Pescadores e agricultores
moradores nas comunidades situadas no entorno do açude público Mendubim, reuniram-se
na tarde desta quarta-feira, 28/06, para reivindicar o apoio das autoridades
legais municipais, estaduais e federais, no sentido de juntos coibirem abusos contra
ao Meio Ambiente, praticados por pescadores, caçadores e visitantes, nas águas,
mata ciliar e outros eixos do ecossistema constituído em toda extensão daquele
manancial.
Nossa reportagem, Blog e Café
com Notícia, que esteve presente na condição de convidada, constatou a
indignação dos presentes quanto às práticas adotadas por pescadores, inclusive
alguns moradores das comunidades local, caçadores e visitantes que, de forma
inadequada, usam os recursos naturais, causando fortes impactos ambientais.
Segundo os ribeirinhos não há
a predisposição de impedir a pesca legal e nem tão pouco o convívio pacífico com
as riquezas existentes ao redor do lago, “na verdade somos contra o uso de
redes de malha miúda, a prática de buia, o despejo de lixos ao redor do açude,
o corte da mata ciliar e a caça de modo geral. Pessoas vêm pra cá, usam e
abusam de nossos recursos naturais e depois vão embora como se isso fosse a coisa
mais natural do mundo! Cadê as autoridades? Queremos o apoio dos órgãos
competentes nessa luta que precisa ser de todos nós e não só apenas dos
moradores daqui”, afirmou João Nilton Alves da Trindade, Agricultor Familiar e
vice-presidente da AMPRAM - Associação
de Moradores e Peqs, Prods. Rurais das M. Açude Mendubim.
Outros dos presentes também se
pronunciaram – José Nogueira, Jonas Alexandre e Francisco Alexandre – quanto às
práticas inadequadas e a falta de apoio das instituições locais, especialmente
a Colônia de Pescadores que ao ser procurada, de acordo com todos, tem sido
omissa.

Nenhum comentário:
Postar um comentário