“Com esse leilão de hoje, a
gente atinge a marca de R$ 200 bilhões em investimentos privados contratados no
Brasil nesse ciclo de leilões. É algo muito significativo, porque o país tinha
feito 24 leilões no início do programa de concessão lá atrás, em 1998 até o ano
de 2022. E agora, ao final deste ano, nós vamos terminar o ano com 22
leilões e vamos fazer outros 14 no ano que vem”, afirmou.
Segundo o ministro, o valor
dos leilões de rodovias representa a maior parte dos investimentos privados já
contratados pelo atual governo.
“No total já foram contratados
R$ 300 bilhões em todos os tipos de leilões: portos, aeroportos, até de
florestas, porque agora a conservação de floresta está sendo leiloada também.
Desses R$ 300 bilhões totais, o Ministério dos Transportes hoje completa R$ 200
bilhões, o que corresponde a dois terços dessa agenda de atração do
investimento”, disse a jornalistas.
Desde 2023, o governo federal
realizou 18 leilões de rodovias e mais quatro estão previstos até o final deste
ano. O próximo deles, do lote 5 das Rodovias Integradas do Paraná, será
realizado na próxima quinta-feira (30).
“Esse será o sexto leilão do
estado do Paraná. E temos também o leilão do Centro-Oeste. O último leilão do
ano será da Fernão Dias, a BR 381, que liga Belo Horizonte a São Paulo. É um
conjunto de leilões muito arrojado que está impulsionando o investimento
privado na nossa infraestrutura”, disse o ministro.
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De acordo com Renan Filho, os
leilões de rodovias vêm sendo bastante competitivos, atraindo uma variedade de
concorrentes.
“Esses 18 leilões tiveram 14
empresas vitoriosas diferentes, demonstrando sempre novos entrantes e uma
competição que derruba preço. A outra coisa que demonstra a competição é a
derrubada de preço. O leilão de hoje colocou as tarifas que serão praticadas
agora nesse novo contrato 52% menores do que as tarifas praticadas
anteriormente, se elas fossem atualizadas pela inflação. Ou seja, o povo do
Paraná está levando hoje um bom produto a preços muito melhores do que eles
pagaram no passado”, ressaltou.
Paraná
Na tarde de hoje, o ministro
acompanhou a realização do leilão do lote 4 das Rodovias Integradas do Paraná,
que foi vencido pelo Consórcio Infraestrutura PR (composto pela EPR e Perfin
Voyager Fundo de Investimento), que ofereceu 21,30% de desconto sobre o preço
da tarifa. Ele concorreu com outras três empresas: a Motiva (antiga CCR), a
Mota-Engil e a Reune Rodovias Holding.
Segundo o governador do
Paraná, Ratinho Junior, que também esteve presente na B3, o certame de hoje foi
um sucesso.
“Hoje é uma semana muito
importante para o estado. Ontem nós tivemos a concessão do canal de chegada
no Porto
de Paranaguá, que foi o primeiro do Brasil. Foi um sucesso. E hoje mais um
sucesso no nosso lote de concessão rodoviária, que foi o quinto entre seis
lotes que foram programados nessa parceria entre governo federal e governo do
estado”, falou ele a jornalistas. “Esses seis lotes são o maior pacote de
concessão rodoviária da América Latina”, destacou.
Agência Brasil

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