Na noite dessa sexta-feira
(17), a empresa
anunciou que suspendeu "temporariamente" todas as operações. A
companhia alega que a situação está ligada a uma "reestruturação
interna".
A decisão gerou confusão em
aeroportos. No Galeão (Rio de Janeiro), passageiros relataram que só souberam
da paralisação do serviço no aeroporto, pouco antes de embarcarem. Em Guarulhos
(São Paulo), sem
conseguir embarcar, passageiros protestaram.
A empresa tinha 513 voos
programados entre esta sexta-feira e 31 de dezembro, segundo pesquisa no site
da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Os voos partiriam dos aeroportos
de Guarulhos (SP), Galeão (RJ), Brasília (DF), Recife (PE), Salvador (BA), entre
outros.
Reacomodação de passageiros
Segundo a Anac, a Itapemirim
também tem de prestar à agência informações atualizadas sobre as ações
previstas para honrar os bilhetes vendidos e reacomodação dos seus clientes.
"A reacomodação dos
passageiros é responsabilidade da ITA. A Agência orienta os passageiros a
entrarem em contato somente com a Itapemirim para realocações e a não
comparecerem aos aeroportos antes de obter um novo bilhete aéreo válido",
informou, em nota.
A Anac informou que é prioridade a reacomodação de menores desacompanhados e os
passageiros com necessidade especial, que estavam em deslocamento na
noite de sexta-feira (17) e na manhã deste sábado (18).
"O compromisso do setor é
o de contribuir para a superação do transtorno e reduzir os prejuízos causados
aos passageiros pela empresa ITA. A Agência continuará atuando no monitoramento
da situação e adotará as medidas administrativas cabíveis em caso de
descumprimento das regras do transporte aéreo", acrescentou a Anac.
Recomendação aos passageiros
Aos passageiros de voos da
Itapemirim previstos a partir deste sábado, a Anac
recomendou que não compareçam aos aeroportos antes de contatar a empresa aérea.
A Itapemirim, por sua vez,
informou que os passageiros com viagens programadas para os próximos dias
entrem em contato pelo e-mail falecomaita@voeita.com.br ou pelo chat disponível
no site da empresa.
A Anac também orientou que os passageiros também recorram à plataforma Consumidor.gov.br. A empresa informou que também disponibilizará atendimento presencial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário