O governador Robinson Faria
sancionou a lei que implementa o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, em
solenidade realizada na Governadoria, na noite desta segunda-feira, 7. O
órgão será mais uma ferramenta em defesa das mulheres, reforçando o compromisso
do Governo do Estado com esta política pública.
“Mesmo depois da criação da
Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SPM) ainda
necessitávamos avançar nesta área, e o conselho chega para fortalecer este
trabalho”, destacou o governador Robinson Faria. O RN era o único no Nordeste
que não tinha o órgão.
De acordo com a titular da
SPM, Flávia Lisboa, o conselho ajudará a fortalecer as ações do Governo. “O
Conselho terá como finalidade fazer o controle social, formular e propor
diretrizes em todas as esferas da administração destinadas à valorização da
mulher, assegurando à população feminina o pleno exercício da cidadania”,
destacou.
A criação do conselho ainda
servirá de incentivo para que municípios também constituam seus grupos de
trabalho. Hoje das 167 cidades do RN, apenas 11 contam com Organismos de
Políticas para Mulheres.
Após a implementação, será
lançado um edital público a partir do qual serão convocados os componentes do
conselho, formado por entidades governamentais e não-governamentais.
Participaram da solenidade, os secretários da Sejuc, Luís Mauro Albuquerque, da
Sethas, Julianne Faria e a deputada estadual Cristiane Dantas.
Posse COED
Mais cedo, na tarde desta
segunda, 7, o governador Robinson Faria deu posse ao Conselho Estadual dos
Direitos da Pessoa com Deficiência (COED). Durante a solenidade, que contou com
a presença de representantes de diversas entidades vinculadas ao Conselho,
falou sobre o comprometimento do Governo do Estado com esta área.
“É uma preocupação nossa
atender à pauta das pessoas com deficiência. E é uma grande alegria estar aqui
dando posse à esse conselho”, destacou Robinson. A secretária da Assistência
Social, Julianne Faria, lembrou ainda do trabalho de reestruturação do Centro
de Reabilitação Infantil (CRI) e da implementação da gratuidade para pessoas
com deficiência no transporte público intermunicipal. “Nós estamos trabalhando
com o DER e em breve teremos uma data para o início da gratuidade”, assinalou a
secretária.
--
Assecom-RN
(84) 3232-5204 / 5152
Site oficial: www.rn.gov.br
Twitter oficial: @governodorn
Site oficial: www.rn.gov.br
Twitter oficial: @governodorn

Nenhum comentário:
Postar um comentário