

Rei do futebol
Edson Arantes do Nascimento, o eterno rei Pelé, completaria 85 anos nesta semana, se estivesse vivo. O craque nasceu em 23 de outubro de 1940. Único jogador a vencer três Copas do Mundo (os mundiais de 1958, 1962 e 1970), Pelé orgulhou os brasileiros, foi inspiração para gerações de jovens e ajudou a construir a imagem do Brasil como “país do futebol”. A Agência Brasil o homenageou neste texto publicado em 2024. A Radioagência Nacional também prestou seu tributo nesta reportagem de 2022 e nesta outra aqui, de 2023. A TV Brasil destacou o legado do Rei do Futebol um ano após sua morte, em edições do Repórter Brasil e do Repórter Brasil Tarde, exibidas em 2023.
Combate ao preconceito
O Dia Mundial de Luta contra a Patologização da Transexualidade é comemorado em data móvel no mês de outubro. Este ano, cai no dia 21 deste mês. A efeméride faz referência à exclusão da definição de transexualidade do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, da Associação Norte-Americana de Psiquiatria, e da Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa conquista foi debatida no programa Estação Plural, exibido pela TV Brasil em 2017. A Agência Brasil abordou a realidade das pessoas trans negras, que sofrem duplo preconceito e dificuldades no acesso a políticas públicas, em reportagem deste ano. E a Radioagência Nacional destacou o problema da violência contra transexuais, em reportagem de 2023.
Saúde
O Dia Mundial da Osteoporose é celebrado em 20 de outubro. A data foi criada no Reino Unido, em 1996. Cerca de dez milhões de pessoas têm a doença no Brasil, que se caracteriza pela redução da densidade óssea, deixando o paciente mais suscetível a fraturas. A enfermidade atinge mais as mulheres, mas também pode acometer homens, como mostrou a Agência Brasil, em 2014. Como a osteoporose não tem cura, é importante prevenir, como destacou o Repórter Brasil, da TV Brasil, em 2019, e o Tarde Nacional, da Rádio Nacional, em edição de 2023.
18 anos da EBC
Criada em 2007 para fomentar a construção da cidadania, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) completa 18 de anos de funcionamento no dia 24 de outubro. Nessas quase duas décadas de existência, a empresa consolidou sua missão de levar conhecimento, informação e cultura para a população de todas as idades, dentro e fora do Brasil, por meio dos veículos de comunicação sob a sua gestão:
Ao estabelecer foco no cidadão, a EBC amplia o acesso a temas de interesse público que beneficiam todos os segmentos da sociedade brasileira. A Agência Brasil destacou o papel da empresa no aniversário de 15 anos, em 2022, e quando completou 17 anos, em 2024.
Profissionais de informática e TI
Em 19 de outubro temos o Dia do Profissional de Informática e o Dia do Profissional de TI, efemérides criadas para homenagear esses trabalhadores cada vez mais essenciais no contexto de avanço tecnológico que vivemos. A demanda por profissionais da área é tanta que os empregos ligados à tecnologia cresceram 95% em dez anos (de 2012 a 2022), como revelou reportagem da Agência Brasil, de 2024. E mesmo assim, as empresas têm dificuldades de encontrar pessoal, como mostrou o Repórter Brasil, em matéria de 2019, e o Repórter Brasil Tarde, em 2022. Ambos são jornais da TV Brasil.
Pai da aviação
A memória de Santos Dumont, o pai da aviação, é celebrada nesta semana. O Dia do Aviador, comemorado em 23 de outubro, é uma homenagem ao primeiro voo em um avião da história. Nesta data, no ano de 1906, o brasileiro voou nos céus de Paris a bordo do 14-Bis. Pelo pioneirismo de Dumont, o dia 23 de outubro também é o Dia da Força Aérea Brasileira (FAB). O programa Na Trilha da História, da Rádio Nacional, falou sobre a trajetória de Santos Dumont, em edição de 2017. O Dia do Aviador foi destaque também de reportagem do jornal Brasil em Dia, da TV Brasil, em 2020.
Combate ao racismo
Esta semana, a morte da costureira e ativista negra estadunidense Rosa Louise McCauley, a Rosa Parks, completa 20 anos no dia 24 de outubro. Ela se tornou um símbolo da luta antirracista nos Estados Unidos após recursar-se a ceder o seu lugar no ônibus a um branco, sendo presa por isso. O fato ocorreu em dezembro de 1955 e tornou-se o estopim do movimento que foi denominado “boicote aos ônibus de Montgomery”, que posteriormente viria a marcar o início da luta antissegregacionista nos EUA. O episódio foi relembrado em matéria do Repórter Brasil, da TV Brasil, de 2015, e no História Hoje, da Rádio Nacional, em edição de 2021.
Confira a relação completa de datas do Hoje é Dia de 19 a 25 de Outubro de 2025*
Agência Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário