A lista ainda traz inovação e
tecnologia, 14%; reputação e imagem do Brasil, 13%; custos de energia, 13%;
exigências da legislação ambiental internacional, 11%; falta de crédito para a
exportação, 10%; e cumprimento de exigências ambientais de clientes, 8%.
Impacto do Custo Brasil
“O Custo Brasil é esse conjunto de dificuldades estruturais, burocráticas e
econômicas que prejudica o ambiente de negócios do país, pois encarece os
custos das empresas, atrapalha investimentos e compromete a competitividade.
Todos os fatores apresentados na pesquisa estão ligados ao valor do Custo
Brasil, estimado em R$ 1,7 trilhão por ano, o que equivale a 20% do PIB
brasileiro”, pontua o presidente da CNI, Ricardo Alban.
Visão regional
Quando comparado regionalmente, 55% dos empresários do Nordeste afirmam que a
bitributação e a complexidade tributária são os fatores que mais influenciam a
competitividade industrial, seguidos dos industriais do Sudeste, com 45%; do
Sul, 43%; e do Norte/Centro-Oeste, com 33%.
Quando o assunto é o cumprimento de exigências ambientais de clientes, apenas
7% dos empresários da região Sul acreditam que esse fator pode impactar a
competitividade industrial; enquanto 8% dos industriais do Sudeste acham o
mesmo; 9% do Norte/Centro-Oeste; e 11% do Nordeste.
Imagem da indústria
Outra pergunta destaque da pesquisa é se o fortalecimento da imagem da
indústria brasileira pode contribuir para o aumento da exportação do setor. Os
empresários são otimistas e 77% acreditam que sim. 29% informaram que o
fortalecimento pode “aumentar muito” a exportação, enquanto 48% disseram
“aumentar um pouco”. Já 19% responderam que o fato não interfere.
A pesquisa Sustentabilidade e Indústria foi realizada pelo Instituto de
Pesquisa Nexus e ouviu representantes de mil empresas industriais de pequeno,
médio e grande portes, em todo o país. As entrevistas foram realizadas entre 15
de maio a 17 de junho de 2025.
Tribuna do Norte

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