

O MICBR foi criado a partir de
uma iniciativa conjunta da Secretaria Especial da Cultura, vinculada ao
Ministério do Turismo, e da Organização dos Estados Ibero-americanos para
Educação, Ciência e Cultura (OEI). O evento se estenderá até o dia 19 deste
mês. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site.
Segundo informou à Agência
Brasil o secretário Nacional da Economia Criativa e
Diversidade Cultural, Aldo Valentim, o foco do MICBR 2021 é divulgar os
empreendedores brasileiros, ou pessoas ligadas à economia criativa e promover o
intercâmbio entre o Brasil com os demais países ibero-americanos. Por meio de
edital, foram selecionados para participar das rodadas de negócios 115
empreendedores nacionais, que terão contato com programadores, curadores e
compradores internacionais. “Essa é a parte do evento focada na
internacionalização”, destacou o secretário.
Além disso, o MICBR oferecerá
uma série de atividades de formação, como palestras, oficinas, minicursos,
destinados ao público em geral e, principalmente, às pessoas ligadas ao setor
cultural, com a temática de empreendedorismo, internacionalização, financiamento
à cultura, e que contará com a presença de grandes especialistas. São cerca de
30 atividades.
A edição anterior, presencial,
ocorreu em 2018, em São Paulo. “Agora, em função da pandemia da covid-19, a
gente está fazendo uma edição virtual, em parceria com a OEI, que envolve 22
países da Ibero-América”, disse Valentim. O MICBR 2021 vai reunir também 30
palestrantes e envolver representantes de nove segmentos culturais: audiovisual
e animação; design; moda; editorial; jogos eletrônicos; música; museus e
patrimônio; artesanato e artes cênicas.
Aquecimento
O MICBR 2021 objetiva a
divulgação e a promoção da cultura e das artes do Brasil no exterior, a geração
de negócios, a criação de espaços para a troca de contatos profissionais (networking),
oportunidades de apresentação de produtos e serviços (pitchings),
além de atividades de capacitação para empreendedores, como palestras,
seminários, oficinas e clínicas de mentoria. “As atividades são todas
gratuitas”, informou Aldo Valentim.
Segundo o secretário, o evento
marca o retorno do setor pós-pandemia. “Porque, agora, a gente precisa
trabalhar no aquecimento desse mercado, para sair do período dos auxílios
emergenciais, da Lei Aldir Blanc, entre outras ações que o governo federal fez,
voltadas para o setor de eventos, de entretenimento e audiovisual, que foram
dados no ano passado e este ano, e entrar realmente no pós-pandemia. Isto é,
estimular a volta dos negócios, das trocas e da promoção comercial dessas
atividades artísticas aqui no Brasil e no exterior”.
A cerimônia de abertura no dia
17, às 19h, terá palestras de Raphael Callou, diretor da Organização de Estados
Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil, e de Aldo
Valentim, secretário Nacional da Economia Criativa e Diversidade Cultural. Às
20h, haverá apresentação do Grupo Chorando Pitangas, a cargo da diretora de
Desenvolvimento Digital da Companhia Real de Shakespeare (RCS, do nome em
inglês), Sarah Ellis, com o tema O pós-pandemia e a recuperação da
economia criativa na área das artes digitais e da música.
O MICBR se destina a
empreendedores culturais; empresas do setor; artistas e criadores; pessoas
interessadas na área da cultura; e fornecedores de materiais ou mão de obra.
Edição: Valéria AguiarAgenciaBrasil
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