Segundo o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio
Grande do Norte (ABIH-RN), Edmar Gadelha, a ocupação média prevista está acima
dos anos anteriores. “A expectativa para julho é 59% de ocupação, um pouco
melhor do que a média de 55% registrada em julho de 2024, porém um avanço em
relação aos 52% registrados em 2022. Esses dados são baseados na pesquisa
mensal da ABIH-RN entre os meios de hospedagem associados”, explicou.
O perfil predominante dos
turistas que visitam Natal em julho, segundo Edmar Gadelha, é composto por
famílias com filhos, principalmente de estados vizinhos e turistas regionais.
“O público predominante é formado por famílias com filhos, principalmente de
estados vizinhos e turistas regionais. Esse perfil reflete a força do turismo
regional, impulsionado pela facilidade de deslocamento terrestre e pela busca
de destinos acessíveis durante as férias escolares”, diz o presidente da
ABIH-RN.
Para o setor hoteleiro, o aumento de visitantes traz impactos significativos na
economia local ao provocar efeitos positivos “em cascata”, impulsionando a
economia local. “Um dos impactos mais significativos é a geração de empregos,
com a expansão de vagas formais em áreas como hospedagem, gastronomia e
comércio, absorvendo mão de obra e fortalecendo o mercado de trabalho. Além
disso, há um incremento na receita complementar de setores vinculados ao
turismo, como transporte — incluindo serviços de aluguel de carros — e atrações
locais que se beneficiam do maior fluxo de visitantes”, afirma Edmar.
O secretário municipal de Turismo de Natal, Sanclair Solon, atribui o bom
desempenho do destino a um esforço conjunto da Prefeitura com o trade
turístico. “É motivo de muito orgulho e, acima de tudo, um reflexo direto do
trabalho integrado que a Prefeitura de Natal vem desenvolvendo juntamente com o
trade turístico para promover a nossa cidade. Essa alta procura mostra que
Natal está consolidada junto aos brasileiros e turistas internacionais como um
destino de excelência — seja pelas nossas belezas naturais, pela infraestrutura
de nossa rede hoteleira, pelos eventos que temos realizado, pela segurança de
nossos visitantes, mas ainda mais pela hospitalidade do nosso povo”, aponta.
Para Sanclair, a expectativa positiva se estende para o segundo semestre do
ano. “Julho é um mês estratégico, pois envolve o período de férias escolares e
costuma refletir o comportamento da demanda turística nacional. Quando vemos
Natal se destacando nesse período, temos um indicativo claro de que o restante
do ano tenderá a manter esse ritmo. O trabalho da Prefeitura vem sendo
realizado para que esses resultados se convertam não apenas em fluxo turístico,
mas também em geração de emprego, renda e fortalecimento da mais importante
cadeia produtiva do Estado”, ressalta.
O ranking da Decolar de destinos mais buscados para julho é liderado por
Gramado (RS), seguido por Rio de Janeiro (RJ), Maceió (AL), Porto Seguro (BA),
Porto de Galinhas (PE), Natal (RN), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Salvador
(BA) e São Paulo (SP).
Malha aérea nacional
Durante as férias escolares, empresas aéreas nacionais disponibilizaram mais de
11 milhões de assentos em 68,3 mil voos domésticos, um crescimento de 6% na
comparação com o mesmo período do ano passado. O levantamento da Associação
Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), a partir de dados da Agência Nacional
de Aviação Civil (Anac), confirma o fortalecimento do setor como motor de
desenvolvimento do turismo no país.
A malha aérea registra ampliação em todas as regiões brasileiras, com destaque
para Rio de Janeiro (+10%), São Paulo (+5%) e Brasília (+6,4%). No Nordeste, o
aumento das rotas entre a capital federal e Pernambuco (+44%); Bahia (+17%);
São Paulo e Paraíba (+20%); Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte (+10%)
evidenciam o avanço da demanda por destinos de sol e praia, sendo que Bahia
(+7%) e Ceará (+5%) também apresentam expansão na oferta de voos.
“Estamos vivendo um momento especial do turismo brasileiro, com mais voos, mais
rotas e mais pessoas viajando pelo país, fortalecendo a nossa economia e
posicionando o Brasil como um destino cada vez mais atrativo, acessível e
preparado para receber bem”, afirma o ministro do Turismo, Celso Sabino.
Tribuna do Norte

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