A pesquisa Top Natal, realizada pelo Sistema Tribuna de Comunicação em parceria com a Consult Pesquisa para premiar as marcas mais lembradas pelos consumidores natalenses, irá homenagear, na edição 2025, o Feito Potiguar. A iniciativa, um programa de valorização da economia local do Sebrae-RN (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), será homenageada durante a celebração do prêmio, na próxima quinta-feira (06), no Wish Natal Resort.
Para Fernando Fernandes, superintendente do Sistema Tribuna de Comunicação, a homenagem ao Feito Potiguar reflete a valorização das atividades do RN e da capital potiguar, especialmente em relação ao pequeno e médio empresário. “Em alguns momentos nos últimos anos, a autoestima do Rio Grande do Norte não ia tão bem. Tivemos algumas dificuldades políticas e econômicas, o que criou um certo pessimismo. E o Sebrae-RN teve uma sacada, neste ano, de lançar um produto chamado Feito Potiguar, para incentivar a produção do pequeno e médio empresário”.
O programa Feito Potiguar, lançado em abril deste ano pelo Sebrae-RN, promove a
valorização da economia local e destaca produtos que possuem conexão com a
economia e a identidade do estado. O objetivo da iniciativa é identificar
produtos de empresas e produtores rurais locais, os quais recebem o Selo “Feito
Potiguar”.
Zeca Melo: “É importante a gente valorizar o que é nosso”| Foto: Magnus Nascimento
José Ferreira de Melo Neto (Zeca Melo), diretor-superintendente do Sebrae-RN,
atribui o reconhecimento não apenas à entidade, mas às 175 empresas que
atualmente integram o Feito Potiguar. “É importante a gente valorizar o que é
nosso, a nossa cultura, nosso jeito de ser”, afirma. Ele destaca que entre os
vencedores do Top Natal estão os grandes empresários das grandes empresas, mas
também “o grande empresário da pequena empresa”.
Top Natal 2025
O Top Natal se consolida como termômetro da economia local desde 2001. O prêmio nasceu da necessidade de reconhecer e valorizar as empresas que conquistaram a confiança dos consumidores potiguares, e sua metodologia consiste em uma pesquisa de opinião que investiga espontaneamente quais marcas os consumidores lembram em diversos segmentos econômicos.
Fernando Fernandes explica que o resultado do Top Natal vai conjugar três
fatores: o produto (o que a empresa vende), o atendimento (como atende ao
consumidor) e a comunicação (como a companhia anuncia seus serviços). A união
desses aspectos faz com que a empresa seja mais ou menos lembrada pelo público.
Fernando Fernandes: Feito Potiguar valoriza as atividades do RN| Foto: Alex Régis
“Pode ser uma empresa muito boa, mas se essa empresa não tem nenhuma participação no mercado publicitário local, consequentemente as pessoas não vão se lembrar dessa marca. Ao mesmo tempo, também, se a empresa tem um produto, mas não atende bem aos seus clientes, as pessoas não vão citar o nome dessa empresa”, diz.
Segundo ele, o resultado será publicado com as três primeiras empresas de cada segmento. Dessa forma, as empresas podem avaliar o resultado da pesquisa, se subiu ou caiu em relação à concorrência em anos anteriores, o que funciona como um termômetro para a atividade econômica.
A pesquisa em campo foi feita entre os dias 15 de julho e 1º de agosto de 2025 e ouviu 600 entrevistados das classes A, B e C. A confiabilidade é de 95%, com margem de erro entre 3,2 e 3,9%.
A metodologia adotada na pesquisa, Top of Mind, é simples, conhecida e eficaz: qual marca vem primeiro à sua mente quando se pergunta sobre este segmento? A empresa com mais menções é tida como a vencedora naquela categoria. A com mais menções entre todas, por sua vez, é considerada a Top das Tops entre todas as marcas.
Segundo Fernando Fernandes, há uma expectativa de, em 2026, existir uma pesquisa nas redes sociais, o que vai ampliar a abrangência do prêmio. A pesquisa será feita por meio de enquete, usando as plataformas de comunicação. “É uma forma de inovar e mostrar a nossa preocupação com os segmentos econômicos da cidade do Natal”, frisa Fernando.
Neste ano, há três prêmios novos: um que reconhece a cooperativa mais representativa, outro premia a empresa que mais contribuiu com Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no RN, e outro que premia a companhia que mais gerou Imposto sobre Serviços (ISS) em Natal.
O Top Natal deste ano vai premiar 30 empresas em seus respectivos segmentos, entre negócios do comércio, serviços e indústria. A celebração ocorrerá dia 6 de novembro, e a edição especial da TRIBUNA DO NORTE do dia 9 de novembro contará com a circulação da revista, que chega à sua 23ª edição.
A abordagem ampla da pesquisa permite mapear todo o ecossistema empresarial da
capital, desde pequenos negócios familiares até grandes corporações. O Top
Natal funciona como vitrine para empresas potiguares, ajudando-as a competir
com marcas nacionais e multinacionais.
Feito Potiguar
Visando fortalecer a cadeia produtiva e os pequenos negócios no RN, o Feito Potiguar foi criado pelo Sebrae-RN em parceria com instituições que compõem o setor produtivo do estado: Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern), Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do RN (Faern) e Federação de Bens, Serviços e Turismo do RN (Fecomércio). O programa conta com apoio institucional da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) e do Governo do Estado.
O projeto reconhece empresas dos setores de agronegócio, alimentos e bebidas, incluindo produtores rurais, artesanais, agroindústrias e indústrias. Elton Alves, um dos gestores do programa, afirma que o Feito Potiguar atua de forma estratégica para dar protagonismo aos produtores do RN.
Atualmente, 175 empresas integram o programa. A meta, segundo Elton, é concluir este ano com a marca de 200 empresas no projeto. “O objetivo para o próximo ano é consolidar essas empresas. Nosso maior foco será elevar o nível de maturidade [das empresas], dar um outro salto com quem está mais preparado para grandes mercados, como Rio e São Paulo, levar as empresas que já têm essa condição e já conversar sobre exportação para quem tem essa capacidade ou interesse”, pontua.
Quanto às oportunidades geradas, Alves destaca a visibilidade que as empresas
passam a ter, além do apoio do Sebrae-RN em feiras e eventos. O site do
projeto, feitopotiguar.com.br, funciona como uma vitrine em que é possível ver
a origem de cada produto e detalhes sobre ele.
O Sebrae-RN também disponibiliza capacitações e consultorias às empresas
cadastradas. Fernando Fernandes lembra que, em 2005, o então presidente da
Fiern, Flávio Azevedo, criou a campanha “Compre que é Daqui”. A ideia era
destacar nas prateleiras dos supermercados os produtos produzidos no RN em sua
cadeia distribuidora (atacado e varejo).
“Na hora em que a gente cria mais uma vez essa sinergia, essa cadeia, esse
relacionamento, há um crescimento conjunto do pequeno empresário, do médio
empresário, do grande empresário e da cidade como um todo. Uma vez que o
produto produzido aqui e comprado aqui gera o emprego e gera o imposto, ele
gera renda para todos nós”, diz Fernando Fernandes.
Tribuna do Norte

Nenhum comentário:
Postar um comentário