Para acessar a notificação, é
preciso baixar, de forma gratuita, o aplicativo, disponível para os sistemas
IOS e Android. O download pode ser feito pela App Store, no caso de celulares
do modelo IPhone, ou na Google Play Store, para os demais aparelhos.
Após baixar o Meu INSS, será
necessário criar uma conta com login e senha, informando o número do CPF. A
senha criada serve também para acessar outros serviços públicos, já que todos
os portais foram unificados no sistema
Gov.br.
Também é possível criar uma
conta no Meu INSS por meio de internet banking de bancos credenciados. Neste
caso, basta acessar a opção "Entrar com seu banco", disponível na
página inicial do aplicativo.
>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp
Com a conta já aberta, é
preciso clicar no sininho que aparece no topo, do lado direito; em seguida, em
“Configurar Notificações”; e, por fim, selecionar a opção “Permitir
notificações”.
Mensagens
Há duas opções de mensagens
disponíveis.
Uma para quem teve
algum tipo de desconto, que está sendo enviada a partir de hoje.
“Aviso importante para você:
foi identificado desconto de entidade associativa no seu benefício. A partir de
amanhã (14), você poderá informar se autorizou ou não através do Meu INSS ou
ligue 135.”
E outra para quem não
teve nenhum desconto, enviada na semana passada.
“Fique tranquilo, nenhum
desconto foi feito em seu benefício. O governo federal descobriu a fraude dos
descontos associativos não autorizados e seguirá trabalhando para proteger você
e seu benefício.”
Reembolso
De acordo com o INSS, a
partir desta quarta-feira (14), será possível saber o nome da entidade à qual o
aposentado ou pensionista que teve desconto está vinculado, por meio do serviço
“Consultar Descontos de Entidades Associativas”, disponível no
aplicativo.
Nesse momento, o beneficiário
deverá informar se autorizou ou não os descontos registrados. Caso não
tenha autorizado, ele poderá solicitar a devolução dos valores pelo próprio
aplicativo, pelo site do Meu INSS ou pelo telefone 135.
“Em breve, será informado o
passo a passo para auxiliar a solicitar o benefício pelo Meu INSS e telefone
135”, informou o INSS em comunicado.
Golpes
O instituto reforça que é
preciso ter cuidado com golpes. O contato com beneficiários será feito
exclusivamente via notificação por meio do aplicativo Meu INSS. Não haverá
contato, portanto, via ligação ou envio de mensagem SMS.
Aposentados e pensionistas com
dúvidas ou com dificuldade de acessar o aplicativo podem ligar na central
de teleatendimento 135, que funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.
Para um atendimento mais rápido, os melhores horários para ligar são após as
16h e aos sábados.
“Para saber informações com
segurança, basta acessar os canais oficiais do INSS, como o gov.br/inss e redes
sociais oficiais”, recomenda o instituto no comunicado.
Agência Brasil

Nenhum comentário:
Postar um comentário