Em comunicado, a CPB
destacou que, por quase 60 anos, cumpriu sua missão de construir e sustentar um
sistema de mídia pública confiável que informa, educa e atende comunidades em
todo o país.
“Por meio de parcerias com
emissoras e produtoras locais, a CPB tem apoiado conteúdo educacional,
jornalismo localmente relevante, comunicações de emergência, programação
cultural e serviços essenciais para os americanos em todas as comunidades.”
Na nota, a presidente e CEO da
corporação, Patricia Harrison, avalia que, “apesar dos esforços extraordinários
de milhões de americanos que ligaram, escreveram e peticionaram ao Congresso
para preservar o financiamento federal para o CPB, agora enfrentamos a difícil
realidade de encerrar nossas operações”.
Ainda segundo o comunicado,
a CPB já informou seus funcionários que a maioria dos cargos será extinta
após o encerramento do ano fiscal, em 30 de setembro de 2025. Uma pequena
equipe de transição deve permanecer até janeiro de 2026 para “garantir um
encerramento responsável e organizado das operações”.
“A mídia pública tem sido uma
das instituições mais confiáveis no cotidiano americano, proporcionando
oportunidades educacionais, alertas de emergência, discurso civilizado e
conexão cultural com todos os cantos do país”, destacou a CEO da corporação no comunicado.
Entenda
A CPB é uma organização
privada sem fins lucrativos que teve sua criação autorizada pelo Congresso dos
Estados Unidos em 1967. A entidade figura como gestora dos
investimentos do governo federal em radiodifusão pública e apoia as operações
de mais de 1,5 mil emissoras de rádio e televisão públicas, administradas e
operadas localmente, em todo o país.
A corporação também responde
como maior fonte de financiamento para pesquisa, tecnologia e desenvolvimento
de programas para rádio, televisão e serviços online relacionados.
Agência Brasil

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