A abertura do seminário será feita pelo reitor da UFRN, José Daniel Diniz e pela governadora Fátima Bezerra. “Nossa intenção é colocar a temática em destaque possibilitando soluções para a educação e a ciência do nosso estado e do nosso país”, afirma o reitor da UFRN, José Daniel Diniz. A governadora do Estado, Fátima Bezerra, afirma que com a pandemia escolas foram fechadas levando alunos e professores a recorrerem, em sua maioria, a recursos digitais para a manutenção da aprendizagem.
“Essa nova forma de fazer a educação não tem volta e seguirá presente em nosso cotidiano. Aulas híbridas, presenciais e não presenciais, farão parte do novo ambiente escolar ancorado na reinvenção dos professores, na ciência, nas novas tecnologias e na inovação, única saída para recuperarmos as perdas advindas deste difícil período para a humanidade. A educação e a ciência terão um longo caminho pela frente, teremos muito trabalho para recuperar o tempo perdido, mas acredito que a sociedade passou a olhar com outros olhos para estas duas áreas, afinal, nunca se discutiu tanto a importância das escolas abertas e do saber científico para enfrentamento da pandemia”, afirma a governadora do RN.
De acordo com o diretor Administrativo do sistema Tribuna do Norte, Ricardo Alves, esta edição do projeto terá um caráter ainda mais especial.
“Historicamente, em todas as suas 38 edições, nos últimos 14 anos, o projeto Motores do Desenvolvimento sempre teve como objetivo dar sua contribuição para o crescimento do Estado. E agora, em 2021, não poderia ser diferente. Após um ano sem edição, devido à pandemia, o tema escolhido foi o que se acredita como o mais relevante nesse momento atual da retomada: a educação”, disse ele.
Ricardo Alves também ressalta que a Tribuna do Norte cumpre sua missão jornalística de contribuir para que o público leitor tenha acesso a conteúdo de qualidade com informações e conhecimentos atualizados sobre a realidade do Rio Grande do Norte. “Por isso, além de informar, discute com a sociedade as principais questões do desenvolvimento socioeconômico Estado”, pontuou.
O tema desta edição se torna ainda mais relevante visto que o País terá o grande desafio de colocar a educação nos trilhos, depois de um ano e meio com os alunos fora da escola, estudando remotamente num modelo que não conseguiu chegar a todos. Inegavelmente, o ensino-aprendizagem sofreu perdas e, para superar o atraso, é preciso grande esforço dos gestores dos governos e instituições de ensino que precisam garantir a formação de qualidade dos estudantes e futuros profissionais.
“Para isso, a Tribuna e seus parceiros estão reunindo um time de peso que deverá apresentar ideias, alternativas, caminhos imprescindíveis para tornar claro o roteiro que todos nós precisamos seguir nesse momento crucial para o desenvolvimento do País e do Estado. Será certamente uma das melhores edições do Motores. Acima de tudo porque - devido aos parceiros e aos convidados - representará um marco para a construção de um futuro que se quer consolidado na área educacional”, destacou Ricardo Alves.
A gerente comercial da Tribuna do Norte, Aluênia de Medeiros Alves explicou que desde o ano passado o Sistema Tribuna de Comunicação vem pensando na contribuição que poderia dar dentro do contexto de retomada econômica. “E a melhor maneira que encontramos de fazer isso foi retomando o projeto Motores do Desenvolvimento e colocando como tema a educação. A ideia teve pronta aceitação de todos os parceiros e apoiadores porque não há quem duvide da força e da importância que é discutir neste momento o futuro educacional do Estado”, disse.
Para o diretor-presidente da Neoenergia Cosern, Márcio Caires Vasconcelos, Educação e Ciência são ferramentas importantíssimas para a garantia de oportunidades justas e igualitárias para as pessoas. “Certamente, as discussões que serão travadas na 39ª edição do Motores do Desenvolvimento em torno desses dois temas serão de grande valia para a sociedade potiguar, no sentido de apontar caminhos para a retomada do crescimento econômico e social no pós pandemia”, afirma.
Marcelo Queiroz, presidente do Sistema Fecomércio/RN, acredita que “esta
edição do Motores do Desenvolvimento tem o papel de debater os novos
horizontes, principalmente no pós-pandemia”.
Palestrantes
Marcus
Vinícius David
“Os desafios da educação, ciência e tecnologia no pós-pandemia”
Graduado em Economia e
Direito. Mestre em Administração pela COPPEAD da Universidade Federal do Rio de
Janeiro (1994) e doutor em Administração
pela Universidade Federal de
Lavras. Reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Presidente da
Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino
(Andifes).
Denise Campos
“A educação na era digital”
Vice-presidente acadêmica da Ânima Educação, doutorada em Currículo pela
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) Foi Reitora da Universidade
São Judas; vice-Reitora do Centro Universitário das América e atuou na
Universidade Cidade de São Paulo como professora, membro da Redlatinoamericana
del Liderázgo en Educación pela Oficina de Educación da América Latina y el
Caribe - UNESCO/OREALC.
José Henrique Paim
“Os desafios de governança da
Educação no Brasil”
Doutor Notório Saber em
Educação pela UFRGS. Professor da FGV EBAPE e Diretor do Centro de
Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da FGV. Atuou
durante 11 anos (2004 a 2014) no Ministério da Educação, onde ocupou as funções
de Ministro de Estado, Secretário Executivo e Presidente do FNDE. Foi Diretor
da Área Social do BNDES (2015/2016).
O seminário
A 39ª edição do Motores do Desenvolvimento, com o tema “O Futuro da Educação e da Ciência no Pós Pandemia” será realizado no dia 22 de novembro, no Auditório do Hotel Escola Barreira Roxa, na Via Costeira, em Natal
Inscrições
A entrada para o evento
é limitada a 100 pessoas, obedecendo às regras sanitárias estabelecidas devido à pandemia do novo coronavírus. As inscrições devem ser feitas via QR Code (no rodapé dessa página). O Seminário Motores do Desenvolvimento do Rio Grande do Norte é realizado pelo sistema Tribuna do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Federação das Industrias do Rio Grande do Norte (Fiern), Sistema Fecomércio (Fecomércio/RN), Universidade Potiguar (UnP) e RG7 Salamanca Investimentos, e tem apoio do Governo do Estado e Neoenergia Cosern.
PROGRAMAÇÃO
Tema: “O Futuro da Educação e
da Ciência no Pós Pandemia”
Data: 22/11/2021
Local: Auditório Hotel Barreira Roxa, VIa Costeira - Natal/RN
8h – Credenciamento
8h40 – Abertura:
- José Daniel Diniz, Reitor da
UFRN
- Fátima Bezerra, Governadora do RN
9h – Palestra 1
Tema: “Desafios da educação,
ciência e tecnologia no pós-pandemia”
Palestrante: Marcus Vinícius David, presidente da Andifes
9h45 – Palestra 2
Tema: “A Educação na Era
Digital”
Palestrante: Denise Campos, vice-presidente acadêmica da Ânima Educação
10h40 – Palestra 3
Tema: “Os desafios de
governança da Educação no Brasil
Palestrante: José Henrique
Paim, ex-ministro da Educação e diretor do Centro de Desenvolvimento da
Gestão Pública e Políticas Educacionais da FGV
11h15 – Debate e perguntas
Mediador: José Daniel Diniz,
Reitor da UFRN
12h – Encerramento

Nenhum comentário:
Postar um comentário