Em Natal, 76,2% dos
consumidores ouvidos pela pesquisa afirmaram que pretendem presentear no Dia
das Mães deste ano — um índice estável em relação a 2024, mas
significativamente superior aos 46,9% registrados em 2020. O ticket médio que
cada consumidor pretende gastar é de R$ 177,01.
Uma mudança registrada pelo
levantamento é em relação à motivação para presentear: pela primeira vez, a
maioria (65,1%) declarou que irá às compras movida pelo “carinho”, superando os
que compram por “tradição” (33,5%).
As compras continuam
concentradas em shoppings (47,9%), seguidas pelo comércio de rua (34,3%) e pela
internet (15,1%), enquanto o cartão de crédito lidera as formas de pagamento
(45,9%), à frente do Pix e dinheiro (43,9%).
Ainda segundo a pesquisa do
Instituto Fecomércio RN (IFC), 60,5% dos natalenses planejam celebrar o Dia das
Mães se confraternizando em almoço — majoritariamente em casa (32,9%) ou na
residência de familiares (15,2%) —, elevando o gasto médio com festejos de R$
171,05 para R$ 198,93. Apesar de 79,5% dos consumidores esperarem aumento nos
preços, a percepção financeira melhorou para muitos: 40,5% dizem estar em
situação financeira mais favorável do que há um ano, e 38,2% avaliam que este é
um “bom” ou “ótimo” momento para realizar compras.
69% dos mossoroenses querem
presentear
Em Mossoró, 69,2% dos
consumidores declararam intenção de presentear, o maior índice desde 2021, e
63,4% afirmam que a motivação é o “afeto”, contra 46% que citam a “tradição”. O
gasto médio de R$ 157,37 também bate recorde local, embora 40,8% ainda optem
por investir até R$ 100 em cada presente.
Ao contrário de Natal, o
comércio de rua predomina (51,1%), com shoppings em segundo lugar (36,9%) e
internet em terceiro (9,8%). O cartão de crédito concentra 56,9% das
transações.
Para as comemorações em
Mossoró, 17,2% escolherão restaurantes — o maior índice desde 2019 —, elevando
o gasto médio nesse item para R$ 152,54. E, apesar de 83,5% preverem preços
mais altos, 36,5% avaliam o momento como “bom” ou “ótimo” para compras, e 72,1%
mantêm otimismo quanto ao futuro econômico local.
“O comportamento do consumidor
natalense está em linha com o observado nas principais capitais nordestinas:
alta intenção de consumo em datas comemorativas, aumento do ticket médio e
crescente adesão a meios digitais de pagamento. A movimentação robusta e os
indicadores de otimismo revelam um mercado em recuperação, ainda que desafiado
pelo endividamento e pela percepção de alta de preços”, destaca o presidente do
Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.
A pesquisa foi realizada entre
abril e maio de 2025, com 1.000 entrevistas presenciais (600 em Natal e 400 em
Mossoró) com consumidores a partir de 18 anos, em amostragem estratificada por
gênero, faixa etária e nível de renda.
Tribuna do Norte

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