segunda-feira, 8 de novembro de 2021

Aprenda a fazer uma farofa de cuscuz com feijão

Alguns ingredientes fazem parte da alimentação básica das famílias nordestinas e o feijão e o cuscuz estão em os principais. Conhecidos por serem alimentos fortes ou, como se diz no sertão, com "sustância", juntos eles podem se transformar em diversos pratos.

Para incrementar a tradicional farofa de cuscuz, o gastrólogo Alexandre Dantas apostou no feijão-de-corda e no queijo de coalho. O prato ganha ainda mais sabor com os temperos regionais, como a pimenta-de-cheiro, o pimentão e o cheiro verde. Finalizado com a manteiga da terra, é uma ótima pedida para o almoço de domingo.

Ingredientes

250 g ou aproximadamente 2 xícaras de feijão-de-corda

200 g ou 2 xícaras de flocão de milho

200 g de queijo coalho cortado em cubos

60 ml ou 6 colheres de sopa de manteiga da terra

30 ml ou 3 colheres de sopa de azeite ou óleo

1 cebola roxa grande cortada em cubos pequenos

1 dente de alho grande triturado

½ pimentão verde cortado em cubos pequenos

2 pimentas-de-cheiro cortada em cubos pequenos

Cheiro verde e pimenta-do-reino a gosto

Sal a gosto

Água para preparar o feijão e o cuscuz

Modo de preparo

Vamos utilizar nessa receita o feijão-de-corda, mas ele pode ser substituído pelo feijão-verde ou macassar. Antes de usar, retiramos as impurezas e cozinhamos em água e sal até que os grãos fiquem macios. O cozimento pode ser na panela comum ou na pressão. Mas é importante que os grãos ainda estejam inteiros.

Em relação ao cuscuz, vamos preparar da forma tradicional. Colocamos sal a gosto no flocão de milho e vamos hidratar com água. A média são, duas partes de cuscuz para uma parte de água. Deixamos descansando por cerca de 10 minutos, coberto, até que esteja bem hidratado. Depois desse tempo, levamos para cozinhar na cuscuzeira por cerca de 15 minutos. Depois de cozinhar, tiramos o cuscuz ainda quente da panela e com a ajuda de uma colher, vamos soltá-lo. A ideia é ter um cuscuz bem cozido, úmido, porém soltinho.

O próximo passo é dourar o queijo coalho. Em uma frigideira colocamos um fio de manteiga da terra e um fio de azeite para que a manteiga não queime. Em seguida colocamos os cubos de queijo, virando para que eles dourem de todos os lados. Quem quiser também pode usar o queijo sem dourar, mas dessa forma ele fica mais saboroso. Depois desse processo, retiramos os cubos de queijo da panela e reservamos.

Em uma panela mais alta vamos colocar um pouco de manteiga de garrafa e vamos refogar a cebola roxa até que ela fique levemente transparente. Nesse momento vamos colocar o pimentão e a pimenta-de-cheiro e continuamos refogando mais um pouco, mexendo sempre para evitar que grude na panela. Quando os vegetais estiverem bem refogados, adicionamos o alho e vamos temperar com sal e pimenta do reino e continuamos refogando por mais alguns segundos.

Na sequência, colocamos o feijão dentro da panela e misturamos bem e em seguida o queijo coalho. Agora colocamos o cuscuz aos poucos, misturando sempre. Quando todos os ingredientes estiverem bem incorporados, podemos ajustar o sal e a pimenta. Em seguida é só tirar do fogo, finalizar com cheiro verde e a farofa está pronta para servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário