O saque antecipado ao
PIS/Pasep já tem um cronograma, que começará em 13 de outubro. Naquele mês,
estarão disponíveis os recursos para os cotistas com mais de 70 anos. Em
novembro será a vez dos aposentados. Homens a partir de 65 anos e mulheres com
62 anos poderão sacar em dezembro.
Cerca de 9 milhões de pessoas
serão beneficiadas com a medida, que promete injetar R$ 15,9 bi na economia. O
dinheiro do PIS/Pasep é recurso do trabalhador, mas que era usado para
financiar empresários, e agora volta antecipadamente para os seus donos. O
anúncio será feito nesta quinta-feira à tarde.
O BNDES vai transferir os
valores, e a Caixa e ao Banco do Brasil farão os pagamentos. Caso o cotista
queira transferir o recurso para outro banco, a operação não será
cobrada.
O governo acerta ao liberar os
recursos, como ocorreu com o saque das contas inativas do FGTS, que movimentou
R$ 44 bi. O dinheiro do PIS/Pasep é do trabalhador e vinha sendo
sub-remunerado. Pela regra atual, o cotista pode sacar o recurso apenas
aos 70 anos ou em situações específicas, ao se aposentar ou por invalidez do
participante ou dependente, por exemplo.
O GLOBO
Nenhum comentário:
Postar um comentário