O mercado de alimentos
orgânicos cresceu quase 10% entre janeiro de 2020 e maio deste ano, um
acréscimo de 2,3 mil novos produtores, mostra uma pesquisa realizada pelo
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
No total, o Brasil tem
hoje 25,4 mil agricultores que cultivam frutas, legumes e verduras sem
agrotóxicos, de acordo com o Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos,
do Ministério da
Agricultura.
Produção de
ovos orgânicos tem diversas regras; conheça
Como reduzir
a ingestão de agrotóxicos nos alimentos
O aumento da alimentação
em casa é o que está puxando o crescimento do setor, marcado por micro e
pequenos negócios. E a digitalização dos serviços e as vendas online têm sido
decisivas para o faturamento dos produtores.
“A Covid-19 fez
com que as pessoas valorizassem mais o consumo e produção de alimentos
caseiros, orgânicos, produzidos por pequenos negócios", diz o analista de
competitividade do Sebrae, Luiz Rebelatto.
Veja no vídeo abaixo uma
reportagem do Globo
Rural que mostra uma fazenda que dobrou a produtividade de
grãos com o cultivo orgânico:
Segundo o analista do Sebrae,
os produtores de orgânicos estão atentos às mudanças e se movimentando mais no
universo online.
“É importante vender na feira,
da mesma forma que é essencial possuir a presença digital. As vendas podem ser
feitas pelas redes sociais, por plataformas de delivery, por sites
próprios, marketplaces e até por serviços de assinatura. São
muitas opções, o importante nesse momento é ter essa visão híbrida da forma de
vender”, indica.
Foodtech
elimina intermediários para baratear orgânicos
O serviço de assinatura é quando o consumidor contrata um pacote semanal de frutas e verduras selecionadas e as recebe em casa.
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