terça-feira, 14 de outubro de 2025

Expogenética movimenta Festa do Boi com mostra inédita de Nelores

Tecnologias aplicadas resultam em animais com maior precocidade, fertilidade e acabamento | Foto: Alex Régis

A Expogenética Festa do Boi, primeira mostra de animais da raça Nelore avaliados e participantes dos principais programas de melhoramento genético do país, está entre os destaques da 63ª Festa do Boi, que acontece até 18 de outubro no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim. A programação reúne exposições, julgamentos e negociações voltadas para a pecuária de corte e genética bovina, reafirmando o Rio Grande do Norte como polo de excelência no setor.

Segundo o presidente da Associação Norte-Riograndense de Criadores (Anorc), Matheus França, a Expogenética representa um trabalho evolutivo de anos, que já mostra resultados expressivos e marca uma nova fase da pecuária do RN. “É o resultado de um trabalho dos neloristas com avaliações genéticas aprofundadas, utilizando tecnologias avançadas, inclusive o genoma dos animais, para identificar características produtivas como ganho de peso e peso ao desmame”, afirmou.

França destacou ainda que o evento tem atraído atenção nacional, inclusive da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ), entidades de referência no setor. “Temos um rebanho pequeno, mas de muita qualidade genética. Os criadores investem em tecnologias e transferência de embriões. Hoje, por exemplo, iniciamos um trabalho de avaliação de carcaça por ultrassom”, explica.

Entre as tecnologias praticadas estão a IATF (Inseminação Artificial por Tempo Fixo) e a FIV (Fertilização in Vitro), que resultam em animais com maior precocidade, fertilidade e acabamento. Já a de carcaça por ultrasson acelera o processo de seleção, identificando matrizes e reprodutores com potencial de qualidade de carne que antes só era possível após o abate.

Além da exposição, uma estrutura inédita do Grupo Nelore Montana, de Ceará-Mirim, chamada “Shopping Nelore Montana”, foi montada na festa. O espaço inova ao oferecer animais de genética superior com preço fixo, sem leilão tradicional. “Aqui não tem pregão nem disputa de lance. Todos os animais estão expostos à venda com preço fixo. Temos catálogo físico e virtual, e qualquer cliente, de qualquer parte do mundo, pode assistir aos vídeos dos animais e negociar diretamente com nossa equipe de assessoria”, explica o consultor de agronegócios Nicolai Kiev. Ele reforça a importância da raça para a agropecuária brasileira. “De origem indiana, ela se aclimatou ao Brasil e responde por uma fatia expressiva do PIB nacional”, afirma.

O Shopping da Montana cehgou à feira com 75 animais — machos e fêmeas — de genética selecionada. “Estamos trazendo genética de ponta de São Paulo, Uberaba e Minas Gerais, berços da raça. São vacas melhoradoras com altíssima qualidade. Já tivemos, inclusive, a comercialização de um único embrião por R$ 300 mil, o que mostra o potencial desse mercado. Isso mostra que há demanda real por genética de qualidade aqui no estado.”, afirmou o administrador do grupo, João Gosson.

Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário