terça-feira, 23 de dezembro de 2025

Styvenson lidera corrida para o Senado, aponta Consult

Styvenson segue favorito para reeleição. Álvaro Dias aparece bem como 2º voto | Foto: AGÊNCIA SENADO/ALEX REGIS

O levantamento do Instituto Consult avaliou as intenções de voto para o Senado Federal, cargo que terá duas vagas em disputa nas eleições de 2026. Na simulação do primeiro voto para senador, os eleitores de Natal concentram as preferências em Styvenson Valentim (PSDB), que encerrará o mandato atual, e lidera com 43,3%, seguido pela governadora Fátima Bezerra (PT), que tem 15,1% da preferência dos eleitores de Natal.

Zenaide Maia (PSD), que também estará concluindo mandato, segue em terceiro com 8%, ainda à frente do ex-prefeito de Natal, Álvaro Dias (7,7%), do Republicanos. Coronel Hélio, o presidente o diretório municipal do Partido Liberal (PL) em Natal, o ex-senador Jean Paul Prate (PDT) e o ex-prefeito de Carnaubais, Luizinho Cavalcante (PSB), aparecem com 1%, 07% e 0,1%, respectivamente. Entre os natalenses, 9,8% não escolheram nenhum candidato para o senado e 12,3% não souberam dizer.

Uma imagem contendo Diagrama

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

No segundo voto, a distribuição das intenções é mais pulverizada e altera essa ordem, com Álvaro Dias à frente (23,2%), depois Zenaide Maia (11,5%) e Coronel Hélio (9,2%). Na sequência, Styvenson Valentim (8,2%), Fátima Bezerra (5,2%), Jean Paul (2,1%) e Luizinho Cavalcante (1,5%). O percentual dos eleitores que não têm nenhum candidato em mente é maior no segundo voto (13,4%), assim como os que não souberam dizer (35,7%).

Gráfico

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

A eleição para o Senado é proporcional, ou seja, serão escolhidos os dois candidatos ao senado que tiverem o maior número de votos em cada estado, sendo que independente de ser o primeiro ou o segundo voto, os pesos são iguais. Neste contexto, quando considerados os dois votos de forma conjunta, que é a soma do primeiro e do segundo voto para senador, os dados indicam um equilíbrio maior entre os principais postulantes, embora ainda com elevado percentual de indecisos, já que os responderam “nenhum” está em 11,6% e os que não souberam dizer ficou em 19%.

Quanto aos citados, Styvenson e Álvaro lideram com 26,7% e 15,5%, respectivamente. Já a governadora Fátima Bezerra (10,2%) aparece em terceiro lugar, com Zenaide (9,7%), Coronel Hélio (5,1%), Jean Paul Prates (1,4%) e Luizinho (0,8%) na seqüência.

Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário