quarta-feira, 24 de junho de 2026

Aneel prevê RN em dois leilões de transmissão em 2027

Projetos previstos para o estado integram a agenda nacional de expansão da rede elétrica e devem reforçar o escoamento da geração renovável.

Foto: Adriano Abreu

O Rio Grande do Norte será contemplado com pelo menos dois projetos nos leilões de transmissão e geração previstos para os próximos 18 meses. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) prevê a realização de dez leilões até o segundo semestre de 2027 para expandir a oferta de energia, fortalecer a transmissão e garantir a segurança do Sistema Interligado Nacional (SIN).

Quanto aos leilões de transmissão, o RN está incluído em dois blocos de empreendimentos. Conforme lista preliminar das instalações a serem licitadas nos próximos certames da Aneel o RN está em licitações do primeiro e do segundo semestres de 2027.

No primeiro caso, o projeto de 1.848 km passa por RN, Piauí e Ceará. Já no segundo semestre de 2027, um projeto de 5.199 km vai abranger RN e São Paulo. A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) destaca que a lista de leilões contempla instalações no RN, dentre elas a linha de transmissão (LT) Angicos-Itaporanga 2, com 2.500 km.

Ainda segundo a EPE, “os leilões de geração não definem previamente a localização dos projetos, podendo participar empreendimentos que venham a se conectar em qualquer ponto do Sistema Interligado Nacional”.

Os investimentos dos leilões de transmissão de 2027 se dividem da seguinte forma: R$ 8,8 bilhões no primeiro, previsto para abril (3.631 km de LT); R$ 1,25 bilhão no segundo, em outubro (233 km); e R$ 26,8 bilhões no certame do segundo semestre (6.731 km).

A agenda de leilões divulgada neste mês inclui certames de transmissão, leilões de reserva de capacidade e outras modalidades de contratação. A iniciativa reforça a previsibilidade regulatória do país e oferece sinais para investidores, desenvolvedores de projetos, fabricantes e toda a cadeia produtiva do setor elétrico.

Para 2026, estão previstos dois leilões de transmissão, um de energia existente e um de sistemas de armazenamento de energia em baterias. Já em 2027, deve haver três certames de transmissão, um de geração, um de pequenas centrais hidrelétricas e um de energia existente.

Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário