Após reunião com os líderes
partidários, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), decidiu nesta
quinta-feira (13) marcar para o dia 2 de agosto a votação em plenário da
denúncia por corrupção passiva contra o presidente Michel Temer.
A Comissão de Constituição e
Justiça (CCJ) aprovou nesta quinta parecer
recomendando a rejeição da denúncia. Antes, os deputados rejeitaram um
primeiro parecer, que
recomendava o prosseguimento da acusação.
No entanto, cabe ao plenário a
palavra final sobre se autoriza ou não o Supremo Tribunal Federal (STF) a
analisar a acusação feita pela Procuradoria Geral da República com base nas
delações de executivos do grupo J&F, que controla a JBS.
"Ouvindo os líderes,
houve acordo na data do dia 2 de agosto às 9h da manhã, tanto a base quanto
oposição entenderam que é a melhor data", disse Maia.
Segundo Maia, o rito para a votação será o
seguinte:
Defesa de Temer terá 25
minutos para se manifestar;
Relator do parecer vencedor na
CCJ terá 25 minutos para apresentar o voto;
Começa a discussão entre os
deputados inscritos. Pelo regimento, um requerimento para encerrar a fase de
debates poderá ser votado após dois parlamentares terem falado contra a
denúncia e outros dois, a favor;
Assim que for atingido o
quórum de 342 deputados, começará a votação.
O presidente da Câmara afirmou
que estava disposto a colocar a denúncia em votação já na próxima segunda-feira
(17), mas, por ser véspera do início do recesso parlamentar, os líderes observaram
que não haveria quórum suficiente.
"Eu estava disposto a
votar na segunda-feira, mas houve consenso que no dia 2 de agosto há uma
clareza de quórum e que a gente consegue votar", disse Maia.
Com informações do G1.Com

Nenhum comentário:
Postar um comentário