Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
A bandeira tarifária
permanecerá amarela em julho, informou hoje (26) a Agência Nacional de Energia
Elétrica (Aneel). Com isso, será mantido o acréscimo de R$ 1,885 a
cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos nas contas de luz, no próximo mês, para
todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN).
Segundo a Aneel, a decisão foi tomada devido ao período seco no Brasil, o que leva a uma geração hidrelétrica menor e ao acionamento de usinas termelétricas, com custo mais elevado.
“A manutenção da bandeira
amarela, ativa desde abril, reflete condições menos favoráveis de geração no
País, típicas do período seco, quando há redução nos níveis dos reservatórios
das hidrelétricas e necessidade de acionamento de usinas termelétricas, que
possuem custo mais elevado", explicou a agência.
Bandeiras
Criado em 2015 pela Aneel, o
sistema de bandeiras tarifárias reflete os custos variáveis da geração de
energia elétrica. Divididas em cores, as bandeiras indicam quanto está
custando para o Sistema Interligado Nacional (SIN) gerar a energia usada nas
residências, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias.
A cada mês, as condições de
operação do sistema de geração de energia elétrica são reavaliadas pelo
Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que define a melhor estratégia de
geração de energia para atendimento da demanda e traça uma previsão de custos a
serem cobertos pelas bandeiras.
Portanto, as cores são
definidas a partir da previsão de variação do custo da energia em cada
mês. Quando a conta de luz é calculada pela bandeira verde, não há nenhum
acréscimo. Quando são aplicadas as bandeiras vermelha ou amarela, a conta
sofre acréscimo a cada 100 kWh consumidos.
Os valores cobrados são os
seguintes: na bandeira amarela, a tarifa sofre acréscimo de R$ 1,88 por
100 kWh; na bandeira vermelha, no Patamar 1, a tarifa aumenta R$ 4,46 / 100
kWh.
Já na bandeira vermelha, no
Patamar 2, as condições de geração são ainda mais caras e a tarifa sofre
acréscimo de R$ 7,87 para cada 100 quilowatt-hora kWh consumido.
Tribuna do Norte

Nenhum comentário:
Postar um comentário