Este é o maior lote da
história em número de contribuintes e em valor. O lote também contempla
restituições residuais de anos anteriores.
Ao todo, 6.545.322
contribuintes receberão R$ 11 bilhões. Segundo o Fisco, todo o valor
irá para contribuintes com prioridade no reembolso.
As restituições estão
distribuídas da seguinte forma:
4.764.634 contribuintes que
usaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram simultaneamente por receber a
restituição via Pix;
1.044.585 contribuintes de 60
a 79 anos;
496.650 contribuintes cuja
maior fonte de renda seja o magistério;
148.090 contribuintes acima de
80 anos;
91.363 contribuintes com
deficiência física ou mental ou doença grave.
Embora não tenham prioridade
por lei, os contribuintes que usaram dois procedimentos em conjunto, a
declaração pré-preenchida e o Pix como forma de recebimento da restituição,
passaram a ter prioridade no recebimento da restituição neste ano. Neste
lote, não haverá pagamento a contribuintes sem prioridade.
A consulta poderá ser feita
na página da Receita
Federal na internet. Basta o contribuinte clicar em “Meu Imposto de
Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”. Também é possível
fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.
Pagamento
O pagamento será feito em 30
de junho, na conta ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração do
Imposto de Renda. Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar
no Centro Virtual de
Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração.
Se verificar uma pendência, pode enviar uma declaração retificadora e esperar
os próximos lotes da malha fina.
Se, por algum motivo, a
restituição não for depositada na conta informada na declaração, como no caso
de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano
no Banco do Brasil. Nesse caso, o cidadão poderá agendar o crédito em qualquer
conta bancária em seu nome, por meio
do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco, nos
telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e
0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Caso o contribuinte não
resgate o valor de sua restituição depois de um ano, deverá requerer o valor no
Portal e-CAC. Ao entrar na página, o cidadão deve acessando o menu “Declarações
e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no campo
"Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".
Agência Brasil

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