Visita do governador Robinson Faria ao Assú - parte I
O governador Robinson Faria,
acompanhado do prefeito Ivan Júnior, prefeitos do Vale do Açu, Vereadores do
Assú e do Vale e lideranças política, visitou a Lagoa de Piató, na manhã de
hoje, sábado, dia 10.
Durante o encontro o
governador, em reunião com presidentes das associações comunitárias do anel da
Lagoa, pode constatar a real situação do reservatório e dos moradores situados
ao seu redor.
A Lagoa, quando cheia,
armazena cerca de 96.000.000 de metros cúbicos d’água, como extensão de 18
quilômetros de comprimento e três de largura, agrega em seu entorno seis
comunidades: Canto do Umarí, Bela Vista, Areia Branca, Banguê, Olho D’água e
Porto, que juntas abrigam cerca de 500 famílias, que sobrevivem, em sua
maioria, da agricultura e da pesca.
A reunião, ocorrida na
comunidade de Porto Piató, foi aberta pelo prefeito Ivan Júnior que fez um
breve e objetivo relato dos motivos, bem como da importância daquele momento
para o município e em especial para aquela localidade.
Sucedendo a prefeito Ivan
Júnior, Dequinha, presidente do Porto e representando as demais comunidades,
fez um apelo ao governador Robinson Faria: “Senhor governador, em nome dos
moradores das comunidades da Lagoa do Piató, peço uma medida urgente, para
ontem, que salve nossa Lagoa. É dela que tiramos nosso sustento. Hoje estamos
vendo pais de família terem que se ausentarem para buscar o sustento de seus
filhos em outros municípios e até em outros estados. Essa lagoa é mãe de todos
nós e a responsável por quase toda a produção de pescado de nosso município”,
finalizou Sr. Deoclécio.
Sensibilizado com o que viu,
constatando de perto a realidades dos fatos, Robinson Faria, garantiu esforço
urgente para minimizar o problema do reservatório, bem como com a construção
das estradas que ligam a sede municipal com as comunidades de Porto Piató e ao
futuro Santuário da beata irmã Lindalva.






Nenhum comentário:
Postar um comentário