Os pequenos negócios seguem
uma tendência semelhante, de acordo com a Pesquisa Global
Entrepreneurship Monitor (GEM) 2024, realizada com apoio do Sebrae no
Brasil. Entre os 51 países, o empreendedor brasileiro é o que mais considera
importante o uso de redes sociais (89%) e ferramentas de análises de dados
(71%) para o próprio negócio. Ele também é um dos que mais pretendem investir
em tecnologias digitais.
Segundo a GEM, 80% dos
empreendedores iniciais planejam utilizar mais tecnologias digitais nos
próximos 6 meses. Além disso, 60% deles se preocupam com o uso de inteligência
artificial e 69% com computação em nuvem para melhorar a estratégia da empresa.
“A inovação é um conceito que
não tem mais volta e os pequenos negócios sabem disso e estão inseridos neste
mundo. É possível acessar os produtos em qualquer parte do mundo. E os pequenos
negócios sabem que precisam entrar neste mundo globalizado. A digitalização é
fundamental para expandir os relacionamentos e ampliar oportunidades. O papel
do Sebrae é apoiar esses negócios para que a falta de acesso aos meios digitais
não seja uma barreira. O Sebrae leva tecnologia e inovação a todos os
cantinhos, gerando inclusão e empregos”, afirma o presidente do Sebrae, Décio
Lima.
A Pintec Semestral revelou
que, em 2024, 89,1% das empresas investigadas usaram, pelo menos, uma das
tecnologias digitais avançadas, como análise de big data, computação em
nuvem, inteligência artificial, internet das coisas, manufatura aditiva ou robótica.
Além disso, as áreas que mais
fizeram uso da Inteligência artificial foram Administração (87,9%),
Comercialização (75,2%) e Desenvolvimento de projetos de produtos, processos e
serviços (73,1%). O aumento da eficiência (90,3%) e maior flexibilidade em processos
administrativos, produtivos e organizacionais (89,5%) são os benefícios mais
apontados pelas empresas.
Tribuna do Norte

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