De acordo com Zeca Melo,
superintendente do Sebrae-RN, o objetivo do programa não é apenas quantidade,
mas qualidade. “São 101 empresas, e a gente continua atendendo. Projetamos que
chegaríamos a 50 empresas, mas as coisas aconteceram rápido, então pressionamos
para fazer 100 até o fim do ano e já alcançamos esse objetivo. Acho que a gente
vai, provavelmente, dobrar isso. Com cuidado, porque não é um projeto só de
quantidade, é um projeto de qualidade também, com abrangência relevante no
Estado”.
Na quarta-feira (2), o Sebrae-RN promoveu um encontro de negócios para celebrar
a marca de 100 empresas reconhecidas pelo movimento Feito Potiguar. O evento,
destaca Zeca, também serviu para integrar a cadeia e gerar novas conexões. “As
empresas puderam conversar entre si, o que é muito importante essa integração.
A gente já tem alguns exemplos de empresas que se juntaram e criaram um novo
produto, temos um hambúrguer maravilhoso feito com cordeiro Patriota, com pão
Elas Vida Leve e o queijo Dona Gertrudes. Isso é fabuloso”, aponta.
A integração com os supermercados também está avançando, conforme explicou Zeca
Melo. O Sebrae está ampliando as negociações e os contatos com as redes
varejistas, incluindo a Associação dos Supermercados do RN (Assurn). “Os
grandes supermercados já possuem produtos das empresas certificadas, e quem
ainda não tem vai passar a ter”, diz. Segundo ele, as condições são muito
favoráveis para os pequenos produtores, permitindo, por exemplo, a entrega de
itens como ovos caipiras e mel, em um modelo que classificou como um
“ganha-ganha”.
Um exemplo do impacto transformador do Feito Potiguar está nas queijeiras – das
101 empresas, 15 se encaixam neste segmento. “Eram empresas que há três anos
trabalhavam na clandestinidade, correndo do fisco, e hoje são formais,
entregando produtos de forma digna, ganhando dinheiro, valorizando o nosso
queijo, nossa cultura, nossa história”. Além do mercado interno, o projeto
ainda está no início e há planos para estruturar o comércio exterior e a
participação em grandes feiras. Neste ano, o Feito Potiguar será tema da Festa
do Boi e terá presença marcante na ExpoFruit, garante o superintendente do
Sebrae-RN.
Entre as empresas recém-certificadas está a Zetta Molhos, de Martins. Para o
proprietário Junior Queiroz, o selo fortalece a marca e incentiva a criação de
novos produtos regionais. “Para nós é muito gratificante e só tende a somar,
agrega muito valor à nossa marca e fortalece muito. Só nos dá mais vontade de
progredir, crescer e buscar novidades e fazer com que o nosso estado cresça
cada dia mais, pois nós precisamos disso”, comenta.
Ele detalha que, motivada pelo selo, a Zetta Molhos vai lançar produtos
exclusivos com identidade potiguar. “Vamos lançar uma geleia de melão com
pimenta rosa, que é uma fruta emblemática do Rio Grande do Norte. Vamos lançar
o barbecue de caju e vamos fazer também molho de alho frito com melado de cana,
além de mais alguns outros lançamentos futuros mais focados na nossa identidade
regional”, acrescenta o empreendedor.
Outro exemplo de marca que recebeu o selo é a Pequena Maria Castanhas, de
Severiano Melo. Para o diretor executivo Holángeles Diógenes, o Feito Potiguar
valoriza quem faz acontecer no RN. “Essa é uma iniciativa muito relevante, é um
projeto bacana, porque valoriza quem cria, quem produz e quem transforma o Rio
Grande do Norte, quem faz acontecer no Rio Grande do Norte. O Feito vem para
melhor posicionar esses negócios. Seja pequena, seja média, seja grande a
marca, melhor posicionar ela no mercado para passar a credibilidade que o
Sebrae tem para essas marcas e caminhar junto”, sublinha.
Tribuna do Norte

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