Conforme reportagem do G1. São Paulo, desta quinta-feira (8), consumidores da capital paulista serão obrigados a pagarem multas que chegam até 100% de suas contas, quando ultrapassarem a média do consumo do mês em relação ao mesmo mês do ano anterior. É importante que criemos todos novos hábitos quanto ao consumo de água e energia elétrica, ou futuramente estaremos sujeitos a situação dos paulistas. Veja a seguir:
A Sabesp foi autorizada nesta
quarta-feira (7) pela Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de
São Paulo (Arsesp) a aplicar multa de 40% a 100% para quem consumir mais água
neste ano no comparativo entre fevereiro de 2013 e janeiro de 2014. A medida
deve ser publicada no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira (8).
A proposta inicial da Sabesp previa multa de 20% ou 50% sobre o valor total da conta considerando a mesma porcentagem de consumo excedente de 20%. A Arsesp informa que alterou a porcentagem para "manter equivalência à proposta original".
Serão 40% de
multa para quem consumir até 20% a mais do que a média do período anterior e a
taxa de 100% para quem utilizar mais que 20%. A medida é válida somente na
parte do gasto de água encanada, que representa metade do valor da conta. Os
outros 50% são referentes ao serviço de coleta de esgoto.
Com a aplicação
da sobretaxa, a meta do governo é reduzir 2,5 metros cúbicos por segundo de
consumo. Os sistemas que abastecem várias regiões do estado de São Paulo têm enfrentado quedas
frequentes do volume de água armazenado devido à falta de chuvas. Na Grande São
Paulo, os principais sistemas, Cantareira, Alto Tietê e Guarapiranga, são os
mais afetados.
Bônus
Entre fevereiro e outubro do ano passado, a companhia concedeu bônus de 30% na conta de clientes que economizassem 20% ou mais de água em relação à média de consumo entre dos 12 meses que vão de fevereiro de 2013 a janeiro de 2014.
Entre fevereiro e outubro do ano passado, a companhia concedeu bônus de 30% na conta de clientes que economizassem 20% ou mais de água em relação à média de consumo entre dos 12 meses que vão de fevereiro de 2013 a janeiro de 2014.
A medida foi
adotada para estimular a redução no consumo. Desde novembro, o desconto gradual
passou a ser dado para os imóveis que reduzirem o consumo entre 10% e 20%. O
desconto foi prorrogado até o fim de 2015.
Nenhum comentário:
Postar um comentário