Thiago Lajus: “Momento é desafiador para a comunicação”| Foto: Magnus Nascimento
As transformações da mídia e o
futuro da comunicação no Rio Grande do Norte são tema da primeira edição do
MídiaTalks, evento realizado em Natal na manhã desta terça-feira (28). Reunindo
especialistas e autoridades locais e nacionais, o encontro aborda temas como
tecnologias, criatividade e inovação. A organização é do Sindicato das Empresas
de Rádio, Televisão, Jornais, Portais e Revistas do RN (Midiacom-RN) e do
Sindicato das Agências de Propaganda do RN (Sinapro-RN).
Play VideoSegundo Thiago Lajus, presidente do Midiacom-RN, o encontro marca a retomada dos eventos de comunicação no RN e visa debater o presente e o futuro da comunicação potiguar. Ele diz que, após a pandemia de covid-19, o segmento parou de se reunir com frequência, mas é importante manter o contato.
O MídiaTalks promove o diálogo entre representantes das agências de propaganda
e dos veículos jornalísticos impressos, digitais e de radiodifusão do RN. Entre
os objetivos do projeto estão a capacitação dos profissionais, a atualização do
mercado e a união dos comunicadores por meio da troca de experiências.
“Entendemos que o atual momento é desafiador para a comunicação e passa por
alguns movimentos: a dispersão de atenção do consumidor, provocada pela
hiperconectividade; a geração constante de informação; as ferramentas que nos
proporcionam a geração de informação de qualidade; e também a inteligência
artificial, tanto como ferramenta de criação de conteúdo como de análise de
conteúdo”, afirma Lajus.
De acordo com o presidente do Midiacom-RN, o MídiaTalks é o primeiro de uma
série de eventos que devem ocorrer no futuro. A meta, diz ele, é também que o
público possa ser ampliado. “A ideia é também trazer estudantes para esse
cenário, trazer novos profissionais e até curiosos que tenham interesse em
descobrir mais sobre comunicação.”
Cem personalidades foram convidadas para assistir aos dois painéis e às duas
palestras do evento, entre executivos de veículos de comunicação, agências,
anunciantes, autoridades públicas e lideranças do mercado.
Programação do evento
O primeiro painel discute a “TV 3.0: o novo ecossistema da televisão
brasileira”, com a participação de Fernando Fischer, vice-presidente de
Negócios e Comercialização do SBT, Patrícia Rego, diretora de Afiliadas da
Globo, André Dias, superintendente de Rede e vice-presidente de Televisão da
Record, e Caio Luiz de Carvalho, diretor-geral de Comunicação e assuntos
corporativos do Grupo Bandeirantes.
O decreto de implementação da TV 3.0 no Brasil foi assinado pelo presidente
Luiz Inácio Lula da Silva em agosto deste ano, e a previsão é de que a
tecnologia entre no ar em junho de 2026. O modelo é uma evolução da atual TV
digital e vai integrar os serviços de internet à habitual transmissão de sons e
imagens. A TV 3.0 possibilitará ainda o uso de aplicativos interativos. No
MídiaTalks, os painelistas explicam o que há de mais recente e as
regulamentações: como a tecnologia impacta o RN e quais são os seus
pré-requisitos.
Além disso, o evento conta com a palestra “Cannes Lions Road Show”, com Alexis
Pagliarini, CEO e fundador da Criativista ESG4. Pagliarini, que acompanha o
Festival Internacional de Criatividade de Cannes e seus bastidores há mais de
20 anos, apresenta tendências e as campanhas de destaque durante o festival.
Em seguida, Rapha Borges, chefe criativo da agência Tiger.ai, comanda a
palestra “CrIAtividade para Humanos”. “O Rapha traz alguns insights na criação
para que a inteligência artificial seja utilizada como ferramenta e meio, e não
como fim. Para que ela possa ser bem utilizada”, diz Thiago Lajus.
Já o painel “Rádio: Abordagem sobre inovação, digitalização e o papel do Rádio
em um ambiente multiplataforma” tem participações de Marcelo Eduardo, diretor
de Operações da Rede Jovem Pan Sat, e Luiz Benite, vice-presidente de Operações
do Grupo Massa/ SBT, grupo de comunicação do Paraná.
Tribuna do Norte

Nenhum comentário:
Postar um comentário