quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Hyundai Veloster Cupê prima pelo visual, mas motor que vem ao Brasil é menos potente que o anunciado


(07-12-11) – A carroceria de três portas e o design futurista dão ao Hyundai Veloster a aura de um carro surpreendente. Mas o cupê compacto da marca coreana também ostenta outra fonte de controvérsia. No Brasil, alguns proprietários do modelo questionaram as informações técnicas divulgadas pelo Grupo Caoa – representante oficial da Hyundai no mercado nacional – em relação ao motor do Veloster. O carro foi apresentado publicamente no país como tendo um motor 1.6 litro 16V GDi com injeção direta de combustível, capaz de entregar 140 cv de potência. As unidades que desembarcaram por aqui, no entanto, possuem propulsão com injeção multiponto, que desenvolve menos potência, de 128 cv. O Grupo Caoa não se manifesta sobre o assunto, mas já tratou de excluir as informações sobre o motor da ficha técnica do Veloster disponível no site brasileiro da Hyundai.

Polêmica à parte, o Veloster já mostrou que tem fôlego, ao menos comercial. O cupê coreano emplacou 1.927 unidades em outubro – a 26ª posição no ranking geral e apenas 108 veículos a menos que o hatch médio i30, carro mais vendido da marca coreana. O principal argumento de vendas da Hyundai é o design, com a bossa da segunda porta do lado direito. As peças publicitárias do modelo exploram o fato de que esta entrada facilita o acesso à segunda fileira de bancos, sem comprometer o visual esportivo do carro.

Para reforçar o visual esportivo, o Veloster exibe perfil de 1,39 m de altura. E o cupê também assume dimensões compactas no comprimento, com 4,22 m. A distância entre-eixos alcança os 2,64 m e o peso final do veículo fica em 1.170 kg. O porta-malas chega aos 320 litros de capacidade, dentro da média para veículos deste porte. Atrás, o carro comporta apenas dois passageiros.

O Veloster é oferecido em três versões no mercado brasileiro. O cupê coreano parte de R$ 75.700, na versão com rodas aro 17 polegadas e sem teto solar, chega a R$ 80.900 com teto solar, e atinge R$ 82.900, com teto solar e rodas aro 18 polegadas. De série, o Veloster inclui itens como airbags frontais, laterais e do tipo cortina, freios ABS, câmera e sensor de ré, computador de bordo, piloto automático, volante com comandos e CD player com Bluetooth, entre outros.

Ficha Técnica

Motor: A gasolina, dianteiro, transversal, 1.591 cm³, com quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro e duplo comando de válvulas no cabeçote. Injeção direta de combustível.

Transmissão: Câmbio manual com seis marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira.

Potência máxima: 140 cv a 6.300 rpm.

Aceleração de 0 a 100 km/h: 9,5 segundos.

Velocidade máxima: 201 km/h.

Torque máximo: 17,02 kgfm a 4.850 rpm.

Diâmetro e curso: 77,0 mm X 85,4 mm. Taxa de compressão: 11:1.

Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson, com molas helicoidais e amortecedores a gás de dupla ação. Traseira semi-independente, do tipo eixo de torção com molas helicoidais e amortecedores a gás de dupla ação.

Pneus: 215 / 45 R17.
Freios: Dianteiros a disco ventilados e traseiros a discos maciços. Oferece ABS de série.

Carroceria: Cupê em monobloco com três portas e quatro lugares. Com 4,42 m de comprimento, 1,79 m de largura, 1,39 m de altura e 2,64 m de entre-eixos. Oferece airbags frontais, laterais e do tipo cortina.

Peso: 1.170 kg.

Capacidade do porta-malas: 320 litros.

Tanque de combustível: 50 litros.

Produção: Ulsan, Coreia do Sul.

Lançamento: 2011.

Itens de série: Ar-condicionado digital, direção assistida, sistema de som integrado com CD player e MP3 e comandos no volante, câmera e sensor de ré, computador de bordo, cruise control, airbag do condutor, passageiro, laterais nos bancos dianteiros e de cortina, freios com ABS e EBD, trio elétrico, sistema start/stop, bancos e volante com múltiplos ajustes, teto solar panorâmico total.

Preço na Europa: 22.880 euros, o equivalente a R$ 55 mil.

Preço no Brasil: de R$ 75.700 a R$ 82.900 (com motor 1.6 litro 16V de 128 cv e transmissão automática de seis velocidades).

Fonte: Yahoo Notícias

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