Atendendo a convite da Santa Sé, governador acompanha cerimônia no Vaticano, a partir das 10h15. Em Natal, pelo horário local, será às 5h15.
Um momento histórico aguardado
por milhares de devotos dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu finalmente vai
acontecer. No próximo domingo (15), a partir das 10h15, o Rio Grande do Norte
se tornará o centro da atenção mundial da Igreja Católica no
Vaticano por conta da canonização dos Padres André de Soveral e
Ambrósio Francisco Ferro, do leigo Mateus Moreira e de mais 27 companheiros
leigos. Em Natal, a previsão de início do evento de canonização é para as 5h15,
pelo horário local.
Com a canonização dos
Mártires, o estado potiguar poderá se tornar um grande centro de peregrinação
religiosa, atraindo fiéis do Brasil e do mundo. Por isso, o Governo do RN está
montando roteiros turísticos para o Santuário de Uruaçu, em São Gonçalo do
Amarante e aos monumentos históricos de Cunhaú, em Canguaretama. Uma grande
campanha de promoção e divulgação do RN como destino religioso deve ser lançada
em breve.
“O Rio Grande do Norte tem
como principal vocação econômica o turismo e, com a canonização, nosso estado
vai começar a receber mais visitantes, em busca de conhecer a história dos
primeiros mártires santos do Brasil. Por isso, estamos investindo em
infraestrutura nesses locais, fazendo parcerias e buscando maneiras de atender
a demanda de turistas. Sabemos da importância desse momento para a história,
cultura e religião dos potiguares e vamos trabalhar para isso resultar em
crescimento da economia e geração de emprego e renda”, informou o governador
Robinson Faria.
O chefe do Executivo Estadual
ainda explicou que “o Rio Grande do Norte tem uma união de fatores positivos
que colaboram e facilitam com a vinda desses novos visitantes. O Santuário de
Uruaçu fica próximo ao Aeroporto de São Gonçalo do Amarante e de Natal, que
concentra as principais redes hoteleiras”.
Outro destino de turismo
religioso do Rio Grande do Norte já consolidado e que vai complementar esses
novos roteiros, é o santuário de Santa Rita de Cássia, com a maior estátua
católica do mundo, em Santa Cruz.
Além desses roteiros, o
Governo ainda vai promover apresentações culturais através da Fundação José
Augusto para disseminar a história dos Mártires. Um deles é o espetáculo ao
vivo que conta a saga dos heróis martirizados agora elevados à condição de
santos, a “Cantata dos Santos Potiguares”. As apresentações da cantata
acontecerão em São Gonçalo do Amarante nos dias 26 e 27 de outubro às 19h30; no
dia 28 de outubro às 17h; e no dia 29 de outubro às 19h.
O Brasil é o maior país
católico do mundo, com 123 milhões de fiéis que, segundo o último censo do
IBGE, representam 64,6% da população.
Participação do Governo no
evento de canonização
Atendendo a um pedido da Santa
Sé, o governador Robinson Faria, a primeira-dama Julianne Faria e outros três
secretários acompanham a cerimônia de canonização.
Por entender a importância
econômica, social e religiosa, Robinson Faria instituiu um grupo de trabalho
por meio do Decreto 27.235, de 17 de agosto de 2017, coordenado por
Julianne Faria, cujo objetivo foi o de organizar os eventos em alusão à
canonização dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, assim como para acompanhar a
cerimônia eclesiástica.
Por meio da imprensa,
tornou-se pública a participação de grupos de fiéis que organizaram caravanas e
compraram pacotes em agências de viagens para participar da celebração.
Prefeitos e Deputados do RN também acompanharão o evento. Todos esses
participantes não têm custeio do Poder Executivo estadual. A Camerata de Vozes
da Fundação José Augusto, que fará uma apresentação durante a cerimônia, está
viajando em aeronave do Governo Federal, que atendeu a um pedido da
Arquidiocese de Natal. A permanência do coral em Roma será custeada através de
doações e investimento dos componentes.
“Somos o país que tem o maior
número de católicos no mundo e vamos apoiar o maior evento da história da
igreja católica na história do Brasil. Daí a importância da participação dos
poderes municipais, estaduais e federal nesse evento. Do ponto de vista
turístico, religioso e econômico, o Rio Grande do Norte só tem a ganhar”, disse
o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Paulo Emídio de Medeiros, que também foi
à Roma.
História dos mártires
Em 16 de julho de 1645, o
Padre André de Soveral e outros 70 fiéis foram cruelmente mortos por mais de
200 soldados holandeses e índios potiguares, durante uma missa dominical na
Capela de Nossa Senhora das Candeias, no Engenho Cunhaú, no município de Canguaretama,
região agreste do Rio Grande do Norte.
Quase três meses depois, no
dia 3 de outubro, aconteceu outro martírio, na qual 80 pessoas foram mortas por
holandeses, na comunidade Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante. Os massacres
foram motivados aos fiéis católicos por causa da intolerância do protestantismo
calvinista dos invasores.
Os Padres Ambrósio Francisco
Ferro, Padre André de Soveral, o leigo Mateus Moreira e seus 27 companheiros
foram beatificados na Praça de São Pedro, no Vaticano, no dia 5 de março de
2000, em celebração presidida pelo então Papa João Paulo II, hoje São João
Paulo II.
Desde 2007, o dia 3 de outubro
tornou-se feriado, no estado do Rio Grande do Norte. Em 2006, a Assembleia
Legislativa do RN aprovou o decreto, instituindo o feriado.
Crédito da foto: Assessoria
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante
--
Assecom-RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário