O leilão do Aeroporto
Internacional Aluízio Alves (ASGA), em São Gonçalo do Amarante, será realizado
no próximo dia 19 de maio pela B3 (Bolsa de valores de São Paulo). A publicação
do edital, da minuta de contrato e de seus respectivos anexos, foi aprovada
nessa terça-feira (7), a unanimidade, na 2ª Reunião Deliberativa da Diretoria
Colegiada da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac). A definição leva para a
reta final o processo que se estende há quase três anos, desde que a
Inframérica, atual administradora do terminal, anunciou a devolução do
equipamento.
A publicação no Diário Oficial
da União está prevista para esta quarta-feira (8 de fevereiro. Em seguida,
inicia-se a fase de solicitação de esclarecimentos, no período de 9 de
fevereiro a 10 de março. Já o recebimento das propostas por parte dos
interessados será no dia 16 de maio.
De acordo com informações repassadas à TRIBUNA DO NORTE pela Anac, a
contribuição inicial mínima para participação no leilão de relicitação do
Aeroporto de São Gonçalo do Amarante (ASGA) será de R$ 226,9 milhões. Vencerá o
leilão o proponente que oferecer o maior lance pelo ativo. Quanto aos
investimentos, segundo a Agência, não se tem um valor exato a ser alocado no
aeroporto, o que vai depender das necessidades de melhorias e ampliação do
ativo ao longo dos anos, mas as estimativas realizadas nos Estudos de
Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) de São Gonçalo do Amarante,
atualizadas a valores de maio de 2021, sugerem investimentos totais de R$ 288
milhões ao longo da concessão de 30 anos.
O ganhador da nova licitação deverá cumprir as obrigações prévias para então
proceder à assinatura do contrato. A partir da assinatura, são feitos os
pagamentos de outorga e finalmente será iniciada a eficácia contratual.
O diretor-Presidente da Anac, Juliano Noman, que relatou a matéria, justificou
que o edital está em pleno atendimento à decisão do último dia 18 de janeiro do
Tribunal de Contas da União (TCU), no tocante a não efetividade do contrato de
concessão sem que o cálculo da indenização a ser paga à Inframérica seja
encaminhado à Corte de contas.
Segundo ele, os autos refletem a viabilidade do instituto da relicitação,
empreendido como mecanismo de devolução coordenada e negociável da concessão,
com vistas a assegurar a continuidade da prestação de serviços e garantir a
transferência ordeira ao novo operador aeroportuário.
“Tendo em vista a data de publicação no Diário Oficial da União da presente
decisão, determino que a área técnica promova os ajustes pertinentes no
cronograma dos eventos do edital, considerando que a sessão pública do leilão
será realizada no dia 19 de maio de 2023, observada a disponibilidade da
organizadora do leilão”, declarou Noman.
Ele esteve presente, na última quinta-feira (02), ao road show promovido
pelo ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França com cerca de 25
investidores, dentre eles CEOs de concessionárias de aeroportos e empresas do
setor aéreo, além de representantes dos governo do RN e da prefeitura de São
Gonçalo do Amarante. Representantes da Fraport, Vinci, Zurich, CCR,
Inframerica, Itaú BRA, ABR, GRI, Aena, Egis e Moveinfra participaram da agenda
como potenciais interessados em participar do leilão.
Na ocasião, foram apresentados os diferenciais do aeroporto e um estudo de
viabilidade para operadores aeroportuários interessados em investir na
ampliação, manutenção e exploração do aeroporto, garantindo a manutenção da
eficiência e a excelência na prestação de serviços.
O Procurador Geral da Anac, Gustavo Albuquerque, destacou que a relicitação do
Aeroporto Internacional Aluízio Alves traz ineditismo, pois é a primeira
aprovada, demonstrando que o instrumento da relicitação é viável e que
contribuirá para que a infraestrutura do país siga se desenvolvendo.
“Foi muito desafiador para todos nós porque constitui o verdadeiro case das relicitações. Dado o ineditismo desse mecanismo de troca de operadora através de nova licitação, todos nós tivemos que nos debruçar nesse processo com muito cuidado porque o precedente que foi construído pela agência vai acabar testando e colocando sucesso nesse mecanismo que foi criado”, disse ele. Inaugurado em 31 de maio de 2014, o terminal aéreo tem capacidade para receber seis milhões de passageiros por ano e foi o primeiro do Brasil a ser concedido à iniciativa privada, no início da década passada.
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