O Plano Brasis, estratégia
nacional para aumentar o fluxo de turistas internacionais até 2027, prevê ações
no Rio Grande do Norte focadas na ampliação da conectividade aérea e
diversificação de mercados emissores. Entre os destaques está o novo voo diário
de Buenos Aires para Natal, operado pela JetSmart, a partir de 30 de dezembro
de 2025.
O Plano Brasis orienta ações em cinco eixos estratégicos: ampliação da conectividade, segmentação de campanhas por mercado, capacitação do trade local, monitoramento de resultados com dados e fortalecimento de experiências sustentáveis. Essas diretrizes têm como objetivo consolidar o Brasil como um destino turístico competitivo, capaz de atrair turistas internacionais de diversas partes do mundo, além de garantir o desenvolvimento sustentável do setor.
Conforme a Empresa Potiguar de
Promoção Turística (Emprotur), o estado também trabalha para melhorar conexões
em aeroportos-chave como Guarulhos (SP) e Galeão (RJ), com o objetivo de
facilitar o acesso de turistas internacionais.
Raoni Fernandes,
diretor-presidente da Emprotur, destaca que o Plano Brasis foi recebido com
otimismo pelo trade turístico do RN. Para Fernandes, o plano oferece diretrizes
claras que favorecem a diversificação dos mercados emissores e a implementação
de ações concretas, como co-marketing e capacitação do trade. “Será farol para
toda e qualquer tomada de decisão estratégica internacional de promoção do
governo do RN”, afirmou.
No estado, Pipa, Natal e São
Miguel do Gostoso estão classificados como destinos consolidados no mercado
internacional. De acordo com Raoni Fernandes, novos destinos como Galinhos e o
GeoParque Seridó estão sendo trabalhados para ampliar as opções para os
turistas. “Na fila para essas prateleiras estamos trabalhando com Galinhos e o
GeoParque Seridó, todavia tem surpreendido o interesse pela Furna Feia, que
acessa uma promoção segmentada, porém importante para a nossa estratégia a
médio prazo”, afirmou o diretor-presidente da Emprotur.
Em 2024, o RN registrou 25,9
mil chegadas de turistas internacionais, um número que se aproxima dos índices
pré-pandemia observados em 2019. Para 2025, o estado experimentou uma
aceleração no fluxo de turistas internacionais, com 7.640 chegadas nos primeiros
dois meses, representando um crescimento de 38% em relação ao mesmo período de
2024. Segundo a Emprotur, esse aumento pode ser atribuído a uma estratégia de
posicionamento de marca focada na sustentabilidade e em experiências
autênticas.
“Buscamos intervenções que nos
permitissem contar mais que 140 caracteres ou 30 segundos de stories,
oportunidades que nos possibilitassem contar histórias, sentimento e vivência”,
afirmou Raoni Fernandes.
De acordo com Edmar Gadelha,
presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do
Norte (ABIH-RN), os principais desafios enfrentados pelo setor envolvem a
ampliação da conectividade aérea internacional, a qualificação da mão de obra e
a estruturação de destinos emergentes. “O novo voo diário da JetSMART de Buenos
Aires para Natal, a partir de dezembro, é uma conquista vital que impulsionará
diretamente a ocupação hoteleira”, disse Gadelha.
Além disso, a ABIH-RN espera
alta no turismo em 2026 e se prepara com capacitações. “No nosso planejamento
de 2026, estão contempladas ações que incluem fam tours com jornalistas,
digital influencers e operadores de viagens, como também um cronograma de Roadshows
em cidades estratégicas da Argentina para a capacitação de agentes e
operadores”, disse Gadelha.
Sexto destino mais procurado
O RN tem se consolidado como
um dos destinos mais procurados para o turismo internacional no Brasil. Em
2025, o estado ocupa a sexta posição no ranking nacional de emissão de bilhetes
aéreos, com 2,8% do total de bilhetes aéreos internacionais para o Brasil. Em
termos de conectividade, 24,2% dos turistas chegam ao estado por voo direto,
enquanto a maioria (66,7%) realiza conexões em São Paulo ou Rio de Janeiro.
Menores percentuais de turistas chegam com duas (8,4%), três (0,6%) ou mais de
quatro (0,1%) conexões para chegar ao destino.
Os Estados Unidos têm se
destacado como um mercado emissor, com um aumento de 450% em 2024, totalizando
275 turistas americanos que chegaram ao RN.
A secretária de Turismo do Rio
Grande do Norte, Mariana Marinho, afirma que o Plano Brasis é uma etapa
estratégica para o fortalecimento da presença internacional do turismo
brasileiro. “O plano dialoga com o trabalho que já desenvolvemos no estado,
ampliando nossa conectividade aérea, diversificando mercados emissores e
consolidando o RN como um destino competitivo, sustentável e de múltiplas
experiências”, disse Marinho.
De acordo com a Secretaria de
Turismo de Natal, a cidade continua se posicionando de forma ativa no cenário
internacional, com a promoção de suas características únicas, como sol, praia,
cultura e gastronomia. “Este ano, por exemplo, já visitamos 6 países
apresentando nossos diferenciais”, declarou o secretário de Turismo de Natal,
Sanclair Solor.
Para ele, a diversificação das
experiências turísticas é fundamental para a consolidação do destino. “Essa
estratégia promove o estado/cidade como um destino ‘multiproduto’, que vai além
do sol e praia, incluindo cultura, gastronomia, aventura e biodiversidade”,
afirmou.
Tribuna do Norte
 
 
 
 
 
 

 
 
 
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