, reunindo 1.700 produtores de mais de 20
municípios, que puderam conhecer de perto as principais inovações e
oportunidades do setor na Festa do Boi”, disse.
Espaço Sebrae
A força do evento também se refletiu na programação técnica e empreendedora. O
Sebrae-RN registrou 92.669 visitantes – em 2024 ficou em torno de 90 mil – em
seu espaço de 5 mil m² e realizou mais de 18.323 atendimentos ao longo dos nove
dias. O local recebeu seminários, painéis, exposições gastronômicas e oficinas
que integraram inovação, sustentabilidade e economia criativa.
Os visitantes também puderam vivenciar experiências práticas e educativas que
uniram conhecimento técnico, cultura e gastronomia, fortalecendo o vínculo
entre produtores, empreendedores e consumidores. “O público não quer apenas
consumir, quer compreender e participar. As experiências do Balcão Saberes e
Sabores e as oficinas na Fazendinha mostram essa nova relação”, afirmou Elton
Alves, gestor da Agência Sebrae Festa do Boi.
A marca Feito Potiguar, lançada em parceria com entidades produtivas, teve
destaque especial ao reunir dezenas de marcas e produtos locais. O selo,
lançado em parceria com FIERN, FAERN e Fecomércio, já certificou mais de 160
empresas potiguares, fortalecendo a identidade regional e o consumo consciente.
“Os resultados foram muito positivos, com grande movimento nos estandes e
visibilidade para os empreendedores. Outros segmentos, como o de energia solar,
também comemoraram novas vendas e parcerias firmadas durante o evento”,
destacou João Hélio Cavalcanti, diretor técnico do Sebrae/RN.
Tribuna do Norte

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