quinta-feira, 10 de julho de 2025

IMD abre 55 vagas para cursos gratuitos em tecnologia; veja como participar

O Instituto Metrópole Digital (IMD), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), está com inscrições abertas para o Programa de Estudos Secundários (PES), que oferece formação gratuita em diversas áreas de tecnologia. Ao todo, estão sendo disponibilizadas 55 vagas para candidatos que não possuem matrícula ativa em cursos de graduação da UFRN.

Quem pode se inscrever?

Podem participar pessoas que já tenham graduação completa, estejam cursando ou tenham iniciado um curso superior (mesmo que não concluído). As inscrições vão até 20 de julho e devem ser feitas exclusivamente pelo SIGAA da UFRN, na seção “processos seletivos – formação complementar”.

Durante a inscrição, é necessário anexar, em formato PDF, os seguintes documentos:

Cópia do diploma ou certificado de conclusão de graduação

Histórico de graduação

Documento de identificação com foto

CPF

Cursos ofertados

Os cursos disponíveis no PES são:

Bioinformática (5 vagas)

Ciência de Dados (5 vagas)

Inovação e Empreendedorismo (5 vagas)

Inteligência Artificial (30 vagas)

Internet das Coisas (5 vagas)

Jogos Digitais (5 vagas)

A taxa de inscrição é de R$ 70. Após a escolha do curso, não será possível realizar alterações na formação selecionada durante o período letivo.

Como será o processo seletivo?

O processo seletivo, regulamentado pelo Edital nº 001/2025, será composto por uma Prova de Conhecimentos Específicos objetiva, com conteúdos teóricos e práticos relacionados à área de Tecnologia da Informação (TI) e competências essenciais ao programa.

As aulas ocorrerão de forma presencial, com horários que poderão variar a cada semestre, conforme disponibilidade de infraestrutura e equipe docente.

O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 7 de agosto, na página da seleção no SIGAA.

Sobre o PES

Classificado como curso sequencial pelo Conselho Nacional de Educação, o PES oferece formações especializadas em tecnologia, com carga horária entre 300 e 360 horas. O programa tem como objetivo qualificar profissionais em áreas pouco exploradas pelos cursos tradicionais, ampliando suas competências para o mercado de trabalho.

Ao concluir a formação, os participantes recebem certificação na área escolhida, o que contribui para a valorização profissional e melhores oportunidades de atuação.

Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário