Considerando os índices
gerais, o Rio Grande do Norte apresenta a pior taxa do Nordeste.
Foto: Alex Régis/Tribuna do Norte
A taxa de abandono escolar no
primeiro ano do ensino médio caiu de 9,3%, em 2024, para 4,8%, em 2025, no Rio
Grande do Norte, representando uma redução de 48,4% de um ano para o outro. Os
dados constam na 2ª etapa do Censo Escolar, divulgados nesta sexta-feira (26)
pelo Inep. Apesar da melhora no índice, o resultado ficou acima da média
nacional (2,6%), que também apresentou redução.
Na rede estadual de ensino, 6%
dos alunos do 1º ano não voltaram às salas de aula em 2025. Já no ano anterior
esse percentual era de 11,3%. Os dados gerais, considerando todas as séries,
também apresentaram melhora, com a taxa saindo de 8,6% em 2024 para 3,6% no ano
seguinte.
Taxa
de aprovação na rede estadual sobe para 93%, após regra de seis dependências
RN
perde R$ 230 milhões em recursos para a educação por falhas no Censo Escolar
De
“Carandiru” a modelo de transformação: escola supera estigma e vira exemplo
De acordo com o Ministério da
Educação (MEC), a evolução dos indicadores educacionais no Brasil se deve à
implementação, desde 2023, de diversos programas estruturantes como o
Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, o Escola em Tempo Integral, a Estratégia
Nacional de Escolas Conectadas, além da a criação do programa Pé-de-Meia, em
2024, e de avanços no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
“O cenário reflete uma
combinação de políticas públicas voltadas à permanência, à aprendizagem e ao
aprimoramento das condições de oferta da educação básica. Observamos, ainda,
melhoria simultânea nos indicadores de abandono, repetência e atraso escolar no
Brasil”, disse o ministro da Educação, Leonardo Barchini.
Pior taxa do Nordeste
Considerando os índices gerais
do 1º ano do ensino médio, o Rio Grande do Norte apresenta a pior taxa do
Nordeste e a quarta pior posição entre os estados brasileiros.
Os três primeiros na lista de
taxa de abandono escolar são estados do Norte: Acre (6%), Amapá (5,5%) e
Rondônia (5,1%). Depois do Rio Grande do Norte, na quinta posição, aparece a
Paraíba, com 4,7%.
Abandono escolar
Abandono escolar é quando um
aluno está matriculado, mas deixa de frequentar as aulas ao longo do ano
letivo. É o primeiro degrau em direção à evasão, fenômeno em que a criança ou o
jovem nem chega a se matricular no ano seguinte.
Tribuna do Norte

Nenhum comentário:
Postar um comentário