quinta-feira, 3 de julho de 2025

Selo Feito Potiguar alcança 101 empresas certificadas no RN

Em pouco mais de dois meses desde o lançamento, o Selo Feito Potiguar vem transformando a realidade de 101 empresas do Rio Grande do Norte ao unir marcas que produzem e criam a partir da identidade local. Lançado em abril pelo Sebrae-RN em parceria com Faern, Fecomércio, Fiern e Femurn, o programa já projeta aumentar o número de participantes nos próximos meses em todo o Estado. O Feito Potiguar foi lançado em Natal, Mossoró, Pau dos Ferros, Caicó e Assú, e chegará a mais três polos econômicos importantes do Rio Grande do Norte: Santa Cruz, Nova Cruz e Currais Novos.

De acordo com Zeca Melo, superintendente do Sebrae-RN, o objetivo do programa não é apenas quantidade, mas qualidade. “São 101 empresas, e a gente continua atendendo. Projetamos que chegaríamos a 50 empresas, mas as coisas aconteceram rápido, então pressionamos para fazer 100 até o fim do ano e já alcançamos esse objetivo. Acho que a gente vai, provavelmente, dobrar isso. Com cuidado, porque não é um projeto só de quantidade, é um projeto de qualidade também, com abrangência relevante no Estado”.

Na quarta-feira (2), o Sebrae-RN promoveu um encontro de negócios para celebrar a marca de 100 empresas reconhecidas pelo movimento Feito Potiguar. O evento, destaca Zeca, também serviu para integrar a cadeia e gerar novas conexões. “As empresas puderam conversar entre si, o que é muito importante essa integração. A gente já tem alguns exemplos de empresas que se juntaram e criaram um novo produto, temos um hambúrguer maravilhoso feito com cordeiro Patriota, com pão Elas Vida Leve e o queijo Dona Gertrudes. Isso é fabuloso”, aponta.

A integração com os supermercados também está avançando, conforme explicou Zeca Melo. O Sebrae está ampliando as negociações e os contatos com as redes varejistas, incluindo a Associação dos Supermercados do RN (Assurn). “Os grandes supermercados já possuem produtos das empresas certificadas, e quem ainda não tem vai passar a ter”, diz. Segundo ele, as condições são muito favoráveis para os pequenos produtores, permitindo, por exemplo, a entrega de itens como ovos caipiras e mel, em um modelo que classificou como um “ganha-ganha”.

Um exemplo do impacto transformador do Feito Potiguar está nas queijeiras – das 101 empresas, 15 se encaixam neste segmento. “Eram empresas que há três anos trabalhavam na clandestinidade, correndo do fisco, e hoje são formais, entregando produtos de forma digna, ganhando dinheiro, valorizando o nosso queijo, nossa cultura, nossa história”. Além do mercado interno, o projeto ainda está no início e há planos para estruturar o comércio exterior e a participação em grandes feiras. Neste ano, o Feito Potiguar será tema da Festa do Boi e terá presença marcante na ExpoFruit, garante o superintendente do Sebrae-RN.

Entre as empresas recém-certificadas está a Zetta Molhos, de Martins. Para o proprietário Junior Queiroz, o selo fortalece a marca e incentiva a criação de novos produtos regionais. “Para nós é muito gratificante e só tende a somar, agrega muito valor à nossa marca e fortalece muito. Só nos dá mais vontade de progredir, crescer e buscar novidades e fazer com que o nosso estado cresça cada dia mais, pois nós precisamos disso”, comenta.

Ele detalha que, motivada pelo selo, a Zetta Molhos vai lançar produtos exclusivos com identidade potiguar. “Vamos lançar uma geleia de melão com pimenta rosa, que é uma fruta emblemática do Rio Grande do Norte. Vamos lançar o barbecue de caju e vamos fazer também molho de alho frito com melado de cana, além de mais alguns outros lançamentos futuros mais focados na nossa identidade regional”, acrescenta o empreendedor.

Outro exemplo de marca que recebeu o selo é a Pequena Maria Castanhas, de Severiano Melo. Para o diretor executivo Holángeles Diógenes, o Feito Potiguar valoriza quem faz acontecer no RN. “Essa é uma iniciativa muito relevante, é um projeto bacana, porque valoriza quem cria, quem produz e quem transforma o Rio Grande do Norte, quem faz acontecer no Rio Grande do Norte. O Feito vem para melhor posicionar esses negócios. Seja pequena, seja média, seja grande a marca, melhor posicionar ela no mercado para passar a credibilidade que o Sebrae tem para essas marcas e caminhar junto”, sublinha.

Tribuna do Norte

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