Para dar mais agilidade às
investigações, elucidação de crimes e identificação de corpos, o Rio Grande do
Norte vai ganhar seu primeiro laboratório criminal de DNA, do Instituto
Técnico-Científico de Perícia (Itep-RN). Com a ordem de serviço assinada pelo
governador Robinson Faria nesta quarta-feira (23), a expectativa é que as obras
comecem imediatamente e durem em torno de três meses, na sede da Delegacia
Geral de Polícia (Degepol), em Natal.
"O RN avança com esta
tecnologia para melhorar investigações e elucidar crimes. Um laboratório como
esse vai incrementar o trabalho da polícia no Estado, ajudando a desvendar
casos difíceis com mais rapidez", avalia o deputado Fábio Faria, que
ajudou a equipe do Itep-RN em Brasília a buscar recursos para equipar a unidade.
Em julho, eles estiveram no Ministério da Ciência e Tecnologia solicitando
apoio para aquisição do sequenciador de DNA, principal equipamento do
laboratório. Segundo o diretor-geral do Itep-RN, Marcos Brandão, o RN terá
dois, garantindo a conclusão das análises.
Ainda de acordo com Brandão, o
tempo de espera pelos resultados de exames de DNA deve cair de 6 meses para 15
dias. "Isso porque as análises deixarão de ser feitas na Bahia. Assim,
acabaremos com um grande problema social também: a angústia de familiares que
esperam muito tempo pela identificação de vítimas", diz. Três peritos do
Instituto serão capacitados no Ceará até a inauguração. Ao todo, estão sendo
investidos R$ 280 mil na adequação do prédio onde funcionará o laboratório.
--
Mariana Rocha
Jornalista - DRT 01842
Assessora de imprensa
(84) 99419-0310

Nenhum comentário:
Postar um comentário